fbpx
terça-feira, janeiro 28, 2020
  • Carregando...
    Início Nova Democracia

    Nova Democracia

    Juntando os novos pensadores da economia e da sociologia política, em reação à nova direita

    Da ilusão da emancipação do povo pelo diploma universitário, por Ion de Andrade

    A formação profissional e o direito à cidade formam assim um todo único que atua para emancipar o cidadão e construir esse homem novo, que persistirá, pasmem, sem diploma universitário mas poderá ser, mesmo assim, um cidadão completo.

    O descaminho do mercado de trabalho brasileiro, por Rodrigo Medeiros

    Não é surpresa o fiasco da recuperação econômica brasileira. Surpreendente, talvez, seja a coincidência do momento de insurreições sociais na América do Sul, região possuidora de desigualdades sociais históricas e estruturais

    Lula voltou e é hora de construirmos a virada, por Ion de Andrade

    Lula mudou e se o Brasil também mudou de agenda foi em boa parte pelo sucesso das políticas de enfrentamento da miséria que foram desenvolvidas no seu governo.

    O fim do neoliberalismo e o renascimento da história, por Joseph E. Stiglitz

    O declínio simultâneo da confiança no neoliberalismo e na democracia não é coincidência ou uma mera correlação. O neoliberalismo prejudica a democracia há 40 anos.

    A marcha criativa da nova esquerda europeia

    O relatório final da Comissão de Justiça Econômica do IPPR (Instituto de Pesquisas de Políticas Públicas) principal think tank progressista do Reino Unido, é peça central do pensamento da nova economia

    A atração intrigante da globalização financeira

    Quase todas as principais crises financeiras de mercados emergentes das últimas décadas foram precedidas ou acompanhadas por surtos nos fluxos de capital.

    Uma breve nota sobre o Chile em chamas, por Rodrigo Medeiros

    Baradit mostra que os planos para impedir um governo popular existiam desde antes de Allende ganhar as eleições.

    A lei da Califórnia para proteger os empregados de aplicativos, por Luis Nassif

    Foi pensando nisso que o governador da Califórnia, Gavin Newsom, apresentou o Projeto de Lei AB5, visando conter a precarização do trabalho. Trata-se, hoje em dia, de uma preocupação recorrente de governantes de países civilizados.

    A desigualdade é ineficiente, um estudo essencial da CEPAL

    Hoje em dia, o discurso da igualdade atinge o centro do capitalismo global, estimulando o aparecimento de um novo pensamento econômico, uma nova esquerda

    A estagnação sincronizada pode ser interrompida?, por Eswar Prasad e Ethan Wu

    Tensões comerciais persistentes, instabilidade política, riscos geopolíticos e preocupações com a eficácia limitada do estímulo monetário continuam a corroer os sentimentos dos negócios e dos consumidores, impedindo o crescimento do investimento e da produtividade.

    Como democratizar a economia digital e evitar o feudalismo digital, por Mariana Mazzucato

    Precisaremos repensar a governança de dados, desenvolver novas instituições e, dada a dinâmica da economia de plataforma, experimentar formas alternativas de propriedade

    Quem precisa da economia do lado da oferta?, por Rodrigo Medeiros

    O livro “Globalização e globobagens”, do célebre economista Paul Krugman, e sua crítica ao que se convencionou chamar de supply-side economics (economia do lado da oferta).

    Educação, ciência e desenvolvimento tecnológico para romper o círculo vicioso da pobreza, por Oscar...

    A experiência mundial tem mostrado que o investimento continuado em educação, ciência e tecnologia tem alavancado o crescimento e desenvolvimento econômico e social, gerando empregos e riqueza para a população.

    O avanço da precarização laboral, por Rodrigo Medeiros

    O contexto de flexibilização das regras no mercado de trabalho elevou a incerteza para os trabalhadores e ela impactou adversamente no consumo das famílias.

    “Velho Keynesianismo” vs. “Novo keynesianismo” sobre o efeito da política monetária, por Tracy Mott

    ‘O espaço que as taxas de juros têm de afetar o investimento é muito pequeno. Ciclos de gastos com investimentos vêm de interações entre investimentos, lucros, produção nacional, capacidade e dívida’

    O futuro vem do Nordeste: o modelo de desenvolvimento da nação Pernambuco, por Luis...

    O futuro já nasceu e está vindo do Nordeste, com 9 estados com modelos inovadores de gestão pública, entendendo o desenvolvimento como um processo integrado com foco no cidadão

    O Brasil é exemplo de desenvolvimento com democracia, por Lea Vidigal

    O Plano de Metas, de JK, é um exemplo único de plano de desenvolvimento em ambiente democrático. E essa tecnologia foi desenvolvida no país de JK.

    O fator azar na gestão de Dilma Rousseff

    Em tempos de Índice positivo, há mais recursos e mais possibilidade de atender aos diversos setores do país. A mera expectativa de crise quebra o encanto.

    Economia digital e democracia, por Rodrigo Medeiros

    A economia digital demandará habilidades novas, uma nova geração de políticas de proteção social e novas relações entre trabalho e lazer. Esse tempo irá requerer um grande investimento em educação, enraizado no aprendizado contínuo.

    Crise e perspectivas, por Rodrigo Medeiros

    Sem políticas públicas democráticas capazes de efetivamente redistribuir rendas e promover o desenvolvimento sustentável, muito provavelmente níveis alarmantes de desigualdades irão se impor em muitos países sob a retórica da "competitividade nacional".

    Mais comentados

    Últimas notícias