Apoio do brasileiro à democracia bate recorde, segundo Datafolha

Pesquisa mostra que 75% dos entrevistados prefere atual regime; apoio avança conforme o grau de instrução e a renda familiar

Arte: Reprodução

Jornal GGN – O apoio à democracia atingiu níveis recordes em meio ao agravamento da crise política do governo Jair Bolsonaro: segundo pesquisa Datafolha, 75% dos entrevistados consideram o regime democrático o mais adequado, e 10% consideram a ditadura aceitável em algumas ocasiões.

A mesma pergunta foi feita na pesquisa de dezembro e, na ocasião, 62% apoiavam a democracia e 12%, a ditadura.

Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, a migração das opiniões pró-democracia ocorreu entre aqueles para quem tanto faz o regime político em vigor, onde o contingente caiu de 22% para 12%.

O apoio à democracia avança com o grau de instrução e maior renda, passando de 66%, entre quem tem o ensino fundamental, a 91%, entre os com formação superior. Entre os mais pobres, o apoio é de 69%, e chega a 87% entre aqueles com renda acima de 10 salários mínimos.

Por outro lado, esse apoio é mais frágil entre quem considera o governo Bolsonaro bom ou ótimo (68%) e entre moradores do Sul (69%) – e são os apoiadores de Bolsonaro que mais aceitam um regime totalitário, com 15%. Aqueles que rejeitam Bolsonaro tendem a apoiar mais a democracia (85%), assim como habitantes do Sudeste (80%).

 

 

Leia Também
Bolsonaro esteve em Guarujá na mesma época de Queiroz
Do Banestado à Lava Jato: um dossiê sobre o passado de Sergio Moro
Xadrez das investigações contra a Lava Jato, por Luis Nassif
Como a pandemia escancara o cenário de tortura nas prisões
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador