10 de junho de 2026

Centrais e sindicatos lançam ‘Quem foi Quem’ no Congresso

Os critérios foram desenvolvidos pelo Diap – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar
Agência Brasil

Centrais e sindicatos lançam ‘Quem foi Quem’ no Congresso

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

por Cesar Locatelli

A senadora Simone Tebet, em 83% das votações, escolheu o lado contrário ao dos trabalhadores. Votou contra os trabalhadores na reforma da previdência, nas novas regras para o teto de gastos, no trabalho voluntário remunerado com meio salário-mínimo e na privatização do saneamento básico

Sua ex-aluna, Soraya Thronicke, votou contra a classe trabalhadora em 100% das ocasiões. Além de acompanhar a senadora Tebet nos votos acima, votou ainda pela privatização da Eletrobras e pela flexibilização das relações de trabalho (conhecida como carteira verde e amarela).

Assim é o ‘Quem foi Quem’: Uma plataforma criada para disponibilizar “os votos de deputados e senadores em temas relevantes de interesse dos trabalhadores e da sociedade, permitindo ao cidadão-eleitor conhecer como atuaram seus representantes no Congresso Nacional”.

Os critérios foram desenvolvidos pelo Diap – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, criado em 1981 “para prestar assistência às entidades sindicais em relação ao andamento de projetos de lei e estudos legislativos do interesse da classe trabalhadora junto aos Poderes da República”.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

As estatísticas do site mostram que REDE, PSOL, PCdoB, PT, PV, PDT e PSB foram aqueles que mais votaram favoravelmente aos interesses dos trabalhadores. Do lado contrário estão NOVO, PATRIOTA, PP, PSC, PTB, MDB e REPUBLICANOS, que votaram contra os trabalhadores em 75% das vezes ou mais.

Congressistas do Mato Grosso, Santa Catarina, Amazonas e Tocantins foram os campeões de votos contrários aos trabalhadores. Ceará, Pernambuco, Bahia e Sergipe encontram-se no extremo oposto, com 40% ou mais de votos favoráveis aos trabalhadores.

No site ‘Quem foi Quem’ é possível conferir o desempenho das (dos) deputadas (os) e senadoras (as) de seu estado. (https://quemfoiquem.org.br/)

Cesar Locatelli – Economista e mestre em economia

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected].

Leia também:

O descarte social avança, por César Locatelli

“O desafio do Brasil não é fácil, mas temos por onde começar”, por César Locatelli

A quem interessa a regressão brasileira?, por César Locatelli

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados