Dallagnol: Lei contra abuso de autoridade vai “calar de vez a Lava Jato e o juiz Sergio Moro”

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Reprodução

Jornal GGN – Procuradores da Lava Jato divulgaram vídeo nas redes sociais pedindo que a sociedade “viralize” a opinião da força-tarefa contra a tentativa do Senado em aprovar uma lei contra crime de abuso de autoridade. 

No vídeo, o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima diz que “esse projeto promove verdadeira vingança contra a Lava Jato. O que desejam é processar criminalmente o policial que os investiga, o procurador que os acusa e o juiz que os julga.”

O coordenador da força-tarefa do Ministério Público Federal, Deltan Dallagnol, disse que admitir a aprovação do PLS (projeto de lei do Senado) 85/2017, relatado por Roberto Requião (PMDB), é “calar de vez a força-tarefa da Lava Jato e o próprio juiz sergio Moro. Não permita que isso aconteça”, apela.

O projeto, que será apresentado em caráter definitivo à Comissão de Constituição e Justiça do Senado nesta quarta (19), elenca uma série de ações que podem ser consideradas abuso de autoridade, passíveis de processo e, em caso de condenação, podem levar a até quatro anos de detenção, pagamento de multa e, no extremo, a perda do cargo público.

O GGN fez um levantamento de episódio da Lava Jato que se enquadram em alguns artigos propostos pela lei. Leia mais aqui

Leia também:

Como ficou o relatório final da lei contra abuso de autoridade

Requião submeteu trecho da lei contra abusos de autoridade à aprovação de Sergio Moro

 

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

46 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Então essa é a melhor

    Então essa é a melhor propaganda do projeto de lei.

    Tem que ser aprovado para ontem, se é tão eficaz assim.

    É ver a série histórica do crescimento do nosso PIB.

    Até 2013 era o País mais corrupto da História da Humanidade, mas havia crescimento, emprego e renda e o País se desenvolvia razoavelmente.

    De 2014 para cá, a corrupção no Brasil acabou, fomos limpos pela lava jato e pelo inclito Moro, porém o PIB não mais cresceu, ao contrário já há uma queda que beira os 10%, o desemprego é altíssimo, as micro e pequanas empresas estão em ruinas, o desalento é geral, a taxa real de juros é altíssima, mas a taxa de juros nos bancos oligopolizados ainda não caiu, e a renda da população, que está totalmente endividada, está baixíssima. 

    O que preferem, lava jato, sem corrupção, sem desenvolvimento e sem empregos ou Sem lava jato, com desenvolvimento e com empregos ?

    Cada um que tira suas próprias conclusões.

  2. Passado o porre vem a

    Passado o porre vem a ressaca. É disso que estão com medo. Os generais torturam e mataram, mas mantiveram as armas e comando das divisões após o fim da ditadura. E eles após a Lava Jato o que terão pra enfrentar um governo nacionalista que será eleito e a vingança dos grandes empresários por eles prejudicados que ainda terão bilhões? kkkkkkkk

    1. O governo Ncionalista não

      O governo Ncionalista não poderá desfazer a obra dos golpistas.

      Eles vão estar nos Estados Unidos protegidos pelo governo Americano…

       

       

  3. Ditadores de merda. Esbirros

    Ditadores de merda. Esbirros autoritários. Respeitem a instituição Justiça, respeite as Leis, cumpram a Consituição que vocês jamais serão calados.

  4. Na verdade muitas das

    A maior novidade, a meu diletante e leigo sentir, é a inclusão das firmas de mídia como arma.

    Na verdade muitas das providências tomadas pela PF, pelos promotores chefiados por Deltan Dallagnol e pelo juíz Sérgio Moro já são ilegais faz tempo, a ponto da ONU aceitar denúncia e pedir explicações ao governo Temer.

    Mesmo assim talvez, nesses novos tempos, toda restrição a policiais, promotores e juízes seja benvindas. É que parece que antes essa turma agia com bom senso, moderação e vergonha na cara. Agora parece que, nessa área, está tudo muito vulgarizado, muito pobre. E não estou falando dos rios de dinheiro que essa turma ganha oficialmente (sem falar nos por fora em forma de prestígio, mordomia, favores, deferências e talvez em espécie mesmo. Algum recurso há de haver para moderar esses descontrolados poderes.

  5. ah…os meninos abusados

    ah…os meninos abusados querem continuar abusando!

    e pedem apoio pra barrar… puniçaõ ao abuso de autoridade! q bonitinho!!!

    orgulho pra uma familia toda, isso(SIC).

    gente pequena, mas o brasil é maior. muito maior q isso td.

    sem crime, sem impeachment!

    bora carminha e janota! ganham 50mil/mes pra jogar conversa fora e desfilar de modelito jujus?

    bora trabalhar! se não quiserem, um passo atrás – por favor.

    tem gente q quer e tem gente q precisa.

     

    já babou o golpe. ninguem mais topa estar na foto ao lado de golpista.

    1. Babou ??? Por isso que o

      Babou ??? Por isso que o pré-sal continua sendo entregue, por isso que a terceirização está sancionada, por isso que Temer está no poder e Lula será preso ??

  6. Pela claridade, fizeram isso

    Pela claridade, fizeram isso em horário de expediente, em total desrespeito por quem lhes pagam seus nababescos salários.

  7. Interessante…Internet, com

    Interessante…

    Internet, com todo acesso possível a praticamente tudo e ainda nascem fascistas…

    Isso está mais para doença, do que para democracia…

    A justiça tem que responder a justiça!

    O que deve ser melhorado é educação do povo e escolas com educação politica!

    Se não tivermos educação politica falharemos no momento que se pode denunciar!

    Temos que ensinar que tanto sonegação e corrupção enfraquecem a sociedade e todos perdem!

    Temos que ter na sociedade a noção de é vergonhoso corromper!

    Isso tem que acontecer!

    Outra coisa é melhorar a capacidade  de investigação da policia, do MP!

    Outra seria um judiciário mais ágil e confiável!

    Não se pode ter um judiciário com interpretações subjetivas da lei!

    Para que então a lei?

    Outros paises conseguiram, por que nós não podemos conseguir?

    Todo espetáculo causado até agora se tornou há poucos dias totalmente em vão!

    Corrupção e sonegação são irmãs, com o agravante que sonegação nem parte vai para os cofres!

    Só um participante do golpe conseguiu se livrar de 25 bilhões em multas do cart!

    E as vendas de ativos da Petrobrás a preço de banana?

    E os juros criminosos da PEC 55?

    Até o PAPA não virá ao Brasil!

    Volto a repetir, os investidores que vão investir no brasil virão como quem vai a um prostíbulo!

    Estou exagerando?

    E ai?

    Onde está o benefício do combate à corrupção de um modo fascista?

  8. Quer dizer que o que os

    Quer dizer que o que os parlamentares desejam é processar criminalmente o policial que os investiga, o procurador que os acusa e o juiz que os julga?

    O parágrafo único, do art. 21, do Projeto de Lei contra o abuso de autoridade dispõe que quem mantém, na mesma cela, criança ou adolescente na companhia de maior de idade ou em ambiente inadequado, incorre na pena de detenção de um a quatro anos, e multa.

    Dallagbosta, tu já viste algum parlamentar criança?

    Tu queres botar uma criança numa cela, ainda por cima na companhia de um adulto, ou em ambiente inadequado, e eu vou te aplaudir?

    Vai tomar no caneco, seu Claca de Jabota.

    Espera que eu vou viralizar as redes sociais mas vou viralizá-las é para que tu devolvas o salário fura-teto constitucional que tu recebes indevidamente, todos os meses.

  9. Leiga

    Aquela opinião de quem não conhece a fundo a legislação a respeito, mas que diante da hipocrisia, escárnio e absoluta falta de noção e de grandeza, verbaliza o pensamento:

    Se “ninguém está acima da Lei” e se a Lei “é igual para todos”  porque um tratamento diferenciado? Abuso de Autoridade é ato cometido e tipificado por e para quem é autoridade. Não é bom? Então revogue-se para todas as autoridades.

    Chega de Deuses e Semi-Deuses. Não é isso que se prega por aí?

  10. Acabei de assistir na TV

    Acabei de assistir na TV Senado a sessão da Comissão de Constituição e Justiça na qual o senador Requião leu o seu relatório concernente ao projeto de lei que trata o abuso de autoridade. 

    Esse procuradores simplesmente M E N T E M. São, portanto, mentirosos. O próprio MP, via Janot, contribuiu com sugestões. As preconizações em nada, absolutamente nada, afetam a Lava a Jato e particularmente o Juiz Moro. Inexiste direcionamento de qualquer espécie e seu foco são as extrapolações dos agentes públicos em geral e não só os “iluminados” do parquet e o Juiz premiado da Globo. 

    Pura desonestidade intelectual é o que exercitam esses senhores. 

     

  11. Srs. Senadores aprovem já!

     

    Quem pensa que esses senhores enganam?

    É dever do Congresso aprovar essa lei imediatamente, ou então seremos governados pelo JUDICIÁRIO e o

    MINISTÉRIO PÚBLICO.

    Aprovação já.

  12. Calar

    Depois do irresponsável show midiático do Power Point fajuto, deixei de ler qualquer coisa vinda desse rapaz. Mas “calar de vez a Lava Jato e o juiz Sérgio Moro” assim como todos os demais procuradores e juizes é o que toda a sociedade deve pretender. Não consta que sejam atribuições de procuradores e juízes a exibição  permanente de suas ideias e desejos  nem de acusações sem prova na mídia, para induzir a opinião pública a aceitar suas alegadas “convicções”. Ao contrário, o silêncio é prova de seriedade e de responsabilidade, ausentes sempre que funcionários públicos se exibem.

  13. estes caras não trabalham

    estes caras não trabalham não?

    E já passou da hora de tomarem um processo na fuça

    E estão preocupados, porque seu irmão maior (rede grobo) já não está mais nem aí para esses safados

  14. Vergonha!

    Toda sociedade promove eventos que, passados, as novas gerações tem vergonha de rever. A França, por exemplo, produziu dois, o terror, durante a Revolução, e o alinhamento com o nazismo, pós II Guerra. No caso da França, a sociedade avançou…

    Por aqui, um desses eventos de vergonha futura, é essa tal Operação Lava Jato que, mesmo sendo um ponto fora da curva, que todas as sociedades promovem para avançar, produziu foi esse arremedo de aplicação da lei, de maneira avançada, mas que tem servido para levar a sociedade, uns bons passos atrás.

    Esse senhor Dallagnol , e o seu powerpoint, devem, foço ideia, estar sendo alvo de piada no meio dele, que não deve estar sendo fácil.

     

  15. Um abuso de autoridade, por

    Um abuso de autoridade, por exemplo, foi quererem esses procuradores, antes de estudarem direitinho tudo a respeito do tal triplex, que quiseram empurrar goela abaixo para o povo brasileiro acreditar numa versão mentirosa, hoje verem-se desmoralizados, afinal não foi um mês, nem um ano que rolou essa anedota. Pra quê? Do mesmo modo que Moro não pediu desculpas também a Lula após aquela patacoada que fizeram com o ex-presidente, também esses moços-feios, desinonçados nada farão. Vão fingir que nada aconteceu, enquanto o triplex tá lá, sabe-se com que dono.

    Eliana, a Baiana, anda meio de saco cheio com a ausência de nomes de magistrados nas delações, se, pra ela, seria impossível tanta roubalheira sem que algum magistrado não soubesse de nada. É bom demais ver essa tucana, oou ex-tucana, mais uma vez expressando seus sentimentos sobre sua classe togada, que ela parece sentir vergonha de alguns, talvez por conhecimento de nomes e endereços, mas que sua posição ainda, por enquanto, não a permitiria revelar. Que ela sabe, isso sabe. 

  16. Diz o Power Point

    “O que desejam é processar criminalmente o policial que os investiga, o procurador que os acusa e o juiz que os julga.”

     

    E qual o problema?

    Se o policial, o procurador e o juiz estiverem dentro da Lei, serão inocentados.

     

  17. Juiz, procurador, deputado,

    Juiz, procurador, deputado, senador, presidente são servidores públicos. Quaisquer que use do abuso de poder deve ser punido. Não vejo nenhuma ameaça a lava jato. Pelo contrário, esse projeto vai por transparência a qualquer investigador e investigado. Se o juiz, policial federal, procurador, deputado, senador agirem corretamente não há do que temer. E além do mais, sendo o relator desse projeto uma pessoa do caráter do Senador Requião tenho certeza que quem ganhará com isso vai ser os três poderes. Cabe aos juizes, procuradores, policiais federais fazerem seu trabalho investigativo baseado em provas concretas e pronto. Assim como existe empresário que usa do abuso de poder, assim também existem juízes, procuradores, deputados, senadores que abusam do poder. Portanto, esse projeto vai por um equilíbrio pára todos…

  18. Será que temos mais três

    Será que temos mais três patetas. Agora, três patetas federais.

    Sou completamente a favor da lei de abuso. No judiciário, MPF, PF, STf não há deuses.

    Se cometerem erro grosseiro ou coisa parecida com o que faz a lava rato, tem de ser punidos. E não é com aposentadoria compulsória não.

  19. Na iniciativa privada seriam

    Na iniciativa privada seriam demitidos por gastar recursos em processos que nao geram nenhum tipo de retorno. Como podem mobilizar auditores, policiais, etc pra algo que de inicio parece nao ter pé nem cabeca?

    No funcionalismo publico nao existe nenhuma auditoria? Um funcionario publico pode passar a vida inteira sem produzir nada de relevante ou gastar recursos a rodo e nao gerar nenhum tipo de punicao?

  20. Jogral

    Mal tivemos tempo para deixar de rir do POWERPOINT e agora os moçoilos me vem com um Jogral? Onde eles pensam que estão? No colégio? Fazendo trabalhinho de classe? Ora, vão trabalhar, vão! Não tem mais o que fazer?

  21. Finalmente. Dane se a lavajato.
    Dallagnol: Lei contra abuso de autoridade vai “calar de vez a Lava Jato e o juiz Sergio Moro”

    Graças ao Requião! Camisa de força nos fanáticos já!

  22. “Dallagnol: Lei contra abuso de autoridade.

     

    “Dallagnol: Lei contra abuso de autoridade vai “calar de vez a Lava Jato e o juiz Sergio Moro””.

                                           Será que essa gente só sabe trabalhar fora da lei?

    Peçam demissão e vão trabalhar para MARCOLA cambada.

     

  23. Uma curiosidade: a mulher que

    Uma curiosidade: a mulher que aparece no video é delegada que foi representada pela atriz Flavia Alessandra no filme da Globo contra o Lula…..parece ser a tal Erika Marena, acusada por Marcelo Auler, por prática de abuso…se não me engano ela foi inclusive afastada da Lava Jato

    http://marceloauler.com.br/na-acao-contra-o-blog-delegada-da-lava-jato-rejeita-representacao-que-assinou/

    Um adendo: a mulher misteriosa é Isabel Cristina Groba Vieira, defensora de abusos como o grampo ilicito, como o usado contra a presidenta Dilma, que fez parte do golpe de Estado

    https://blogdoliberato.blogspot.com.br/2016/12/quais-procuradores-tinham-os-relatos-de.html

  24. Só para lembrar, lei penal

    Só para lembrar, lei penal não retroage. Portanto, por mais revoltantes que sejam os exemplos de abuso de autoridade elencados na tabela, os autores não são puníveis, a menos que as ações já fossem tipificadas antes da nova lei.

    1. Lei Penal

      Lei penal antigamente retroagia  “in bonam partem“.

      Se algo deixou de ser crime quem foi punido por lei anterior tem direito a ter sua conduta imediatamente descriminalizada.

      Quero crer, portanto que a lei penal pode retroagir.

      No caso em pauta, a lei vai coibir abusos posteriores e seria esse o seu objetivo maior, considerando-se que todos os legisladores perigam de enfrentar os atuais aplicadores da lei.

  25. O que vai silenciar a lavabosta são seus próprios abusos

    Os Jateiros acham que são legisladores, e não aplicadores da lei.

    Bando de bundas moles, apropriadores indébitos dos recursos públicos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador