Ao derrubar decisões de Lewandowski, Barbosa contraria regimento do Supremo

Do iG

Barbosa contraria regimento do STF ao derrubar decisões de Lewandowski

Por Wilson Lima – iG Brasília | 11/02/2014 16:32 – Atualizada às 11/02/2014 16:59

Artigo 317 do regimento interno da Corte diz que um ministro somente pode revogar a tese de outro colega em plenário ou em decisões nas turmas do Supremo

Ao derrubar duas decisões tomadas pelo ministro Ricardo Lewandowski, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, feriu artigos estabelecidos no regimento interno da Suprema Corte.

Alguns ministros classificaram a interlocutores que a medida adotada por Barbosa foi “antiética”. Outros, como Gilmar Mendes, afirmaram ser “normal” a reconsideração de decisões entre ministros. Houve ministro que classificou a ação como “manobra jurídica”. Com essa medida, agrava-se ainda mais a relação tumultuada entre os dois ministros. Ambos trocam farpas desde o julgamento do mensalão.

Durante essa semana, Barbosa derrubou, em agravo de instrumento, duas decisões proferidas por Lewandowski durante o recesso do Judiciário. Durante o período em que exerceu a presidência do Supremo, Lewandowski suspendeu liminares que barravam o aumento do Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU) em Caçador (SC) e em São José do Rio Preto (SP), alegando que a suspensão do reajuste poderia prejudicar os investimentos nas duas cidades e que havia risco para as finanças de ambas. As liminares que impediam os reajustes foram concedidas pela Justiça Estadual catarinense e paulista.

O presidente do Supremo, ao voltar de férias, “reconsiderou” essas decisões e derrubou o que foi decidido por Lewandowski. Assim, o presidente do Supremo impediu o reajuste nestas duas cidades. “Sem prejuízo de melhor exame das questões de fundo, no momento adequado, e sem desconsiderar as preocupações externadas pelo eminente ministro Ricardo Lewandowski, considero necessária a reconsideração da decisão agravada”, concluiu Barbosa nas ações. “A situação é peculiarmente sensível em matéria tributária e em matéria orçamentária, pois é um simples truísmo afirmar que valores que não foram arrecadados não poderão ser gastos em serviços públicos”, pontuou na decisão.

Interlocutores de alguns ministros e especialistas em direito constitucional acreditam que, ao adotar essa medida, Barbosa foi de encontro ao que determina o artigo 317 do regimento interno do Supremo.

Segundo esse artigo, nenhuma decisão tomada por outro ministro de forma monocrática pode ser revogada também de maneira individual por meio de agravo de instrumento. Isso somente ocorreria em decisão das turmas ou mesmo do plenário do Supremo Tribunal Federal. A possibilidade de um ministro derrubar uma decisão de outro, por meio de agravo, seria, conforme o regimento interno, somente após a opinião do ministro que tomou a decisão originária, o que não aconteceu neste caso.

“O agravo regimental será protocolado e, sem qualquer outra formalidade, submetido ao prolator do despacho, que poderá reconsiderar o seu ato ou submeter o agravo ao julgamento do Plenário ou da Turma, a quem caiba a competência, computando-se também o seu voto”, afirma o inciso II do artigo 317 do regimento interno do Supremo.

Luis Nassif

59 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. então tá !…..

    Todo mundo sabe das maracutaias do sr. Joaquim Miami Barbosa, … todo mundo já falou, escreveu, analisou,…. etc… etc…

    Só existe uma pergunta a fazer:

     

    O que pode ser feito para livrar o Brasil e o nosso judiciário desse jagunço ? …. e quem  pode fazer ?…  identificando-se  aqueles que podem fazer alguma coisa, …  devem ser entrevistados e questionados do motivo de não fazer nada, …  muita gente com responsabilidade no destino do nosso país, se esconde, para poder escolher um lado mais tarde…  são os “chinelinhos” da política…

    1. Quem pode fazer?

      Pela Constituição, qualquer cidadão pode denunciar um ministro do STF.

      Art. 41. É permitido a todo cidadão denunciar perante o Senado Federal, os Ministros do Supremo Tribunal Federal e o Procurador Geral da República, pêlos crimes de responsabilidade que cometerem (artigos 39 e 40).”

      O art. 39, referente ao STF, diz o seguinte:

      Art. 39. São crimes de responsabilidade dos Ministros do Supremo Tribunal Federal :

      1- alterar, por qualquer forma, exceto por via de recurso, a decisão ou voto já proferido em sessão do Tribunal;

      2 – proferir julgamento, quando, por lei, seja suspeito na causa;

      3 – ser patentemente desidioso no cumprimento dos deveres do cargo:

      5 – proceder de modo incompatível com a honra dignidade e decoro de suas funções.

       

      O art. 52 complementa assim:

      Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal:

      II – processar e julgar os Ministros do Supremo Tribunal Federal, os membros do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público, o Procurador-Geral da República e o Advogado-Geral da União nos crimes de responsabilidade; (Redação da EC 45/2004)

      Como “qualquer cidadão” pode denunciar um min. ante o Senado, deduzo que Suas Excelências senatoriais também podem fazê-lo. Se não fazem é ou por omissão, ou por concordarem com as atitudes de ministros como JB e GM.

       

       

      1. Lembra do IMPEACHMENT do

        Lembra do IMPEACHMENT do Gilmar Mendes????

        Foi até o Senado… quem barrou???

        José Sarney!

        E os outros 10 Ministros do STF?

        Ninguém vai fazer nada?

        Só tem BUNDÃO no STF?

        Será que TODOS tem o RABO PRESO?

        O que se passa no STF?

        A lama na qual o STF está submerso é muito fétida!

  2. Alguém pode me dizer o que o

    Alguém pode me dizer o que o jb fez que esteja dentro das normas, por mínimo que seja? O homem é um destrambelhado total e concordo plenamente com o Francisco Andrade. Tudo que se podia dizer sobre jb, já foi dito. O que fazer para nos livrarmos desse traste, legalmente?

  3. Quão triste é a existência de

    Quão triste é a existência de um indivíduo escravo do ódio, do ressentimento, da insegurança, da tirania, grosseria, do PIG.

  4. Eu acho que, depois do

    Eu acho que, depois do mensalão, esses ministros podem fazer o que quiserem, pois não precisam mais obedecer às leis.  Desde o não demembramento, inconstitucional, ao voto de Rosa Weber, dizendo que condenaria José Dirceu mesmo sem ter provas, o STF está livre para tudo.

  5. Com todo o respeito aos que


    Com todo o respeito aos que frequentam o blog e ao Nassif, não posso deixar de registrar aqui uma declaração preconceituosa de um tukano aqui do sul: os petistas devem estar dizendo que o Joaquim Barbosa ta fazendo estrago com as cagadas.

    Processo essa frase da seguinte forma: as elites tem no Joaquim Barbosa a figura certa pra bater no PT, ao mesmo tempo que suas mentes o colocam no lugar onde estão todos os negros desse país ou seja, sob o julgo do preconceito.

  6. Então… O presidente do STF,

    Então… O presidente do STF, contraria o regimento e o ministro GM acha… normal… É… eu tb acho, ministro, acho que tá tudo normal aí no STF, anormais são os 200 milhões de brasileiros que cumprem as decisões de um Poder Judiciário que tem uma cúpula dessas. De qq maneira para quem não reespeita a CF, desrespeitar regimento é brincadeira de criança. Não faltava mais nada; JB sacode a árvore e GM junta as folhas…

    Eu não gosto nem de pensar na combinação que resultará desse judiciário com a tal lei antiterrorismo que estão tentando emplacar aí… Faz tempo que a gente alerta que esses BB’s e Anonymous estão aí para criminalizar os movimentos sociais e depois vão sumir ( até pq ninguém sabe quem são; ou melhor sabem e por isso são livres para fazerem o que bem entendem ). O primeiro movimento a ser enquadrado vai ser o MST.

  7. O ministro Joaquim Barbosa

    O ministro Joaquim Barbosa tem uma fixação no ministro Lewandowski. Ambos não se toleram. A pergunta que subjaz é: se o primeiro não “jogar à toga”, seja pedindo aposentadoria, seja assumindo um projeto político-partidário, como se dará a convivência de ambos a partir de agora, em especial no julgamento dos embargos infringentes? Sem esquecer que em 2015 a presidência  passará para o ministro Lewandowski. 

    Novas e quentes emoções nos aguarda. 

  8. Super prefeito, Super governador, Super…

    Já que sabe que não chegará a Presidente, o Sr. Joaquim Barbosa exercita suas funções de Super-Prefeito, Super-Governador, etc.

    Quer governar tudo que puder, mesmo não sendo do executivo.

    Vai colher em suas mãos os problemas… aguardem que os prefeitos começarão a enviar cobranças ao STF.

     

  9. O “Idi Amim” de toga ataca

    O “Idi Amim” de toga ataca novamente, a loucura desse homem esta cada vez mais incontrolável, ele realmente acha que não tem limites que é o novo imperador do Brasil.O livro de cabeceira de Joaquim é “minha luta”  de um “de um homem de bigodinho” austriaco que fez carreira na Alemanha.

  10. Não caiam nessa!

    JB quer o confronto.

    JB quer ser o paladino da moral.

    Quer ser o legítimo anti-petista. O único adversário para poder enfrentar o PT.

    Não cair nessa estratégia é o que todo mundo deve fazer. Não deve haver reclamação de ninguém sobre a postura de JB. É exatamente isso o que ele quer. Criar polêmica.

    A melhor arma é ignorá-lo. Torcer para que passe logo o tempo para que ele deixa a presidência do STF.

    Deixemos que os juristas cuidem de JB.

    Por enquanto ele é um problema sério para o Judiciário.

    Se vier para a planície estaremos esperando. Aí a conversa será outra.

    1. É isso mesmo. Provocação. A

      É isso mesmo. Provocação. A tática de JB é a mesma dos BB’s, Anonymous e coxinhas. O investimento no ódio está em todos os segmentos. A própria apatia do Senado e cumplicidade dos demais ministros, está no script. Querem que militantes e simpatizantes tenham uma reação pesada.

      1. Não sejamos injustos, ele

        Não sejamos injustos, ele também tem provocado bastante risos e gostosas gargalhas, aquela foto e manchete O Diabo veste Prada me fez rir muito. Tem muitas produções geniais do Bessinha lá no PHA, que também são muito engraçadas. Ele não deixa de contribuir com farto material para humor, ah, se tivessemos um Millôr Fernandes …

        1. É bem por aí… a gente tem

          É bem por aí… a gente tem que levar eles na sacanagem; se levar a sério eles ganham… JB, tá apelando; essa do JD foi gol de mão.  Sei que é complicado mas a gente tem que manter a cabeça fria. Afinal, em 12 dias o Ministro Lewandowski mandou 289 decisões. Portanto, JB… ainda faltam… 286 para V. Excia revogar. Nessa velocidade barrichellica, se aposenta, antes de chegar na centésima.

          1. Verdade. O alucinante ritmo

            Verdade. O alucinante ritmo de trabalho dele nos favorece. Bom seria que aquele secretário japonês pedisse uma licença, deve estar cansado o coitado, assim como todos auxiliares que redigiram seus votos.

    2. Marco, não acredito que a

      Marco, não acredito que a destruição do Estado Democrático de Direito – principal objetivo do senhor Barbosa, ancorado pela mídia e elites autoritárias de sempre – seja uma questão jurídica. É uma questão política, da qual depende a preservação do regime democrático.

      Joaquim Barbosa é a cara da ditadura, e a maior ameaça contra a Democracia brasileira desde o fim do regime militar. Na verdade, até alguns presidentes militares se mostraram mais legalistas e democráticos que o senhor Barbosa.

    3. Acho que foi o Lula quem o

      Acho que foi o Lula quem o provocou!

      Acredito que ele acordou com o ovo virado!

      Lula o desafiou!

      Barbosa responde com a caneta togada!

      Concordo que ninguém do PT tem que se meter nesses desmandos…

      Afinal o STF tem 10 ministros além do Id Amim…

    4. Acho muito sensata sua

      Acho muito sensata sua ponderação. Entretanto (by fsp) seria mais suportável e fácil de deixá-lo no ostracismo se tivéssemos certeza que ele viria para a planície agora em abril. Se isso não correr, temos que ter alguma estratégia para que ele não cause mais estragos do que os que já causou. Toda a presepada que ele faz é para garantir espaço por uma semana, mais ou menos, quando apronta outra (acho que ele fica em síndrome de abstinência), numa repetição infinita. Os outros 10 paspalhos suportam tudo. Em nome de que? Medo da mídia? do próprio jb dar um soco em quem ousar criticá-lo/desobedece-lo? Tudo bem que a gente não aceite provocação, pelo menos por um tempo. Mas os outros “colegas”? Não é só o desrespeito às pessoas. Ele está desrespeitando tudo que a gente achava que era garantia legal.

    5. Acredito que você matou a
      Acredito que você matou a charada.

      Ele quer confronto para justificar a candidatura a Salvador da Patria da Direita Miami e do PIG.

  11. Barbosa tem pensamento escravocrata tal qual muitos por ai

    A sobrevivência da matriz escravocrata e a modernização seletiva do Brasil

    GILSON CIARALLO

     

    Resumo

    Resumo: Abordar a sobrevivência de uma matriz estrutural escravocrata nas relações
    sociais contribui para a concepção da modernidade brasileira com base no paradigma da
    seletividade, tal como apresentado por Jessé Souza. A teoria da ação comunicativa de
    Habermas apresenta os elementos constitutivos da modernidade ocidental, os quais
    possibilitam uma interpretação da experiência de modernização brasileira considerando a
    herança de seu passado escravocrata. Tal herança é abordada tendo como referência o
    material empírico analisado por Maria Silvia de Carvalho Franco em Homens livres na
    ordem escravocrata.
    Palavras-chave: teoria da ação comunicativa, modernização seletiva, pensamento social
    brasileiro.

    Texto completo: PDF 

    http://www.revistas.ufg.br/index.php/fchf/article/view/978

  12. Rs
    Eu tenho certeza que o PT

    Rs

    Eu tenho certeza que o PT esta deixando o JB se melar, mas ele é esperto

    vai olhar bem antes de pisar em alguns calos e quando o fizer sera  para

    quebarr o “´pé.

  13. Metáfora de Joaquim: o impostor da festa de Mandela

    Desisti de analisá-lo racionalmente. Ele tem que ser ilustrado pelos chargistas, humoristas, artistas enfim. Fico com a a metáfora: aquele impostor da festa de Mandela, que se arvorou a fazer sinais ridículos como se fossem os da linguagem dos surdo-mudos, é a melhor ilustração metafórica do seu Joaquim.  É bem isso que ele faz no STF.

    1. É verdade

      Boa comparação. Como fofoca saudável, digo que uma amiga que trabalha no STF garante que ele é intratável. De boas intenções o inferno está cheio, camarada Lula.

  14. Mais uma MENTIRA do Joaquim Barbosa…

    Agindo como um ditador à frente do Poder Judiciário, o ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal, revogou decisão do ministro Ricardo Lewandowski sobre o pedido de trabalho de José Dirceu, alegando que o Ministério Público não se manifestou sobre a situação do ex-ministro, que está preso há três meses em regime fechado, embora tenha sido condenado ao semiaberto.

    Era mentira!; parecer da procuradora Marcia Milhomens Sirotheau Corrêa, do Ministério Público Federal, datado de 5 de fevereiro, foi favorável a que o ex-ministro trabalhe; Barbosa está destruindo impunemente o Estado de Direito no Brasil diante de uma sociedade impassível a sua tirania; leia o documento

    http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/129896/Exclusivo-MP-defende-que-Jos%C3%A9-Dirceu-trabalhe.htm

    Como já disse Luis Nassif, o STF se apequena cada vez mais…

    Está minusculo!!!

     

  15. Aparecendo para a torcida

    Gente, este senhor é um poço de fel, porém concordo com os comentários que apontam que o desejo maior deste sujeito é aparecer para a torcida direitista. Ele encarna plenamente aquilo que alguns chamam de populismo judiciário. Ele “prende e arrebenta”… claro, as pessoas “certas”.

                                                                                                                       Silvio L. Morais

  16. Se é assim….

    Se o Presidente do STF, fere e/ou feriu o Regimento do òrgão, e se cabe alguma medida cautelar contra este desrespeito, e os outros membros do colegiado nada fazem o que dizer!!!!

    Se o STF na figura de seu Presidente, que pode não agradar a todos, está a fazer incursões ilegais, e não se toma nenhuma medida parfa coibir isto, nem sei o que dizer!!!

    A ser verdade o que comento, este órgão, está mais para pilhéria, do que para aplicar  a justiça!!!!

  17. PARA MIM,EU PENSO QUE

    PARA MIM,EU PENSO QUE LEVANDOWSKI ESTA DE ENSENAÇÃO COM JOAQUIM BARBOSA,  PARA FAZER ESSE TEATRO TODO , PORQUE,  SE NÃO TIVER, ESSE JOAQUIM MOSTRA O TAMANHO DA BESTA QUE É , PORQUE , SE ELE ALMEJA SER CANDIDATO , O PRESIDENTE DO STF PASSA A SER O LEVANDOWSKI , SE ESSE TOLADO, TIVER VERGONHA NA CARA , COMO EU PENSO QUE UM HOMEM NA POSIÇÀO DELE DEVE TER , TEM QUE IR PRACIMA DESSE BESTA, E PAGAR NA MESMA MOÉDA , COMO , POR EXEMPLO , BARRAR A CANDIDATURA DELE,SE GANHAR ,NÃO DEIXAR ASSUMIR , E OUTRAS COISAS MAIS QUE O CARGO LHE DA O PODER , ASSIM COMO O JOAQUIM TA FAZENDO.

     

    1. No auge das manifestações,

      No auge das manifestações, logo dp que o vândalo marineiro apareceu insuflando bandidos à destruição, num dia que pensei que fossem decretar vacância de poder e concluir o golpe, ele foi arguido sobre seu interesse na presidência e deu a surpreendente resposta: Se me convocarem, eu vou. Ora, em qual situação alguém é convocado para ser presidente ? Acho que ele tem uns 2/3 amigos-fãs nas forças armadas, dum pessoal que não manda mais nada, mas fica crente que vão instalá-lo no poder.

  18. O malandro jb já está em

    O malandro jb já está em campanha. Meteu na cabeça que quer ser presidente do país no grito, e agora? Quem vai enfrentar e dizer para ele que ele não tem competência nem para ser ministro, imagine presidente!

  19. Tudo que o Torquemada quer eh
    Tudo que o Torquemada quer eh o enfrentamento direto, ora do Senado, ora dos demaia ministros do stf, ora do PT.

    Assim, ele terá um álibi e tanto para sair do STF candidato a alguma coisa, nos braços da grande e velha mídia e da direita Miami.

    O melhor a fazer eh nao enfrentá-lo, deixá-lo se enrolar sozinho.

    1. Concordo plenamente. Muito a

      Concordo plenamente. Muito a contragosto vou parafrasear o Lobão: “Não tem paudurescência” para sair por conta própria. Tudo o que ele quer é um processo de impeachment agora para ficar parecendo que foi derrubado pelos “poderosos” que não querem o fim da corrupção. É só esperar o prazo para que ele possa se candidatar, aí sim meter um processo de impeachment nele.

  20. Uma questão de insegurança Jurídica

    Atos fulanizados na Suprema Corte levam de modo claro a insegurança Jurídica no País.

    Quer seja, aquilo que vale nesta semana amanhã não vale mais? Parece casa de doido! Briga de egos, fogueiras da vaidade! Um pouco de discrição e sobriedade não lhes cairia mal.

    O STF, o terceiro poder constitucional da República vai de mal a pior de uns tempos prá cá. Afunda inexoravelmente num mar de contradições e quebra de regimentos internos, sem falar nos malabarismos para não acatar provas contundentes da AP-470 contidas no Inquérito 2474.

    A Câmara e o Senado naquilo que lhes resta de dignidade política deveriam propor uma revisão completa do Supremo, nela incluída a limitação da duração do mandato dos ministros, bem como a eleição pelo voto popular destes juízes.

  21. Teve uma notícia ai que ele

    Teve uma notícia ai que ele iria viajar de novo, agora para uns países da África. Não foi dito o que iria fazer, mas a mim me ocorre que lá na seita secreta que frequenta, ( suponho seja dos Iluminatti,  dado que foi fazer palestra secreta em Yale ), bem o possam ter subido de posto por méritos, e o contemplado com uma espécie de coordenadoria dos colonizados africanos. Se não, o que iria fazer em África este cosmopolita cidadão tipicamente europeu ?

  22. Nossa mas a coisa tá feia

    Nossa mas a coisa tá feia mesmo… agora inverteram tudo e vão intimar primeiro o JPC e, pelo novo entendimento, o prazo cai para 5 dias e aí, depois é JD tb com prazo de 5 dias. Como eles já sabem que a arrecadação do JD ia começar em alta, trataram de colocar JPC na frente e diminuir o prazo para ver se conseguem que JD não arrecade o valor total. Agora é esperar JPC ser intimado e jorrar o máximo na arrecadação dele para aumentar a sobra para qdo Dirceu for intimado a pagar a multa. Parece piada mas o STF tá de fuleragem com a miltância… Como dizia minha avó, ora, dê-se ao respeito, Ministro. Ficar fazendo truquinhos na encolha; armando pegadinha pra militante, um juiz da mais alta corte de justiça do país? Daqui a gente faz tudo escancarado, tá tudo no FB e no TT e no TT ainda indo p/ @STF_Oficial… mais moleza do que isso não tem não. Pra militância é ótimo, qto mais complicado o desafio melhor… Eu agradeço ao STF, nunca aprendi tanto em tão pouco tempo e, o melhor, me divertindo e sem gastar um real.

    1. Estamos de prontidão faz

      Estamos de prontidão faz tempo. Falta só as instruções para começarmos a fazer os depósitos. E afinal, acharam alguma irregularidade nas bisbilhotices que fizeram nas nossas vaquinhas ?

  23. Congresso

    Não consigo parar de pensar no Congresso, no Senado e na paralisia em que chegaram já quase nas eleições. O Zé Dirceu está sequestrado. Se armou a prisão dele por vingança de ter eleito  o Lula. E o Lula falou que nós  brasileiros construímos  o partido de esquerda mais importante da América Latina sem dogmas e preconceitos. E o PT não saiu às ruas para não corroborar com a violência. E o Rui Falcão pede julgamento justo para o Azeredo e o Zé Eduardo age de praxe no pedido de extradição do Pizzolato, então, não espero que alguém erga a cabeça no STF.  Ao fatiar uma sentença penal todos cometeram perjúrio.  

    1. Estamos de mãos atadas.

      Estamos de mãos atadas. Qualquer coisa que façamos, se unem ele+pig+tucanos+esquerdas festivas a defendê-lo como vítima de vingança, porque ele prendeu os corruptos petistas. Vê-se que é isso que ele quer, e por isso não pára de provocar. Temos que ser hábeis e ignorá-lo. Os únicos que poderiam se insurgir seriam os próprios do STF, porque são zeladores da Constituição, mas nós somos suspeitos, pois se somos partidários dos réus …

  24. O rei das licenças médicas

    Tomando assim tantas decisões ilegais fica claro que Joaquim Barbosa está querendo criar um clima propício para sua saída do STF e se candidatar a presidente da república. Se for via impeachment melhor ainda. Vai sair como aquele que queria acabar com a corrupção no Brasil mas foi impedido pelsos “poderosos”. “Mostra a tua cara” Barbosa. pensa que está enganando a quem?

  25. Joaquim aprendiz de político.

      O Presidente do Supremo Tribunal Federal, ainda precisa estudar muito para entender de política. Quem manda ser um aluno rebelde, pois na hora que teve oportunidade de aprender com o grande mestre Luiz Inácio Lula da Silva, o mesmo preferiu faltar as aulas e ir para Miami fazer investimentos. Vamos ter calma pessoal, que pessoas como Joaquim Barbosa, tropeça nos próprios passos e em breve, muito breve mesmo, vai cair na realidade e verificar que está sendo um instrumento da Direita para destruição do Governo Trabalhista. O povo brasileiro não é bobo e já está percebendo a manobra do Joaquim Barbosa, com uma ajudinha da mídia partidarizada para tirar o Partido dos Trabalhadores do destino da Nação. Suas ações de perseguição indiscriminada ao Partido dos Trabalhadores, o estão descredenciando para chegar a algum cargo mais importante da República. 

    1. Acho que na mentalidade dele

      Acho que na mentalidade dele político é assim como ele está agindo, falando mentiras, fazendo corrupção, cultivando a arrogância: assim ele acha estar se habilitando adequadamente. Pois se é tucanos fanático, como não se cansa de dar mostrar, ele imita os tucanos, não Lula, que ele deve achar um verdadeiro boçal, um molusco 9 dedos canceroso. Pois ele não lê veja ?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador