CNJ revoga suspensão do juiz Valois nas redes sociais

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Corregedor voltou atrás e reconheceu que publicações do juiz garantista não possuem caráter antidemocrático

O corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, voltou atrás e revogou nesta quinta-feira (15) a suspensão dos perfis nas redes sociais do juiz da Vara de Execuções Penais de Manaus (AM), Luís Carlos Valois.

Em janeiro, na decisão que baniu Valois das redes sociais, o ministro Salomão argumentou que o juiz violou a Constituição e o Código de Ética da magistratura ao emitir opiniões de cunho “político-partidário” no Twitter, Facebook e Instagram.

Valois ganhou projeção nas mídias sociais por ser garantista e defensor dos direitos humanos. Nas postagens apontadas por Salomão, há ironias ou críticas às falhas no sistema de Justiça, a politização do Judiciário e ao ex-governo de Jair Bolsonaro e apoiadores.

Ao voltar atrás da própria decisão, Salamão argumentou que “especificamente no caso dos presentes autos, não se verifica a incitação a condutas sociais antidemocráticas que extrapolam o exercício de atividade, em tese, político-partidária“.

Nesse contexto, defiro os requerimentos (…) a fim de revogar a liminar anteriormente concedida e que determinou a suspensão das redes sociais do magistrado reclamado, consideradas as razões aqui já expostas“, determinou o ministro.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn”      

Direitos humanos para golpistas?

Em janeiro, pouco antes da decisão do Conselho Nacional de Justiça (CBJ), Valois vinha abordando nos seus perfis nas redes sociais a prisão de golpistas que invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro.

Nas publicações, o juiz explicava temas desvirtuados pelo bolsonarismo, como o auxílio-reclusão. À época, ele concedeu entrevista ao jornalista Luis Nassif sobre o caso. Confira:

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Acima diz que estou conectado como Ana Gabriela Sales. Não conheço e nunca ouvi falar desta pessoa. Algo está errado. Se alguém a conhece, por favor, a informe sobre o erro nesta coluna de comentários. Grato. Sérgio.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador