Aécio critica Porto de Mariel e nega apoio ao impeachment de Dilma

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O senador Aécio Neves (PSDB) voltou a criticar os invesimentos brasileiros via BNDES no Porto de Mariel, construído em Cuba com apoio da Odebretch. Mesmo após a reaproximação da ilha com o governo dos Estados Unidos, Aécio avalia que a obra não trará nenhum benefício ao Brasil. Isso porque, na visão do tucano, seria necessário que alguma empresa brasileira tivesse domínio sobre as operações do equipamento.

À imprensa, Aécio ainda comentou que não apoio os movimentos que pedem o impeachment de Dilma Rousseff (PT), mas que acha justo que a Justiça Eleitoral seja acionada para investigar a metodologia empregada na campanha da petista.

Porto de Mariel não trará benefícios ao Brasil, diz Aécio

Da Folha

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) disse nesta segunda-feira (22) que o porto de Mariel, construído em Cuba com financiamento do BNDES, não trará “qualquer benefício ao Brasil”. A operação se tornou uma bandeira da presidente Dilma Rousseff após o restabelecimento das relações entre Cuba e Estados Unidos.

O tucano disse que o porto só beneficiaria o país se fosse administrado por empresa brasileira. Ele considerou o discurso da presidente sobre o sucesso da operação “uma piada”.

“O porto de Mariel foi construído com recursos financeiros [do Brasil] e será benéfico a Cuba e será administrado por uma empresa de Cingapura sem que traga qualquer benefício ao Brasil. O benefício ao Brasil ocorreria se os portos nos quais os investimentos do BNDES foram feitos fossem portos brasileiros. Não se justifica. Tanto que a presidente fugiu desse debate”, disse ele em visita à Casa das Garças, no Rio.

Em café da manhã nesta segunda, Dilma atacou os críticos dos investimentos brasileiros para a construção do porto na ilha caribenha.

“Agora que o porto é o mais próximo da Florida, é um ‘must’, afirmou Dilma. Ela classificou as críticas como “ridículas” e disse que a melhor forma de negociar com Cuba é através de investimentos. “A questão de Mariel foi tratada no Brasil com preconceito”, completou.

O Brasil apostou na estratégia de entrar em Cuba antes da abertura econômica para garantir presença na ilha. Desde 2009, o BNDES desembolsou US$ 765,058 milhões em financiamentos para a ilha, concedendo crédito para o governo cubano comprar de fornecedores brasileiros de bens e serviços. No ano passado, o país foi o terceiro maior destino de financiamentos do banco.

A Odebrecht, empreiteira que é a principal empresa brasileira em Cuba, acredita que o processo de aproximação com os EUA vá trazer um boom nos negócios brasileiros na ilha.

JUSTIÇA ELEITORAL

Aécio disse também que não defende a cassação do mandato da presidente. Contudo, defendeu a ação de investigação contra a campanha de reeleição de Dilma.

“O primeiro brasileiro ao reconhecer a derrota fui eu. Mas o Estado de Direito permite que você acione a Justiça, não para impedir a posse da presidente da República, mas para apurar eventuais crimes cometidos durante o período eleitoral. Isso se faz na democracia. A presidente ganhou eleições, mas não o salvo-conduto.”

CÂMARA

O tucano declarou apoio à candidatura do deputado Júlio Delgado (PSB-MG) à Presidência da Câmara dos Deputados.

Presidente do PSDB, o senador disse avaliar que o apoio a Delgado “é o caminho que me parece mais adequado”.

“O sentimento que colhi é que a ampla maioria da bancada opta, até por um gesto de reciprocidade, pela candidatura do deputado Julio Delgado (PSB-MG)”, afirmou ele.

O PSB apoiou sua candidatura derrotada no segundo turno este ano.
 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. de “domínio sobre as operações do equipamento”…

    Aécio já mostrou que entende muito bem, que sabe tudo, ao construir um aeroporto meio que clandestino ou 100% dominado por parentes em nome dos moradores da cidade

  2. Interessante seria ele

    Interessante seria ele discorrer sobre os incalculáveis benefícos que seriam usufruidos pelo povo de Minas com os investimentos que ele realizou em Claudio e em Montezuma.  Passei mais de dez anos repetindo o mantra – O PERIGO MORA EM MINAS. Ainda bem que estamos livres dessa tragédia. Esse estrupício não tem a menor chance de voltar a concorrer à presidência. 

  3. Com os 4,2 bilhões desviado

    Com os 4,2 bilhões desviado da saúde de Minas dava para criar uns quatro porto MARIEL e proporcionado milhares de empregos para Brasileiros, pergunta: onde foi parar o dinheiro da saúde na gestão do Aécio?

  4. E ninguém perguntou a ele

    E ninguém perguntou a ele quais são os beneficios da construção de um aeroporto clandestino,no terreno do titio em Claudio!

    E outra coisa o PSB virou uma extensão do PSDB.Dudu e aecinho devem ter aprontado muito em 2012.

    Por isso o sumiço de um certo jatinho sem dono,dos jornais.

  5. Um desastre para a nação

    Vamos mostrar daqui 4 anos os avanços provocados pelo porto de Mariel e como o candidato a presidência era mesmos um despreparado para o cargo. Aliás estratégia não é um atributo de Aécio Neves, caso fosse, não teria construído um aeroporto na desconhecida cidade de Claudio, nas terras do tio avô, onde somente ele e sua família tem a chave. Teria  construído um aeroporto em terras públicas, escolhido uma das cidades com maior potencial de fluxo de passageiros e que todos pudessem ter acesso. Mas, pensando bem, isso não é falta de estratégia, né?

  6.  
    Claro que o desocupado não

     

    Claro que o desocupado não tem o menor compromisso com a participação do Brasil ao lado das grandes nações. Os negócios para esses parvos entreguistas, só tem importância, colocando o país sob a tutela de Washington. Até nisso, o pequeno construtor de aeródromo com recursos públicos em terras privadas da própria família, chuta pra fora..

    Possivelmente, se o povo brasileiro fosse tão estúpido ou desinformado como diz fhc, ao ponto de eleger tamanho estrupício para dirigir o Brasil. Se tal tragédia, sobre o Brasil desabasse,  provavelmente o matreiro, cuidaria de fazer o BNDES financiar a construção de um Porto “Mariel” em alguma poça d’água numa das fazendas dos Neves.

    Orlando

     

  7. Ai o cara não vai ter o

    Ai o cara não vai ter o “direito” de caçar twitteiros. Reclamar em campanha  dos investimentos em Cuba e depois dizer que é um ótimo negócio, é loucura!!! Então o cara vai dá do braço a torcer? Pelo amor de Deus!!!

  8. Sensacional case

    Nassif,

    Foi disto, incompetência vestida durante as 25 horas do dia, que a sociedade brazuca se livrou.

    É difícil imaginar a dimensão das trágicas consequências que atingiriam a todos, caso este playboy que detesta trabalhar tivesse vencido a eleição.

    A maior empresa brazuca, por exemplo, bye bye brazil, comandaria  aquela que seria uma notável destruição de nossas riquezas, numa megaoperação levada adiante sob o mais absoluto slêncio da grande mídia, sem qualquer resquício de transparência e com direito a uma grande mordaça nacional, à la imprensa mineira.

    À frente da entrega, um grupo de notáveis safados a quem o reizinho incompetente e sem a necessária tezão prá comandar  delegaria poderes, ou seja, um sesacional case que seria devidamente analisado pelos melhores especialistas de medicina e de política deste mundo em que vivemos. 

  9. JOÃO PASSO CERTO

    No desfile de 7 de Setembro, 999 soldados marcam com o pé direito a batida do bumbo, mas o João passo certo teima em marcar com o pé esquerdo. Aí a mãe do teimoso soldado grita no meio da multidão: estão vendo, somente o meu filho está fazendo a marcação correta.

    No caso do Porto de Mariel, a FIESP, os exportadores e economistas conceituados são unânimes em afirmar que o porto trará enormes benefícios ao Brasil, mas Aécio Neves vai em sentido contrário. 

    Pó pará, João passo certo.

  10. Ai tem coisa.

     Depois que a PGR começou a montar o processo da Lava Jato, o PSDB se calou. Nada de manifestações semanais de rua, nem Alvaro Dias fazendo suas ilações estupidas, nem o delírio de Carlos Sampaio …  Só  as habituais afirmações vazias, sem qualquer conteudo. Soltou os cachorros, e depois se recolheu. Aí tem coisa …

  11. Esse cara já encheu o saco!

    Recolha-se à tua insignificância política, sujeito!

    A derrota vexatória, em Minas Gerais, onde te imaginavas um Idi Amin Dada, tupiniquim, foi a “pá de cal”, em tuas pretensões politicas e/ou politiqueiras.

    Ou, por acaso, imaginas que o Alckmin vai ser bonzinho o suficiente para dedicar-se a te apoiar numa nova aventura eleitoral, com todas as possibilidades do referido embate em 2018, ser contra ninguém menos do que o ex-Presidente Lula!

    Sai de fininho, pois, tua voz e tua vez, fazem parte do pretérito, e de um palanque que não se repetirá!

    Anota, aí, para não olvidares! 

  12. Eu tb gostaria muito de saber

    Eu tb gostaria muito de saber s/ a metodologia usada pelo PSDB na eleição p/ Presidente, que já davam como favas contadas  a eleição do Aécio. Qdo o PSDB grita contra o PT, podemos ter certeza, ele já fez a sujeira antes. Foi assim no Mensalão, no Cartel das empreiteiras, entre outras. Estarei sempre na dúvida s/ as urnas, pois prá mim, foi somente um erro de cálculo da oposição, que a fez perder. Provavelmente em MG. Esse sistema das urnas precisa ser revisto c/ urgência, pois alguns juízes não são nada confiáveis, pelo que eles mesmo tem demonstrado.

  13. ele quer terceirizar a

    ele quer terceirizar a ridicularia jdicialesca tucana a

    um paulista  tipo carlos sampaio

    para posar de democrata,

    mas a bolinha dele que ele leva pro time jogar parece

    que está esvaziando.

    e algum tucano talvez tenha-lhe dito que nas próximas

    aécio não precisa evar a bolinha dele

    cujo capotão

    (eu sou  do tempo ainda do capotão!)

    deve ter estourado.

  14. Caro Dr aeca, médico, eng,

    Caro Dr aeca, médico, eng, advogado, dentista, psicólogo em SP adoram ser chamados de Dr, que em 2015 vc seja eleito presidente de tudo que vós mice for canditado, do aeroclube do titio, do time de várzea, da escola de samba do leblon, do clube do pó para governador, quem sabe vois mice não para de nos encherr o saco!

  15. Bastou o Fernando Pimentel

    Bastou o Fernando Pimentel dizer que ele ia se arrepnder do que andava dizendo para o rapaz do Leblon começar a cair na real. Com um telhado de vidro tão grande em Minas, ele, que de bobo não tem nada, parece que resolver pensar melhor no que diz por aí.

    Apesar de que, eu duvido que o Pimentel vai colocar os podres do rapaz pra fora. O PT é manso desde 2002.

  16. metodologia aas infantil

    Gostaria de saber qual foi a metodologia usada pelo governo do Aécio, que na construção de dois prédios idênticos na “Cidade Administrativa Mineira” foram feitas duas licitações, uma para cada prédio, sendo contemplados dois grupos diferentes de empreiteiras para construir prédios iguais, um de frente ao outro!!!.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador