Gilmar Mendes é direto: “vamos parar de brincar de ditadura”

Em entrevista, ministro do Supremo Tribunal Federal diz que ‘forças civis’ reagem à postura antidemocrática de bolsonaristas

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Jornal GGN – Se houver “silêncio” e “inércia” das pessoas à postura antidemocrática adotada pelo grupo do presidente Jair Bolsonaro, “daqui a pouco pode ser tarde” para a preservação das instituições.

A afirmação é do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo. O ministro citou ainda o decano da Corte, Celso de Mello, que recentemente fez um comparativo entre o Brasil atual e a Alemanha de Hitler – em uma mensagem enviada aos juízes via WhatsApp, Celso de Mello acusou os apoiadores de Bolsonaro de odiar a democracia e pretender instaurar “desprezível e abjeta ditadura”.

Segundo Mendes, as “forças civis” apresentaram uma mensagem clara: “Vamos parar de brincar de ditadura”, ressaltando que a radicalização da crise “despertou a brasilidade”.

O magistrado também comentou sobre a reunião ministerial de 22 de abril, que foi marcada por uma série de ofensas e ataques às instituições. “Quem tinha ilusões que não as tenha mais e, portanto, eu acho que ali nos ensinaram como não se fazer uma reunião governamental”, disse o ministro, afirmando ainda que o encontro mostrou um meio de governar.

 

Leia Também
Celso de Mello compara Brasil à Alemanha de Hitler
STF acelera busca de provas em investigação contra Bolsonaro
Celso de Mello avisa a Bolsonaro que desobedecer ao STF é crime
CBJP: Vídeo ministerial é ameaça à democracia e desrespeito com o sofrimento do povo
Vídeo cheio de palavrões é derrota para Bolsonaro, noticia The Guardian
A vida pregressa de Sergio Moro: saiba como ajudar o projeto do GGN

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

6 comentários

  1. Pois é, na hora de condenar Dirceu “porque a literatura permite”, Mendes estava todo pimpão.
    Que todo o movimento era golpe ainda era segredo… de polichinelo.

    “Quem sabe se de dentro desse ovo, que parece ter uma serpente dentro, nasce um belo pássaro, né? E afinal de contas, a gente é ou não é do PSDB? A gente não é amigo do Aécio? Do FHC? Oras…”

    Enquanto isso a Rede Globo transformava os juízes em pop-stars. Que glória, hein?

  2. Sei nao…

    As policias estaduais vem engolindo ao longo de DÉCADAS doses CAVALARES de doutrinação antissocial e contra os DHs. Isso nao começou agora com cursinhos de Olavo de Carvalho, nao. Aliás, a apologia aa tortura e ao assassinato é algo muito comum, por mais que alguns se recusem a aceitar tal fato. Integram OS VALORES DA FAMÍLIA de largas parcelas da sociedade brasileira, independentemente de renda, escolaridade, sexo, cor, religião, etc. Bater e matar só é considerado crime ou não dependendo da cara do freguês, da circunstância, da oportunidade…

    Esse tipo de cavalheirismo, de saudar os “altos valores da corporação”, a “sabedoria dos comandantes”, é inocuo. Polciais e militares jamais cairão nessa.

    O fato mais interessante de resistência vem sempre do povo mesmo. Foram justamente as escolas de samba e as torcidas de futebol que fizeram as criticas mais CERTEIRAS aa opressao e ao fascismo. Isso deixa bem claro quem é “alienado” e quem nao é, quem conhece bem o aparato repressivo e quem gosta de fazer textao. A tática manjada de dizer que essa organizaçoes populares foram “instrumentalizadas pela esquerrrda” só serve pra revelar mais uma vez como funciona e sempre funcionou o bestunto dos integrantes do bloco reacionario.

  3. NESSA DITADURA ESCANCARADA, DO TIPO ESGÔTO A CÉU ABERTO QUE O BRASIL VIVE DESDE O GOLPE DE ESTADO DE 2016, UM JUIZ DO STJ DAR UMA DECLARAÇÃO DESSA NOS LEVA A QUESTIONAR:

    1- ÊLE É UM IDIOTA?
    2- ÊLE É UM DITADOR GOLPISTA FILHODUMAPUTA?
    3- ÊLE É UM PSICOPATA?
    4- ÊLE É UM TUCANO ENRUSTIDO, ESPIÃO DOS EUA CAPACHO DO FHC/SERRA/ AÉCIO/ ALCKMIN/ANASTASIA..?
    5- TODAS AS ANTERIORES?

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome