Para Marco Aurélio, padrão do STF ficou arranhado durante gestão de Barbosa

Do O Globo

Marco Aurélio critica Barbosa e diz que padrão do STF ficou arranhado com sua gestão
 
Ministro reconhece que Barbosa passa para a história como o relator da ação penal do mensalão
 
POR EVANDRO ÉBOLI E EDUARDO BRESCIANI

BRASÍLIA – O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou a gestão de Joaquim Barbosa na presidência do tribunal e afirmou que é preciso resgatar a liturgia do cargo. Para o ministro, o padrão ficou “arranhado” com a gestão de Barbosa, que participou nesta terça-feira da última sessão na Corte antes de se aposentar.

– O resgate da liturgia precisa ser observada. As instituições crescem quando nós proclamamos valores, quando nós observamos a necessidade de manter o alto nível. Precisamos voltar ao padrão anterior, que não é só da Fifa, mas que deve ser também o das instituições brasileiras. E esse padrão ficou arranhado na última gestão – disse Marco Aurélio.

 

Perguntado que balanço fazia da gestão, disse:

– O grande público acompanhou os trabalhos do tribunal e não preciso dar resposta a esse questionamento.

Para Marco Aurélio, Barbosa deveria ter mais apego ao cargo e ao trabalho no STF.

– Ele poderia realmente demonstrar um apego maior ao ofício judicantis, dedicando mais tempo ao tribunal e completando o biênio. Houve uma quebra da ordem natural das coisas. Não me lembro de outro presidente ter renunciado à própria presidência – disse Marco Aurélio.

– Reconheço que ele passa para a história como o relator da ação penal 470 (mensalão). Mas a ação penal não foi julgada apenas pelo ministro Joaquim Barbosa.

Minutos antes, ainda durante a sessão, e após Joaquim Barbosa deixar o plenário da Corte sem se despedir dos demais Marco Aurélio Mello afirmou a Ricardo Lewandowski que caberá a ele “resgatar os valores” do cargo máximo de chefia do Judiciário.

– Vossa excelência vai assumir a presidência do poder judiciário. Estamos numa quadra em que precisamos resgatar os valores quanto a essa mesma chefia”, afirmou Marco Aurélio.

 

Redação

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Perguntado que balanço fazia

    “Perguntado que balanço fazia da gestão, disse:

    – O grande público acompanhou os trabalhos do tribunal e não preciso dar resposta a esse questionamento”:

    Depois sorriu timidamente e adicionou:  “Eh que eu nao vi pois eu estava na outra fila, a dos que querem ser bons juristas”.

  2. melhorou em parte

    Marco Aurélio, nos formalismos do cargo estamos de acordo considerando que o senhor não passa disto, quanto ao resto poderia comprar um apto em Miami, pedir aposentadoría e melhorar desta forma mais um tiquinho o stf.

    Fazer recomendações ao Lewandosky….quanta pretençaõ!!!!!

  3. Frustraram-se quem esperava

    Frustraram-se quem esperava  gestos largos de JB. Egocêntrico,paranoico, não vê  a hora    de  desfrutar  do isolamento  anônimo  de Miami. Decepcionado consigo mesmo, por não ter  conseguido levar até o final seu projeto de  mesquinha vingança  contra quem  julgou  humilhá-lo:José Dirceu. Este ,  disse-lhe  francamente o que pensava  do ritual de  solicitação de voto e apoio ao pleito de ministro do STF, a isso entendeu como ofensa pessoal,humilhação a ser reparada. J B,sai menor do que entrou,mesmo para  aqueles  que  admiram  sua imagem  de justiceiro de histórias em quadrinhos.

  4. Ministro MAM quase me matou

    Ministro MAM quase me matou na sessão de hoje qdo perguntou a JB se ele não estaria na Corte em… agosto!!!!! JB, respondeu que ESPERAVA não estar…  Mas, ao final, coube a ele como o mais antigo em plenário, fazer o discurso de ” posse” do novo presidente. Eu não quero nem saber se JB vai ou fica, se assinou ou não assinou a aposentadoria. Ministro Lewandowski é o presidente e pronto. Agora, é daqui para frente e eu levo a maior fé na atual composição. O negócio vai ser barrar as investidas políticas do consórcio Mídia/MPF.

  5. Barroso discorda

    E elogiou a fuga do “padrão de Justiça” caracterizado pela impunidade. Alvíssaras! Azar que sobrou nas costas de petistas primeiro.

    1. Barroso disse isso?  Permita

      Barroso disse isso?  Permita me te indicar de quem ele tava falando.

      Uh…  nao, pensando bem, nao vou fazer isso nao.  Advinhe de quem.  Tem que ler o item acima primeiro, se nao for muito trabalho.

  6. O mais chocante na quebra da

    O mais chocante na quebra da ritualistica do Tribunal foram as continuadas INTERRUPÇÕES da fala de outros Ministros quando estes liam seu voto, eram interrompidos pelo Presidente que não os deixava continuar a leitura. Foi algo impressionante e que não teve a reação devida a tempo, deviam dizer “não concedo aparte a V.Excia.” , é assim que se faz em tribunas quando alguem invade o tempo do outro sem permissão. As sessões se tornaram um mau espetaculo.

  7. Mas

    Hj fui comprar ração para meu cachorro e ouvi o seguinte de um sujeito falando com o dono do estabelecimento:

    –Vc viu o Barbosa falou que para homenageá-lo, bastava não votar no PT, e concluiu com satisfação,”Este homem é sério demais”.

    Aí fui pesquisar e esta frase é um boato que está rolando na internet e como o sujeito era evangélico, tem um site gospel espalhando isso. Resumindo: o batman é herói para muitos desinformados.

  8. Padrão Barbosa

    Saiu sem se despedir…. Nossa, como Joaquim Barbosa conseguiu colocar toda a corte contra ele… E essa de jogar agora a responsabilidade de resgate de credibilidade da corte toda em cima de Ricardo Lewandowski ? Todos ali têm sua parte de culpa na farsa da AP 470 armada por Joaquim Barbosa, Gurgel e cia, a qual resultou nessa escandolosa presidência de Barbosa. Seja por fazerem parte da armação, seja por coerção ou incompetência.

  9. Para daqui em diante, virada

    Para daqui em diante, virada esta pg, que o min RL fique bem longe das fofocas e picuinhas do MA e de mais alguns..

  10. depois da super exposição aos

    depois da super exposição aos holofotes, durante o julgamento da AP 470 (alguns ministros já gostavam de falar pelos cotovelos, mesmo antes disso), vai ser um trabalho árduo e longo juntar os caquinhos do stf. que segurança, nós pessoas comuns, teremos de que sentenças são dadas em função de provas, de fatos, de análises à luz da legislação e não em simpatias pessoais, amizades ou ódios? não será trabalho de uma só pessoa, no caso o min. Lewandowski. E poderia começar pelo próprio Marco Aurélio, evitando falar do ministro que sai, depois de ter dado tanto espetáculo ao longo de sua permanência no stf. Pra mim, “liturgia do cargo” vai muito além de salamaleques, vênias e togas. Estudar os processos, definir o que é competência do stf e evitar julgar roubo de galinhas já seria um bom começo.

  11. Comentário

    Gostaria de saber a que “padrão” o Marco Aurélio se referia quando falou essas bobagens. E principalmente, depois de testemunhar o Modus Operandis do Levandowski, sugerir que ele irá restaurar os valores do cargo de presidente STF. Hoje esse STF não passa de de um cartório do Planalto, ou seja está apenas para referendar as barbaridades desse governo corrupto. Quem é que hoje, após a saida do Min. Joaquim Barbosa, ostenta um perfil de caráter, independencia e seriedade nesse antro chamado STF. Não me ocorre nenhum nome. O próprio Marco Aurélio, foi comprado pelo governo, com a nomeação de sua filha para ser desmbargadora federal, atropelando outros candidatos mais experientes e, segundo conhecedores dos postulantes, mais competentes do que ela. Se ele fosse um homem íntegro, teria proibido sua filha de aceitar tal nomeação. Portanto, esse cidadão não tem moral para criticar ninguem; principalmente Joaquim Barbosa, é melhor se manter calado.

  12.    Reconheço que ele passa

       Reconheço que ele passa para a história como o relator da ação penal 470 (mensalão). Mas a ação penal não foi julgada apenas pelo ministro Joaquim Barbosa

    Ora, ora, ora……. ah não??  Então foi por quem??? Era só o que faltava.  Por tudo  que vimos, e vimos muita coisa…..JB praticamente escorraçou quem tentasse votar diferente dele.  O que mais se viu foram barbaridas jurídicas, justamente para acompanhar o voto do presidente e relator…..chegamos ao cúmulo de ouvir as seguintes frases proferidas:

     De Rosa Weber ” Não tenho prova cabal contra Dirceu mas vou condenálo pois a literatura jurídica me permite” e, de GM, “Não se torna necessário que existam crimes concretos cometidos”.  Ou seja….pessoas foram condenadas, sem provas contra as mesmas…..  um verdadeiro atentado contra o Direito.

     

    A AP-470 foi um julgamento partidário com uma intenção bem difinida…..anular o PT e suas lideranças.  O Sr. MAM em muito colaborou para esses absurdos…..não teve estofo para se posicionar. E agora, pra variar, já está correndo atrás dos seus 15 minutos de fama, de novo.  Oh! “homi” que gosta de uma média…ops, mídia!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador