Articulada por Lula, frente contra o impeachment reúne 186 deputados

atualizado às 15h50

Jornal GGN – Uma frente parlamentar articulada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conta com 186 assinaturas de deputados federais. A lista foi protocolada hoje pela deputada Luciana Santos, do PC do B, e, segundo a Folha, conta com nomes que já se declararam favoráveis ao impeachment. 

Segundo o documento, a proposta da frente “na defesa da democracia como princípio, dado o momento de grande complexidade no cenário da política brasileira, onde as instituições e a legitimidade do voto estão sendo postos em cheque”. Para Lula e seus aliados, o manifesto é uma maneira de comprometer os parlamentares com o voto contrário ao impeachment.

Da Folha

Lista pró-Dilma articulada por Lula tem nomes a favor do impeachment

Sob articulação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deputados aliados da presidente Dilma Rousseff lançaram uma cartada final e protocolaram nesta quinta-feira (14) na Câmara o pedido de criação de uma frente parlamentar “em defesa da democracia” com 186 assinaturas de deputados que seriam contra o impeachment.

A lista começou a ser elaborada há pelo menos três semanas, desde que Lula chegou em Brasília para as articulações, mas antes de algumas debandadas importantes da base do governo, como do PP e do PSD.

Com isso, conta com nomes que já se declararam abertamente a favor do impeachment, como o deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG) e até mesmo parlamentares dos oposicionistas DEM e PSDB, maiores articuladores do afastamento da presidente.

Um dos deputados, por exemplo, que aparecem como signatários da lista, delegado Éder Mauro (PSD-PA) se declara pró-impeachment e afirmou que não assinou. “Isso aí é uma bandalheira que estão fazendo. Vão ter que trazer os médicos cubanos para assinar essa lista”, disse.

Mesmo assim, o ex-presidente insistiu na publicação do documento nesta quinta como parte da ofensiva final do Palácio do Planalto em tentar mostrar que, apesar de “bastante difícil”, o jogo não está perdido.

Na prática, porém, a fragilidade da contabilidade governista pode ter efeito contrário.

O texto de criação da “frente parlamentar mista em defesa da democracia” diz, em sua justificativa, que a legitimidade do voto tem sido posta em xeque e que o Congresso tem o dever de zelar pela democracia.

O anúncio foi feito pela deputada Luciana Santos (PC do B-PE), que na quarta (13) se reuniu com Lula no hotel onde ele está hospedado. Além dos 186 deputados, há assinaturas de 30 senadores.

“Ninguém vai ter número fechado agora, o que podemos garantir é que eles não terão os dois terços [342 votos] necessários [para o impeachment]. Falam em efeito manada, mas aqui não tem boi, não tem gado, isso é uma bobagem. Mesmo os partidos que anunciaram desembarque têm uma dissidência enorme”, disse outra deputada do PC do B, Jandira Feghali (RJ).

ARTICULAÇÃO DE LULA

O ex-presidente admitiu com aliados que estiveram com ele, em seu quarto de hotel que virou um QG anti-impeachment, em Brasília, que a atual situação do governo é difícil, principalmente pelo efeito manada gerado pelos recentes desembarques de partidos como PP e PSD. Tanto ele como o Palácio do Planalto entendem que, se houver vitória, será por uma margem apertada.

Segundo a Folha apurou, Lula disse a deputados do PT e do PC do B, envolvidos pessoalmente na construção do que chamam de frente pela democracia, que era necessário mais de 172 assinaturas para publicar o documento.

Caso contrário, era melhor deixar a ideia de lado. Isso porque 172 é o número de votos (ou abstenções) que o governo precisa ter no plenário da Câmara dos Deputados no domingo para barrar o impeachment de Dilma Rousseff.

Lula e os aliados acreditam que, dessa forma, os parlamentares se comprometem com o voto em favor ao governo, mas o ex-presidente ainda tem se mostrado preocupado com o placar apertado e diz que é necessário “trabalhar até o último minuto de domingo”, principalmente entre os deputados indecisos.

Os deputados do PC do B têm se reunido frequentemente com Lula. A própria Luciana Santos esteve no hotel na quarta-feira. Nesta quinta, o deputado Orlando Silva (PC do B-SP) já conversou com Lula pela manhã.

 

Redação

43 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quadrilha de Cunha tenta assaltar o país

    A quadrilha do Cunha, de alta periculosidade, está tentando assaltar o país pela porta dos fundos. Na porta da frente está escrito: ELEIÇÕES. Armaram um grande circo há algum tempo e tentam passar por cima de 54 milhões de votos . Também, buscam se salvar encerrando as investigações. 

  2. GÊNIO !!!!!!!

    Que gênio esse Lula!

    Impressionante!

    Com essa ação ele acaba com o Golpe.

    Acabou!

    Mais!

    Acabou com o terrorismo que o PIG faria até Domingo sobre os deputados. Inverteu o jogo. A tendência agora é que os deputados indecisos, agora mais tranquilos, caminhem em direção à legalidade sem medo.

    De quebra acabou com o show midiático que a Globo faria no Domingo. Todo mundo já sabe o final do filme.

    Acabou o suspense.

    O impeachment não passa.

  3. Não se apressem …
    Pelo que

    Não se apressem …

    Pelo que vi na lista consta nomes do DEM e do PSDB. 

    Alguém acredita que estes pulhas são a favor da democracia?

    Estes assinariam uma lista somente para parecerem democratas e na hora H vem o bote.

    E ainda não foi publicada na “INSUSPEITA” Folha, uma das articuladoras do golpe.

    Deve estar mais é servindo para o Mercado Financeiro ter desculpas para realizar lucros.

    Todo cuidado é pouco.

    1. Leia o General de Divisão Fernando Morais

      Derrotado o Golpe, Dilma tem de chamar um dos nossos mais valorosos generais da resistência e condecorá-lo em Palácio: 

       

      Fernando Morais – 37 min · 

      boa notícia vinda agora de brasília: já temos número suficiente para impedir que o impeachment de dilma seja aprovado na câmara. virou o jogo. não vai ter golpe!

       

      1. A fonte é a mesma que deu a

        A fonte é a mesma que deu a notícia.,

        FOLHA/UOL.

        Incluise já está atualizada para 186 deputados e 32 senadores.

         

          1. Não foi má fé, foi pressa…

            Não foi má fé, foi pressa… Pesquisando achei uma lista com exatamente 186 deputados e nem me dei o trabalho de conferir o contexto nem a data. Erro meu.

             

    2. Hã ?….
      Essa frente esta

      Hã ?….

      Essa frente esta sendo coordenada pelo Lula já há 2 semamas. 

      Os deputados assinaram se comprometendo na luta contra o Golpe.

      O documento foi apresentado agora a pouco no Congresso e só foi liberado depois de se ter uma

      quantidade razoável de deputados sobre os 172 necessários.

      Esse número vai aumentar muito daqui até Domingo..

      Ficar ao lado de Lula e contra os golpistas é ter um forte capital poltico para um futuro próximo.

      1. Neste momento o melhor a

        Neste momento o melhor a fazer é ter cabeça fria e não subir no salto.

        Se na lista realmente tiverem nomes ligados ao DEM e PSDB, como saiu na Folha/Uol, então é aconselhável cautela.

        Gostaria muito, e torço, que quem assinou a lista depois respeite sua assinatura.

        Mas para quem já viu deputado retirar assinatura de documentos que pediam a abertura de CPIs na epóca do FHC na calada da noite, não duvido de nada.

  4. Liquidou o golpe, detonou a

    Liquidou o golpe, detonou a campanha de desinformação que mídia e golpistas promoviam, desarmou a bomba que os fascistas armaram para explodir no domingo. Lula furou o balão golpista da mesma maneira que os garotos da UJS furam patos do golpista skaf. É por isso que o justiceiro das araucárias tentou tirá-lo de circulação, é por isso que a direita hidrófoba e com síndrome de abstnência de entreguismo vai tentar tudo contra ele. A ação e o documento assinado servirão de base para que outros sintam segurança em dizer não ao golpe e para que os membros dos partidos que resolveram aderir ao golpe mandem seus dirigentes à m rda. Agora é encontrar uma maneira de escorraçar cunha.

  5. Análise

    Caros amigos, 

     

    Nesta história, alguém está mentindo de maneira declarada, tendo em vista que de um lado está a grande mídia e o chamado “Placar do Impedimento” e do outro o presidente Lula com a lista dos 185 deputados. Não acredito, infelizmente, que é possível acreditar nessa tal lista.

    1. preto no branco

      Se for protocolada a formação da frente, no papel, com chancela etc, ela é real. Agora, se vão honrar as saias e as calças, já é outra história.

    2. Está bom !
      Você não acredita

      Está bom !

      Você não acredita na lista do Lula que foi um documento protocolado na câmara com 186 assinatura.

      Mas você acredita na lista do MBL e do Estadão, que dizem que tem 380 assinaturas pró impeachment, mas não provam.

      Diz aí, porque que você acredita na lista da MBL e Estadão, e desacredita na lista do deputados progressistas que foi protocolada na câmara ?

      Conta para nós o seu ceticismo com a lista do Lula.

    3. – Provavelmente os dois lados

      – Provavelmente os dois lados estão mentindo… e de qualquer forma, deputados estão mentindo para ambos os lados, isso é inegável…

      Meu palpite 322 – 167- 23 – 1

    4. Emerson:
      Então voce acha que

      Emerson:

      Então voce acha que Deputados e Senadores do PCdoB

      e ainda  o  ex-Presidente Lula estão mentindo?

      Por osmose voce acredita em tudo que a imprensa

      golpista publica.

      Por isso voce está tendo a atenção que não merece.

  6. Farei minha modesta parte

    Farei minha modesta parte indo para as ruas no domingo, consegui convencer até minha irmã que costumava assistir o JN, mas agora já não consegue se enganar com tanat canalhice.

    Hoje provocada por um coxinha na frente do forum de Barueri, gritei:

    “NÃO VAI TER GOLPE!!!!!”

    Confesso, me surpreendeu o silêncio como resposta, já estava com a faca nos dentes:)

     

    Luciana Mota

    1. Pressão aos deputados ainda indecisos

      Vários amigos e eu, alguns via facebook e outros através de e-mails, enviamos mensagens aos deputados indecisos. Aqui a lista: http://www.mapadademocracia.org.br/

      Quero a utopia, quero tudo e mais
      Quero a felicidade nos olhos de um pai
      Quero a alegria muita gente feliz
      Quero que a justiça reine em meu país
      Quero a liberdade, quero o vinho e o pão
      Quero ser amizade, quero amor, prazer

      https://www.youtube.com/watch?v=Aw7Vuflzhjs

  7. Contra-golpe

    Tem também a pesquisa Vox Populi mostrando que a adesão contra o impeachment e suas razões estão ficando cada vez mais claras.

    http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/225916/CUTVox-Populi-golpe-n%C3%A3o-soluciona-a-crise.htm

    E temos ainda a entrada da AGU no STF contra o relatório e os procedimentos da comissão de impeachment. Se o Fachin não afinar, ele dá uma liminar mandando refazer o processo na Comissão e, nesta altura, mais tempo para o Governo é uma arma aliada e tanto, pois a mobilização da sociedade tende a favorecer o não do impeachment.

  8. Espero que os deputados

    Espero que os deputados tenham juízo e bom senso e não caiam nessa aberração que é o impeachment da presidente Dilma, se votarem a favor estarão assinando que serão os responsáveis pelo caos que o Brasil irá tornar, não haverá paz. E também estarão assinando que tem rabo preso e que são corruptos, visto que quem segue o bandido Eduardo Cunha é porque é igual à ele.

  9. a capitulação dos GOLPISTAS e FASCISTAS

    Zê Carota

    12 min ·  

    a capitulação dos GOLPISTAS e FASCISTAS

    a mensagem abaixo está voando solta no whatsapp.

    percebendo a crescente mobilização progressista [movimentos, sindicatos, artistas, intelectuais, Povo], os hidrófobos mimetizados já começam a recuar.

    coincidentemente ou não, isso começou logo após Lula, mais uma vez, mostrar seu inigualável poder de articulação e agregação pela DEMOCRACIA, conseguindo número acima do necessário para, de forma factualmente comprovada e protocolada, barrar o GOLPE.

    o texto da mensagem dá mais uma prova da indigência mental de quem entregou seus miolos à mídia bandida.
    só ver como se referem ao inominável governador do Distrito Federal, apesar deste colocar escolta policial para proteger um pato idiota de uma entidade historicamente GOLPISTA como a fiesp, além de ter sido eleito pelo PSB, que declarou voto em peso a favor do GOLPE…

    XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

    “ATENÇÃO

    MOVIMENTO DEIXEMOS A ESPLANDA PARA OS PETRALHAS

    Algumas lideranças estão pensando seriamente em mudar o local da manifestação FORA DILMA para o Eixão da Asa Sul.

    Os petralhas estão torcendo por um confronto e faríamos um gesto maravilhoso longe deles.

    Vamos ficar longe do muro vermelho criado pelo Governador vermelho do DF.

    Imaginem um tapete verde e amarelo entre a 102 e a 116 sul??

    Metrô de fácil acesso, tranquilidade e grandeza cívica.

    Domingo

    14 horas

    Eixão Sul

    Da 102 sul até a 116 sul
    (Corredor do Brasil verde amarelo)

    Divulguem!!!!

    Colocaríamos 200 mil pessoas com conforto e longe da marginalidade.

    Vamos procurar o pessoal do Vem pra Rua, Revoltados on Line, Maçons BR e Brasil Livre e engajar a população de Brasília.”

     

    1. Que nada os coxinha peidaram

      Que nada os coxinha peidaram !

      Os pretalhas estão zuando e colocando medo neles no face e twitter.

      Os petralhas, ô raça, eh,eh, estão dizendo que a turma do MST vai levar foice, machado e facão.

      Coitado dos play boys alienados, medraram, !!!

  10. Interessante é que eu até

    Interessante é que eu até estou quase convicta de que os golpistas vão ganhar a parada. Por outro lado, parece que pressinto ser esse o lado bom da história. Ou seja, eles ganham, sentam na cadeira de Dilma, mas o desassossego que a ela deram há de ser tão maior e triste que os resultados terminarão favoráveis aos que lutaram contra o golpe. 

    Ninguém pode duvidar da capacidade de luta do PT. Da possibilidade do conjunto que ora briga e vibra contra o golpe não dar trégua aos projetos que poderão ser implementados por Temer e Cunha. 

    Se Deus é brasileiros, eles podem até chegar lá, mas não ficarão. Isto não é tão difícil de se entender. O tempo será capaz de nos mostrar a realidade, totalmente distinta do que pensam os golpistas.

    1. Nãoe é possivel que esse “congresso” não tenha 33% de

      politícos comprometidos com a Democracia e a constituição e que não votem contra essa vingança mesquinha de um notório bandido como o Eduardo Cunha!

  11. Frente Parlamentar Mista em Defesa da Democracia

      Nome bonito para uma lista que infelizmente nada representa, pois não explicita claramente que os nela nominados sejam anti – impedimento de  Dilma, e como estamos vendo, o conceito de o que seja democracia para nossos parlamentares, é tão voluvel, que não é possivel confiar em nada do que assinam, quanto mais do que falam, menos ainda se seus nomes são colocados em alguma lista por terceiros.

    1. frente parlamentar…

      Acorda Brasil, mesmo revoltados, eu me incluo, querendo uma transformação social mais definitiva, não é possível jogar o país às hienas. A revolta transformada em vingança pode ter um desfecho catastrófico. Olhem nas mãos de quem estamos entregando o país?!

  12. espero que como o maior

    espero que como o maior estadista dos últimos tempos lula

    consiga convencer muitos deputados conscientes  a votarem contra o golpe

  13. HERÓIS DA RESISTÊNCIA

    Os parlamentares que subscrevem a Frente Ampla Contra a Farsa do Impixe inscrevem sues nomes no Panteão da História como Heróis da Resistência Democrática.

    E aqueles que cometem o gravíssimo erro de apoiar a tentativa de golpe parlamentar travestida no processo de exceção rumo ao improvável impixe da Presidente Dilma arrastam seus nomes para a lama fétida dos traidores da Pátria.

    A clareza meridiana das assertivas supra referenciadas resulta na probabilidade maior de insucesso do torpe golpe do impixe, pois a maioria dos parlamentares sabe que o povo brasileiro não é tão bobo quanto a direita golpista gostaria. E sabe que todos sabem ser o processo de impixe uma farsa grosseira, indigna e vergonhosa.

    A lógica leciona que ninguém é burro o bastante para jogar o próprio nome na lama, mesmo em troca de vantagens materiais de significativa monta, pois tais vantagens aparentes são, na verdade, incapazes de compensar os danos à imagem causados pela gritante traição dos valores maiores da ética democrática.

    Sem falar que mesmo o mais inexperiente parlamentar sabe muito bem que as contas do loteamento de cargos do governo prometido pelos golpistas são meros artifícios do mais primário ilusionismo. E todos sabem que, na improvável hipótese de concretização do impixe, o dia seguinte ao golpe traria o início de uma guerra entre os golpistas para a interminável disputa pelos despojos do governo derrubado.

    Ademais, aqueles a quem a maioria dos parlamentares representa, ou seja, os donos do poder econômico que financia os políticos profissionais, sabem que a guerra fratricida que teria lugar num improvável e indesejável pós impixe seria danosa para os negócios de todos aqueles que não sejam rentistas ou sócios dos abutres que pretendem lucrar com a espoliação do patrimônio público e com as sabotagens destinadas a inviabilizar o desenvolvimento econômico, tecnológico e cultural da nação brasileira. Por tudo isso, os golpistas deverão fazer menos sucesso do que pretendem, e os heróicos defensores da democracia brasileira serão lembrados sempre por sua coerência e bravura.

  14. Bom, se desses 186 nomes, 172

    Bom, se desses 186 nomes, 172 honrarem o voto e mantiverem a palavra, parece que a votação pende pela anulação do processo de impeachment.

    A diferença é significativa: 14 votos.

    Se entre os indecisos figurarem algumas abstenções, o que não é difícil, são mais alguns votos garantidos anti-impeachment.

    E, pelo visto, Lula não é ministro de fato, apesar de não ser de direito.

  15. se tá buscando voto então não é golpe

    se tá buscando voto então não é golpe. se é golpe dê um contragolpe ou fique se lamentando pelas próximas décadas. único caso na história em que um golpe de Estado será dado oficialmente e televisionado na hora do jogo. eu vou assistir ao golpe e ver a minha vida se ferrar tomando uma cerveja gelada no domingo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador