Cunha diz que “não há a menor possibilidade de renunciar” à presidência da Câmara

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Por Andréia Verdélio

Da Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), negou hoje (7) que pretenda deixar o cargo depois de informações enviadas pelo Ministério Público da Suíça de que ele e parentes têm contas naquele país. “Não há a menor possibilidade de renunciar, [de pedir] licença ou qualquer coisa do gênero”, disse.

A investigação aberta contra Cunha foi remetida pelo órgão suíço à Procuradoria-Geral da República (PGR), que passará a investigar o deputado por suspeita dos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção e suposto recebimento de propina no âmbito da Operação Lava Jato.

Cunha não comentou a investigação. Acrescentou que só fala sobre o assunto por meio do seu advogado. Reafirmou que reitera o depoimento que fez à CPI da Petrobras. No depoimento, ele disse que não tem “qualquer tipo de conta em qualquer lugar que não seja a conta declarada no Imposto de Renda”.

Sobre o exame dos vetos da presidenta Dilma Rousseff às propostas que aumentam despesas do governo, Cunha disse que o plenário está disponível para que o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL) possa convocar a sessão. Por falta de quórum, a sessão de ontem (6) foi adiada pela segunda vez e nova sessão foi marcada para esta quarta-feira, às 11h30. “Marcar uma sessão terça-feira, 11h30 da manhã, é não querer ter quórum. Hoje [7] existe quórum na Casa, se não votar é porque não existe vontade política”, disse Cunha.

O presidente da Câmara criticou a reforma ministerial feita pelo governo, já que, segundo ele, das dez mudanças feitas há apenas três ministros novos. Para Cunha, a reforma não agregou nenhum voto na Casa a favor do governo. “Aqueles que eram favoráveis continuaram favoráveis, aqueles contrários vão continuar contra”. E acrescentou: “Eu recomeçaria do zero, como se o primeiro dia do mandato fosse agora, e repactuaria o processo político”.

O deputado participou hoje, em Brasília, do 27º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, realizado pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). Cunha falou sobre assuntos de interesse da radiodifusão, em tramitação na Câmara Federal.

Participantes do congresso analisaram a proposta de flexibilização do horário da Voz do Brasil. Para uma plateia de diretores de emissoras de rádio e TV, Cunha disse que é favorável à mudança e que pretende colocar o projeto na pauta de votação. “Tem alguns que acham que se flexibilizar, [as rádios] vão colocar [o programa] em horário que ninguém vai ouvir. Mas aquele que não quer ouvir já coloca um CD ou DVD. Talvez, com a flexibilização, aquele que quer ouvir não vai ter só um horário para fazer isso”, disse o presidente da Câmara.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Companheiros, sou Petista de

    Companheiros, sou Petista de carteirinha há muitos anos (quase fundador do partido) e continuarei , pois nunca fui oportunista, muito menos covarde .

    Mas parei de discutir com alienados ou adversários ideológicos (anti-PT, anti PCB, PCdo B etc…)

    Estou deixando eles caírem no ridículo . Em 2018 nós ganharemos mais uma vez . 

    Se quiserem apostar, estou dentro , a direita JAMAIS ganhará em 2018 .

     

    Abração !! 

    1. Oi Antonio
      Faço a mesma
      Oi Antonio
      Faço a mesma coisa.
      Tem gente que não vale a pena discutir.Esta tão cheio de ignorância e ódio, que nada o atinge.
      Tenho com quem conversar sobre isso.
      2018 é logo ali.
      Saudações

  2. ele sai sim, quando chegarem as algemas cravejadas!!

    ele acha que a reforma foi ruim. e foi mesmo. a dilma está cozinhando o galo.

    a reforma vai sair depois que ele sair da camara!

  3. Enquanto for útil para atacar
    Enquanto for útil para atacar o governo, Cunha receberá o mesmo banho de teflon de que usufruiu FHC e seus asseclas e ainda usufrui o tucanato de maneira geral. Quando recordamos o carnaval que a mídia promoveu contra o Severino Cavalcanti por causa da merreca que estava levando do restaurante da câmara fica claro que por pior que sejam os políticos eles são amadores comparados aos barões da mídia.

  4. Caraca !!!
    Esse cara confia

    Caraca !!!

    Esse cara confia em quem para afrontar, pelo menos, por baixo, metade da população brasileira ?

    Será que se considera, oniciente, onipotente, onipresente ?

    Só pode !

     

    1. Ele tem Globo e MP; MP nã

      Ele tem Globo e MP; MP não existe sem TV; aquilo tudo é só desvio de $$$ público, não serve pra nada. trabalham para as empresas de comunicação mas nós é que pagamos. altos salários pra nenhuma competência. o Judiciário tem medo dos grupos de comunicação pq o preenchimento de cargos tb é todo na base de arranjos. Daí se movem em função do MP que se move em função da mídia. È um acordo.

  5. corrupto ta na boa, sempre.

    corrupto ta na boa, sempre. máfia judiciária para políticos com ficha corrida, dá abrigo. Propineiro, então, a justiciaria ama. Engordar conta bancária com propina, faz parte da justiciaria.

  6. Já imaginou se as contas na

    Já imaginou se as contas na Suíça fossem do Lula ou da Dilma?

    A escandalosa condescendência da imprensa corporativa e da oposição (o que inclui parte da chamada “base aliada”) com Cunha se dá em razão deste ser o principal fator de desestabilização do cenário político atual, o que rende manchetes e pode, em último caso, afastar a Presidenta.

    Eles sabem que, assim que a situação se estabilizar, o Cunha cai (e junto com ele o golpe). Ele não renunciará mesmo. Apenas um afastamento judicial irá tirá-lo do poder.

    1. Mas então… Essa é nossa

      Mas então… Essa é nossa situação e, ela é ridícula. Ou a mídia denuncia ou ficamos por isso mesmo. O Problema é que todo mundo já sabe que toda a falcatrua pesada envolve, minimamente, um grupo de comunicação; ou seja, ninguém vai denunciar se próprio esquema criminoso…. O Judiciário está junto pq sem o MP, e o judiciário essese grupos já teriam sucumbido. Sabemos que é tudo falcatrua e que os grupos de comunicação são parte do esquema. é o Midiciário. A mídia não denuncia, o assunto morre… e, aí? o que vamos fazer? isso é o esquema de corrupção de sempre. Mídia/MP/Tribunais.. . Como sair disso???

  7. Ele perdeu tempo na defesa

    Em vêz de se licenciar, como eu havia “sugerido”, para elaborar sua defesa, quis atuar em duas frentes ao mesmo tempo.

    Agora não tem mais tempo, vai ter de renunciar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador