Tucanos, os novos fantasmas de Marte no Brasil

Este filme de John Carpenter tinha tudo para ser considerado um dos piores filmes de Sci-fi já concebidos e realizados na história do cinema. O filme se passa em Marte, mas as personagens não usam trajes e aparelhos especiais para respirar. Elas são transportadas por trens e não por naves espaciais. Os fantasmas que tentam dominar marte são uma mistura de punks, zumbis, hooligans, bárbaros europeus e índios bororos escarificados.

A cena dos fantasmas invadindo a cidade marciana para matar os protagonistas é artisticamente horrível e esteticamente ineficiente. As imagens causam risos e não terror. O líder dos fantasmas de Marte vomita ódio numa linguagem que não pode ser entendida. O filme é tão ruim que não teve sequencia, nem remake. Os críticos foram devastadores:

“Rotten Tomatoes gives the film a score of 21% based on 103 reviews, with the consensus stating “John Carpenter’s Ghosts of Mars is not one of Carpenter’s better movies, filled as it is with bad dialogue, bad acting, confusing flashbacks, and scenes that are more campy than scary.” Rob Gonsalves of eFilmCritic.com suggested that the film was symbolic of ‘Carpenter at rock bottom.’ According to press reviews factors contributing to the box office failure of the film included “poor set designs, hammy acting and a poorly developed script”. https://en.wikipedia.org/wiki/Ghosts_of_Mars

Gosto de cinema e estou sempre pronto a reconhecer alguma virtude nos piores filmes. Após 14 anos consegui enfim ver algo de bom em “Ghosts of Mars”. O golpe de estado encenado diariamente por líderes tucanos com ajuda da imprensa brasileira se assemelha à referida cena. O PSDB perdeu as eleições e reconheceu o resultado, mas os zumbis brancos bororos de Aécio Neves querem invadir Brasília. É impossível entender a linguagem usada para justificar o assalto ao poder. O ódio que os tucanos vomitam é absolutamente injustificado: Aécio Neves perdeu a eleição usando a mesma fonte de financiamento que agora diz ser ilegal; o TSE já homologou o resultado e empossou a candidata vitoriosa.

A única coisa que explica a insistência dos tucanos de chegar à presidência depois de uma derrota é a crença deles na própria superioridade. Todavia, ao manifestar o desejo autoritário e neurótico de governar sem a maioria dos votos eles se mostram piores do que as outras facções políticas e iguais aos fantasmas de Marte. Como seus duplos cinematográficos os tucanos querem que os “outros” (os brasileiros que votaram em Dilma Rousseff) sejam tratados como se fossem invasores do país. E, pior, agem como se eles mesmos não quisessem invadir injustamente o poder.   

https://www.facebook.com/fabio.deoliveiraribeiro/videos/1028286143861880/?pnref=story

 
 
Fábio de Oliveira Ribeiro

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador