Ótimo e estranho encontro entre Neil Young e Devo

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Sugerido por Jair Fonseca

Neil Young, mestre das guitarras mais insanas do rock, e Devo, banda de rock new wave, igualmente insana. Ontem morreu Bob Casale, o ótimo guitarrista da banda. Segue a mais impressionante e estranha performance de “Hey Hey My My”, célebre canção de Young, em trecho de seu filme Human Highway (1982). A bizarra criatura tocando e cantando no bercinho é Booji Boy, personagem de verdade do Devo.

http://www.youtube.com/watch?v=0BJKXd7E-38

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bob Casale, fundador dos

    Bob Casale, fundador dos Devo, morre aos 61 anos
    MÁRIO LOPES 18/02/2014 – 20:34
    O guitarrista e teclista da histórica banda new wave foi vítima de uma crise cardíaca na segunda-feira.

    Bob Casale, “o meu irmão ponderado, artista sólido e um engenheiro de som talentoso”, escreveu o seu irmão Gerard em comunicado DR

    Era um dos membros fundadores dos Devo, uma das bandas mais marcantes, criativas e, por que não?, hilariantes da new wave. Estetas nonsense, criadores de rock espasmódico, inclassificável, apresentaram-se da forma mais certeira possível. Foi em 1978: Q: Are We Not Men? A: We Are Devo!. Bob Casale, o Bob 2 do grupo (o lugar cimeiro na hierarquia Bob pertencia ao guitarrista Robert Mothersbaugh), era guitarrista, teclista e também o ouvíamos entoar coros. Gerard Casale, o irmão que com ele criara a banda em 1972, deu a notícia esta terça-feira. Bob 2 morreu segunda-feira aos 61 anos, vítima de crise cardíaca.

    “Como membro original dos Devo, Bob Casale esteve nas trincheiras comigo desde o início. Era o meu irmão ponderado, um artista sólido e um engenheiro de som talentoso, que dava sempre mais do que tinha”, escreveu o irmão Gerard em comunicado enviado à imprensa americana. “A sua morte súbita, de circunstâncias que conduziram a um ataque cardíaco surgiu como um choque tremendo para todos nós”.

    Entre o final da década de 1970 e meados da de 1980, os Devo foram uma banda que aplicou ao universo rock uma dimensão de activismo pelo absurdo (com aparato cénico equivalente, como se comprova pelas fardas e outros adereços que envergavam) virtualmente inigualável. Ao mesmo tempo, demonstravam uma sensibilidade pop na composição que os conduziu acima do estatuto de culto: canções como Whip it, Mongoloid, Working in the coal mine ou a versão robótica de (I can’t get no) satisfaction”, tornaram-se clássicos do pós-punk.

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=IIEVqFB4WUo%5D

    Em 2010, com a edição de Something For Everybody, puseram fim a um hiato discográfico de vinte anos. Os concertos prosseguiram e as fardas icónicas e os chapéus em cone, naturalmente, continuavam a ser visto em palco. Porquê mudar? O nome da banda nasceu baseado no conceito de “de-evolution” (algo como “involução”), que aplicavam a uma sociedade ocidental que consideravam estar em processo de regressão. Não mudaram a opinião desde então. Naturalmente, mantiveram as fardas e os chapéus. Agora, um ano depois de perderem o baterista Alan Myers, vencido por um cancro no estômago, desapareceu-lhes Bob Casale, o Bob 2.

    http://www.publico.pt/cultura/noticia/bob-casale-fundador-dos-devo-morre-aos-61-anos-1624255

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador