Perdoado por Bolsonaro, Daniel Silveira irá se candidatar ao Senado

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Daniel Silveira (PTB-RJ) irá se candidatar ao Senado, após ter sua condenação pelo STF perdoada pelo presidente Jair Bolsonaro

Foto: Reprodução

Daniel Silveira (PTB-RJ) irá se candidatar ao Senado, após ter sua condenação pelo STF (Supremo Tribunal Federal) perdoada pelo presidente Jair Bolsonaro.

O deputado federal afirmou que mesmo condenado a 8 anos e 9 meses de prisão pela Suprema Corte por ameaças aos ministros do STF e ataques antidemocráticos, “nada, legalmente, pode impedir o registro de candidatura”.

Segundo ele, o perdão da pena concedido pelo mandatário extinguiria a inelegibilidade. A graça concedida por Bolsonaro, contudo, não o libera da inelegibilidade, implicando somente na pena de prisão.

A opinião consta, inclusive, de parecer da próprio procurador-Geral da República, Augusto Aras. Segundo ele, a Constituição garante “ampla liberdade” ao mandatário de conceder a graça do indulto, mas que devem ser respeitos os critérios previstos na lei.

No final de maio, Aras frisou que o decreto de indulto não alcança efeitos “secundários”, ou seja, poderia se manter a inelegibilidade do deputado. Nesta terça (14), a PGR pediu ao STF que declare a extinção da pena de Silveira.

Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador