Celso de Mello antecipa retorno ao STF e aposentadoria

Ministro retorna em meio a discussões acerca do depoimento de Jair Bolsonaro em inquérito sobre interferência na PF

Agência Brasil

Jornal GGN – O ministro Celso de Mello antecipou em um dia seu retorno ao Supremo Tribunal Federal e, de acordo com o Estadão, também vai antecipar sua aposentadoria para meados de outubro. Pela lei, o ministro se aposenta por idade compulsoriamente a partir de 1º de novembro.

O decano, que estava de licença médica, retorna aos trabalhos na Corte em meio à discussão sobre o caráter do depoimento que Jair Bolsonaro deve prestar como investigado no inquérito sobre a interferência na Polícia Federal.

Relator da ação, Celso de Mello determinou que, na condição de investigado, Bolsonaro deve depor presencialmente. A decisão tem mais de 60 páginas e o ministro dá sinais de que não vai recuar.

Mas na sua ausência, o substituto Marco Aurélio Mello acolheu recurso movido pela AGU, que pedia depoimento por escrito. Em cerca de 4 páginas, Marco Aurélio votou a favor de Bolsonaro, citando que Michel Temer, enquanto presidente e investigado no caso JBS, também pôde depor por escrito.

O caso seria levado para o plenário virtual do Supremo mas, segundo o Estadão, a tendência é que Celso de Mello retire o assunto da pauta virtual, em que os ministros apenas depositam o voto, sem discussão.

Nos bastidores, diz o jornal, a manifestação de Marco Aurélio foi entendida como “atropelo”. Além disso, “a percepção na Corte é a de que o decano tem mais chances de convencer os colegas em uma sessão transmitida ao vivo pela TV Justiça, com todos ouvindo seus argumentos.”

NOVO MINISTRO

Pelas regras do STF, quando Celso de Mello se aposentar, seus processos serão herdados pelo ministro a ser indicado pelo presidente Jair Bolsonaro. Para evitar constrangimentos, a Corte espera que o Senado sabatine o candidato a ministro e retire o compromisso de declarar suspeição para continuar relatando casos envolvendo Bolsonaro.

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Antecipa muito provavelmente para não livrar Lula. E Gilmar, com aquela conversa de aguardar votação presencial, espera a indicação do substituto, nomeado por Bolsonaro. Quem viver, verá.

  2. A não ser que a minha premunição sempre pessimista em relação à justiça ao Lula pelo stf esteja errada, o que aconteceria pela primeira vez, acho que ele se acovardou e não vai ter coragem de cumprir a lei e livrar o Lula do moro. Mas a verdade que todos nós aqui do blog sabemos em relação a suspeição do moro é que o julgamento não é do lula e sim da justiça brasileira. Ela deu o seu último suspiro quando o gilmar ilegalmente tirou o Lula do stf quando ministro da casa civil e jogou-o pra curitiba. O que eu acho que o celso de melo fará será jogar a última pá de cal sobre este cadáver podre que há mais de quatro anos infecta o país sem ser sepultado.

  3. O problema é os presidentes cada vez mais serem reús.
    Não dá para pensar uma Constituição quando isto se torna comum.
    Algumas coisas estão na CF como o extintor de incêndio no corredor , está lá , precisa estar , mas se precisa usar uma vez por semana tem algo errado no “prédio”.

  4. Num tô dizendo! São uns covardes! Tudo (e isso quer dizer TUDO) é feito segundo um calculo mesquinho de conveniências.

    Só mesmo os Polianas ainda esperam alguma coisa de um bacharel típico como o tal “Celso Jurista”, segundo alguns, ou, “Juiz de Merda”, segundo outros.

    De “legado” ficará o video em um shopping center bradando que Dispositivo legal dispensa Fundamento.

  5. O cara já tem o voto pronto! poderia agora fazer a parte que lhe cabe julgando o Moro.
    Mas parece que o eloquente juiz, pediu a toalha e vai sair de fininho como um juiz que não
    teve a coragem de julgar o Moro.
    O Lula tá fora de 2022! Este caso da suspeição do Moro, nunca vai ser julgado!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador