Gilmar Mendes não tem competência para soltar Barata, diz MPF no Rio

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Fellipe Sampaio/STF

Jornal GGN – Gilmar Mendes não tinha competência para conceder habeas corpus para o empresário Jacob Barata Filho, pois quem cuida da operação Cadeia Velha no Supremo Tribunal Federal é o ministro Dias Toffoli. Com base nessa reclamação do Ministério Público Federal no Rio de Janeiro, a Procuradoria Geral da República, sob Raquel Dodge, analisa nesta segunda (4) se apresentará um questionamento formal a Gilmar.
 
Segundo reportagem de O Globo, a decisão de Gilmar, que soltou pela terceira vez o empresário acusado de desvios no transporte público do Rio, foi questionada pelo procuradores que atuam na operação Cadeia Velha.
 
O ministro, além de conceder habeas corpus contra prisão decretada por ordem do juiz Marcelo Bretas, aproveitou e estendeu o benefício contrariando uma outra ordem de prisão, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. Na visão de Gilmar, embora os casos tramitem separadamente, haviam semelhantes que justificavam a concessão do recurso. Um especialista ouvido pela reportagem afirmou que Gilmar autou que se ele estivesse sendo contrariado.
 
“A decisão do TRF-2 não tem nada a ver com a decisão do juiz Bretas. É uma decisão baseada em outros fatos. E o eixo de competência da Cadeia Velha começa no TRF-2; no STJ, vai para o ministro Felix Fischer; e, no STF, ficou prevento o ministro Toffoli, tanto que, dias antes, ele tinha negado habeas corpus para os deputados Picciani e Paulo Melo. A decisão do ministro Gilmar surpreende não só porque ele revoga uma decisão do TRF-2 para o qual ele não é competente, como também porque ele, simplesmente, passa por cima da competência do ministro Felix Fischer. Esse salto, pulando não só o STJ, mas indo para um ministro que não é o prevento, surpreende e indica que essa decisão precisa ser revista — afirma a procuradora regional da República no Rio, Silvana Batini, que atua na Cadeia Velha”, publicou o jornal Gazeta Online.
 
O procurador José Augusto Vagos lembrou que Gilmar é alvo de uma ação de suspeição justamente por ter beneficiado Barata com a liberdade condicional, sendo que mantém relações de amizade com o empresário. Vagos disse ao jornal que a demora do Supremo em analisar o questionamento sobre a imparcialidade de Gilmar traz insegurança “jurídica” para a operação.
 
Em nota à imprensa, a defesa de Barata disse que “a alegada usurpação da competência do Ministro Dias Toffoli pelo Ministro Gilmar Mendes é falaciosa.”
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Por falar em usurpação de

    Por falar em usurpação de competência, gostaria de saber desse pessoal do MPF o  porquê de Lula estar sendo julgado em Curitiba.

    1. fala baixo…

      perguntar muito menos

      porque condenação pode ser revertida por aí, já que foi reconhecido por Moro que não tem nada a ver com Petrobras

       

  2. Ah, é?! “Como se ele
    Ah, é?! “Como se ele estivesse sendo contrariado”, é?!

    Ora, foi assim com Daniel Dantas, outras e mais outras vezes. Trata-se de um politiqueiro ordinario, vulgar; que não hesita em julgar contra a Lei, pir não gostar desta ou da cara de quem esta na lide.

    Enquanto forem tratados com esse “cavalheirismo”, esses valentões continuarãfo a fazer o que quiserem.

  3. Falem o que quiserem…

    Mas o ” coronel do MT ”   sabe o valor de ser uma ” BOLA 7 ”  !!  Se  os  outros  10 juízes  não sabem, problema deles !!

    E , ele tá  ” cagando e  andano ”  sobre o que pensam ” seres inferiores ”  da  cadeia  alimentar judiciária !!!

  4. Gilmar Mendes está preocupado
    Gilmar Mendes está preocupado com competência.
    Mandou soltar e ponto final.

    Se mandar prender outras vez meus amigos, vou dá voz de prisão aos juízes.

    Quem manda nessa bagaça sou eu.

  5. Mal necessário

    Não percebem? Na atual conjuntura, Mendes é um mal necessário. De tudo que assistimos ele é o único que mostrou ter culhões. Para uma república, é preferivel um ministro como Mendes do que um juiz que tem como livro maior a Bíblia.

  6. Gilmar só mete o bedelho onde sabe que pode meter…

    mete um aqui, outro ali, que seguido de outro acolá, passa a ser, em sentido mais amplo, de competência nacional

    tudo a depender do motivo da prisão

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador