fbpx
quarta-feira, outubro 23, 2019
  • Carregando...
    Início Nova Democracia

    Nova Democracia

    Juntando os novos pensadores da economia e da sociologia política, em reação à nova direita

    Quem precisa da economia do lado da oferta?, por Rodrigo Medeiros

    O livro “Globalização e globobagens”, do célebre economista Paul Krugman, e sua crítica ao que se convencionou chamar de supply-side economics (economia do lado da oferta).

    Educação, ciência e desenvolvimento tecnológico para romper o círculo vicioso da pobreza, por Oscar...

    A experiência mundial tem mostrado que o investimento continuado em educação, ciência e tecnologia tem alavancado o crescimento e desenvolvimento econômico e social, gerando empregos e riqueza para a população.

    O avanço da precarização laboral, por Rodrigo Medeiros

    O contexto de flexibilização das regras no mercado de trabalho elevou a incerteza para os trabalhadores e ela impactou adversamente no consumo das famílias.

    “Velho Keynesianismo” vs. “Novo keynesianismo” sobre o efeito da política monetária, por Tracy Mott

    ‘O espaço que as taxas de juros têm de afetar o investimento é muito pequeno. Ciclos de gastos com investimentos vêm de interações entre investimentos, lucros, produção nacional, capacidade e dívida’

    O futuro vem do Nordeste: o modelo de desenvolvimento da nação Pernambuco, por Luis...

    O futuro já nasceu e está vindo do Nordeste, com 9 estados com modelos inovadores de gestão pública, entendendo o desenvolvimento como um processo integrado com foco no cidadão

    O Brasil é exemplo de desenvolvimento com democracia, por Lea Vidigal

    O Plano de Metas, de JK, é um exemplo único de plano de desenvolvimento em ambiente democrático. E essa tecnologia foi desenvolvida no país de JK.

    O fator azar na gestão de Dilma Rousseff

    Em tempos de Índice positivo, há mais recursos e mais possibilidade de atender aos diversos setores do país. A mera expectativa de crise quebra o encanto.

    Economia digital e democracia, por Rodrigo Medeiros

    A economia digital demandará habilidades novas, uma nova geração de políticas de proteção social e novas relações entre trabalho e lazer. Esse tempo irá requerer um grande investimento em educação, enraizado no aprendizado contínuo.

    Crise e perspectivas, por Rodrigo Medeiros

    Sem políticas públicas democráticas capazes de efetivamente redistribuir rendas e promover o desenvolvimento sustentável, muito provavelmente níveis alarmantes de desigualdades irão se impor em muitos países sob a retórica da "competitividade nacional".

    Culpe os economistas pela bagunça, por Binyamin Appelbaum

    Por que os Estados Unidos ouviram as pessoas que pensavam que precisávamos de "mais milionários e mais falidos?"

    Desigualdade crescente e risco democrático, por Rodrigo Medeiros

    Não é preciso muito esforço intelectual para perceber como os dez anos de crise global ajudaram a reforçar as fissuras em muitas sociedades. Esse “novo normal”, de emergência da extrema direita em muitos países, causou a preocupação de muitos estudiosos.

    O fim do “pico da Alemanha” e o retorno da França

    Do Project Syndicate 16 de agosto de 2019 JACEK ROSTOWSKI ,  ARNAB DAS A Europa funciona melhor, como diz a velha piada, com os russos de fora, os alemães...

    A Ásia em desenvolvimento precisa de um novo paradigma econômico

    Do Institute for New Economics De Jayati Ghosh 13 DE AGOSTO DE 2019 | MEIO AMBIENTE | MACROECONOMIA | ÁSIA Demanda inadequada e mudança climática exigem um novo acordo verde global A euforia em torno...

    André Lara Resende na Unicamp, por Fernando Nogueira da Costa

    A MMT assume, assim como Lara Resende, a definição de “moeda é aquilo aceito como pagamento de imposto pelo Estado nacional”. Nesse sentido, moeda é a unidade de conta e o meio de pagamento oficial.

    As ideias econômicas e as derivações políticas de André Lara Rezende, por Luis Nassif

    Nos últimos tempos ele passou a valorizar cada vez mais o conhecimento empírico - o contrário de 1995, quando tentava desqualificar todas as discussões como empíricas, se não embasadas em notas de rodapé.
    video

    Tudo o que você gostaria de saber sobre Nova Teoria Monetária

    Uma entrevista-aula com o economista André Roncaglia, da UNIFESP

    A inteligência artificial e a responsabilidade social tecnológica

    Agora que uma nova geração de tecnologias está sendo adotada, a questão é se benefícios similares ao bem-estar seguirão, ou se o medo do desemprego tecnológico criará novas fontes de estresse, prejudicando a confiança e os gastos do consumidor.

    Sobre o Custo do Controle do Aquecimento Global, por Luís Antônio W. Bambace

    Os impactos sociais e custos das possíveis escolhas são muito diferentes, mas mudar é absolutamente necessário.

    A eleição de Johnson e as novas profundezas da globalização, por Arvind Subramanian e...

    O mundo do G1, dominado pelos Estados Unidos, já se foi há muito, e o sistema do G2, no qual a América e a China compartilhavam responsabilidades hegemônicas, está agora desaparecendo na memória. No atual mundo G-menos-2, as políticas dos EUA e da China ameaçam ter consequências devastadoras para a economia global.

    Mais comentados

    Últimas notícias