App ajudou a recuperar 55 mil veículos e localizar 2 mil foragidos

Jornal GGN – Um aplicativo desenvolvido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) ajudou a recuperar 55 mil veículos roubados ou furtados e ajudou a capturar dois mil fugitivos foragidos da Justiça, em seis meses de funcionamento. Nesse período, o Sinesp Cidadão ultrapassou 1,8 milhão de downloads, de acordo com a pasta.

Gratuito, o aplicativo permite que os usuários possam consultar o sistema e verificar dados de veículos roubados, podendo acionar a polícia, que após checar as denúncias fez as apreensões e prisões. Regina Miki, secretária nacional de Segurança Pública, explica que o cidadão não deve agir sozinho. “Quando o usuário verifica algo irregular, sobre alguma pessoa ou um veículo, basta acionar profissionais de segurança pública, que fazem a checagem e apuração da suspeita”, orienta.

O app está disponível para smartphones e tablets, mas também pode ser acessado por computadores. Ele funciona 24 horas por dia, em qualquer lugar com acesso à internet. Nas plataformas móveis, está disponível para Android e iOS. Em breve, de acordo com o Ministério da Justiça, será lançada a versão para Windows Phone e Blackberry.

As informações sobre veículos são acessadas por meio da base nacional do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), com uma frota de mais 83 milhões de automóveis, motocicletas, caminhões, ônibus e outros tipos. O módulo de Consulta a Placas do Sinesp Cidadão (ou CheckPlaca, como ficou conhecido) foi o primeiro a ser lançado, em 12 de dezembro de 2013. De lá para cá, foram registradas 70 milhões de consultas a placas de veículos.

Já o módulo Mandados de Prisão do Sinesp Cidadão permite buscas a nomes e números de documentos de pessoas incluídas no Banco Nacional de Mandados de Prisão do Conselho Nacional de Justiça, com mais de 350 mil mandados em aberto. O serviço foi lançado em 24 de abril deste ano e soma 3 milhões de consultas no período, ou cerca de 90 mil buscas diárias.

“Por meio do Sinesp procuramos subsidiar diagnósticos de criminalidade, formulação e avaliação de políticas de segurança, além de promover a integração nacional de informações de forma padronizada”, informa a secretária Miki, qu reforça que o Sinesp é um portal de informações integradas, em parceria com os entes federados, que possibilita consultas estatísticas, operacionais, investigativas e estratégias relacionadas a drogas, segurança pública, justiça criminal, sistema prisional, entre outros.

Com informações do MJ.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador