Paulo Maluf será interrogado em 30 dias, determinou presidente do STF

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – Paulo Maluf (PP-SP) será interrogado no prazo de 30 dias, determinou o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski. O ministro é relator da ação penal (AP 863) que acusa o deputado da prática de crime de lavagem de dinheiro, relativo a suposto esquema de desvio de recursos públicos do município de São Paulo, durante o período em que foi prefeito, entre 1993 e 1996. 

As investigações apontam para um total de quase US$ 1 bilhão de recursos desviados. Entre as ações, Maluf autorizou a contratação das obras do Túnel Ayrton Senna, na zona Sul da cidade, e com ela teria superfaturado e realizado pagamentos ilegais. Também foram identificadas a passagem de recursos da família de Paulo Maluf por vários países da Europa. A sua condenação por suposto ato de improbidade administrativa foi concluida em 2013, pelo Tribunal de Justiça do Estado. Entretanto, o enriquecimento ilícito de Maluf não foi reconhecido, apenas o dano ao erário. 

 
A Corte eleitoral impugnou a candidatura à reeleição de Paulo Maluf pela Lei da Ficha Limpa, nesta segunda-feira (01). Em maio deste ano, o ministro Ricardo Lewandowski autorizou o procurado-geral da República a iniciar procedimentos para o repatriamento de US$ 53 milhões distribuídos por contas ligadas ao deputado, localizadas na Suíça, Luxemburgo, França e Ilhas Jersey.
 
O objetivo do atual presidente da Suprema Corteé que o Ministério Público Federal reúna todos os procedimentos penais em curso contra o deputado no exterior, para que tenham seguimento do Brasil. A iniciativa se baseia na existência de conexão de provas internacionais, que justificam a união dos procedimentos, uma vez que provas produzidas em uma ação podem influenciar a apuração dos fatos em outra.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Pois é, Ivan, não para de

      Pois é, Ivan, não para de aparecer avião… Tem que descobrir onde é o ninho… Até avião clonado no Piauí, já apareceu… E, o melhor, tudo órfão… ninguém sabe que quem são, de onde vem ou para onde vão. É tanta aeronave que o pessoal já está se dando ao luxo de deixar avião abandonado.

      Qto ao Maluf, eu queria ser invisível para assistir a esse interrogatório. Já imaginou? O sujeito tem que ser ninja… Não sei de nada… Até agora o Maluf é Ficha-Limpa!

  1. Que assunto desagradável.
    Que assunto desagradável.

    São Paulo nem quer saber…afinal de contas, eles sempre acabam empurrando a conta pra viúva.
    Tanto faz né. …

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador