Caso confirmado, Kassio pode julgar casos dos Bolsonaros no STF

Juiz federal também poderá assumir papel decisivo dentre aqueles que se mostram contrários aos métodos da operação Lava-Jato

Kássio Nunes Marques, o indicado de Jair Bolsonaro para o STF. Foto: Reprodução

Jornal GGN – O nome indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para o Supremo Tribunal Federal (STF) pode assumir papel decisivo no movimento contrário aos métodos da Operação Lava-Jato e que prioriza a presunção de inocência dos investigados.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, o juiz federal Kássio Nunes, apontado pelo presidente para suceder o decano Celso de Mello, é apontado como uma peça fundamental para esvaziar os poderes de investigadores que atuam em instâncias anteriores.

Caso seu nome seja aprovado na sabatina do Senado Federal, Nunes chegará à Corte com o apoio dos centrão, grupo onde diversos políticos estão na mira da Justiça.

Mesmo que ele não integre a Segunda Turma da Corte – responsável pelo julgamento das ações penais de políticos envolvidos na Lava-Jato, e que tenham foro especial -, o novo ministro deve ser decisivo para a absolvição ou redução de pena de políticos.

O indicado por Bolsonaro deve herdar processos que incluem a investigação contra o próprio presidente, por conta de supostas interferências na Polícia Federal, além do caso do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) – a Corte irá decidir se o filho do presidente terá foro especial depois que o Ministério Público do Rio de Janeiro, que investiga o esquema da “rachadinha”, questionar decisão do Tribunal de Justiça fluminense que tirou o caso da primeira instância.

Se o STF confirmar tal benefício, a tese de anulação das provas colhidas durante a investigação da “rachadinha” vai ganhar força. O esquema que envolve o filho do presidente seria operado por Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio na Assembleia do Rio.

 

Leia Também
Com atuação irresponsável de Salles, Bolsonaro junta Meio Ambiente e Agricultura
JN desta sexta: desinformação sistemática e calhordice, por Eliara Santana
Ministério da Mulher patrocinou anúncios em canais religiosos, desinformativos e investigados
Para criar renda básica, Bolsonaro quer reduzir beneficiários do abono salarial
Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Em entrevista ao Conjur, em 2018, Kássio Nunes, se mostrou crítico ao judíciário, principalmente em quanto as invasões de compentência do judiciário em relação aos demais poderes. Inclusive, o entrevistador aponta diversas decisões de Nunes nesse sentido.
    O Judicíario e o Ministério Público vêm tanto legislando, como interferindo de forma ilegal no executivo. (basta notar como o STF vem legislando através de jurispudências, algumas vezes até mesmo contrário à Constituição Federal, ou o MP interferindo no executivo em pequenos municípios, tomando o papel de Prefeitos).
    Na prática, o judicíario se tornou o maior poder da República, desbalanceando a tripartição de poderes. E pior, vem escolhendo quem pode ou não concorrer às eleições, limitando assim o poder de escolha da população, o poder do voto e a democracia.
    Isso quando não afasta governadores sem ter compêtencia para isso, se impondo maior poder do que a da escolha popular.
    É bem possível que um dos fatores na escolha de Kássio Nunes por Bolsonaro, seja limitar a interferência do STF no executivo.
    Nesse caso, Bolsonaro estária tomando uma decisão correta, pelos motivos e intensões erradas.
    É claro, que quando algum magistrado se torna Ministro do STF, ele passa a decider conforme seus interesses de ocasião, muitas vezes ignorando sua própria história e convicções na magistratura. Se isso acontecerá com Kássio, só o tempo e suas decisões mostrará.

  2. Incrivel o judiciario por no colo de um indicado os processos sobre o indicador. Mas num pais onde a prisao em 2a instancia é mudada por causa de um unico alvo, tudo se torna permitido.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador