Cunha critica Temer e incentiva afastamento de aliados

Falta de diálogo do governo interino na Câmara deixa mal-estar entre parlamentares da base aliada
 
Foto  Antônio Cruz/Agência Brasil
 
Jornal GGN – A opção do presidente interino, Michel Temer, de se afastado na disputa que levou a escolha do novo presidente da Câmara dos Deputados, apoiado por Eduardo Cunha, poderá trazer dificuldades para seu mandato. Isso porque, segundo apurações da Folha de S.Paulo, Cunha e parlamentares do “centrão”, bloco de partidos pequenos e médios que defenderam a candidatura de Rogério Rosso (PSD-DF), para presidente da Casa, se sentiram “abandonados” e “traídos” por Temer. Rosso perdeu para Rodrigo Maia do DEM-RJ. 
 
Entretanto o parlamentar recebeu voto de 170 deputados, considerando ainda os parlamentares de partidos de esquerda (78 ao todo), que acusam o governo interino de golpista, Temer terá que enfrentar, portanto, 248 deputados que poderão derrubar qualquer projeto, incluindo o mais importante neste momento, o de limite de gastos públicos. Para contornar a falta, Temer ligou para líderes do “centrão” logo após saber do movimento de abandono. Mas, segundo pessoas próximas a Cunha, o presidente interino não conseguiu convencer sua desatenção com o baixo clero.
 
Leia também
 
Maia priorizará PEC do corte de gastos do governo
 
 
Folha de S.Paulo
 
Cunha diz a aliados que foi ‘abandonado’ por Michel Temer
 
MARINA DIAS
DE BRASÍLIA
PAULO GAMA
DO PAINEL
 
A falta de respaldo do presidente interino, Michel Temer, à candidatura de Rogério Rosso (PSD-DF) na reta final da disputa pelo comando da Câmara causou fúria no ex-presidente da Casa Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e no “centrão”, bloco que agrega partidos pequenos e médios e do qual Rosso faz parte.
 
Segundo a Folha apurou, Cunha disse a aliados, em conversas nos últimos três dias, que se sentiu “traído” e “abandonado” por Temer, enquanto deputados do “centrão” afirmaram à reportagem que pode haver retaliação ao governo em votações.
 
Para eles, a conta é simples: os 170 parlamentares que votaram em Rosso mais os 78 de partidos de esquerda, por exemplo, podem derrubar o projeto do limite de gastos públicos, uma das prioridades da gestão Temer.
 
Ciente de que a atuação do governo na eleição para suceder Cunha pode ter reflexos na agenda legislativa, o presidente interino resolveu agir e telefonou, na sexta (15), a líderes do “centrão” para dizer que não pretende “desidratar” o bloco, como disse em entrevista ao jornal “O Estado de S. Paulo”, mas sim “unir a base aliada”.
 
Pessoas próximas a Cunha, porém, relataram à Folha que a explicação não convenceu e que o deputado ficou incomodado com o empenho do governo, mesmo que discreto, para eleger Rodrigo Maia (DEM-RJ) no segundo turno da eleição na Câmara.
 
Em junho, Cunha saiu de uma reunião com Temer com a expectativa de que, caso renunciasse ao comando da Câmara, o Palácio do Planalto o ajudaria a eleger um de seus aliados: Rogério Rosso. Com ele, esperava percorrer um caminho mais favorável na análise do processo de cassação de seu mandato, que precisa ser votado em plenário.
 
Após Maia vencer por 285 votos contra 170 de Rosso, Cunha reuniu aliados e mostrou insatisfação com Temer, que arbitrou para ter os dois nomes no segundo turno, mas mudou o humor em favor do candidato do DEM quando sua vitória parecia mais viável. Deputados do “centrão” acreditam, por exemplo, que o apoio do PR a Maia foi estimulado pelo Planalto.
 
Procurado pela Folha, Cunha afirmou que não participou “de nenhuma articulação nem discussão sobre a eleição” na Câmara.
 
Maia se elegeu com apoio de PSDB, DEM, PPS e PSB, além de parte do PT e do PC do B. O bloco da antiga oposição vendeu a Temer a ideia de que era preciso tirar o governo “das mãos do ‘centrão'”. 
Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Famiglia…

    Temer deveria tirar a carteirinha de traidor: traiu Dilma e a democracia e agora traiu o chefe da máfia da qual ele(Temer) era parte…e com máfia não se brinca…vamos ver como Gilmar Mendes(PSDB-MT) vai sair dessa enrascada…

  2. PCC….

    ( Partido da Corja do Cunha ) é de quem pagar mais e der mais vantagens. O pilantra Temer sabe disto , portanto Eduardo Cunha é  chorume a céu aberto. Mas é bom não  esquecer que a batuta do Gilmar de Diamantino comanda a ópera-bufa . 

  3. Jogo de cena

    Tudo jogo de cena.

    Estão trabalhando para desvincular a imagem do Temer da do Cunha.

    Só enganam os ignorantes políticos.

  4. Globo, Band, Record e SBT omitem noticia sobre inocência de Dilm
    PRIMEIRAMENTE, #FORATEMER Globo, Band, Record e SBT omitem noticia sobre inocência de Dilma>> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/07/17/globo-band-record-e-sbt-omitem-noticia-sobre-inocencia-de-dilma/ “Com certeza, a mídia, como sempre está do lado dos empresários, oposição, fazendeiros, juízes e as pessoas poderosas. Como em 1964, a mídia contribuiu e muito para o impeachment da Presidenta DILMA, pois manipulou o povo com reportagens editadas e escondeu informações importantes para orientar o povo. Como dizia Malcoln X: “A imprensa é tão poderosa no seu papel de construção de imagem que pode fazer um criminoso parecer que ele é a vítima e fazer a vítima parecer que ela é o criminoso. Esta é a imprensa, uma imprensa irresponsável. Se você não for cuidadoso, os jornais terão você odiando as pessoas que estão sendo oprimidas e amando as pessoas que estão fazendo a opressão”. No dia de hoje (15/07), vários sites postaram a noticia de que o Ministério Publico Federal inocentava a presidente Dilma das supostas “Pedaladas Fiscais”, o órgão chegou a conclusão depois de 2 anos, que não houve pedaladas, levando senadores a entrar com uma ação cancelando o processo. Os manipuladores da imprensa, se aproveitaram dos atentados em Nice, na França, para esquecer o assunto na televisão. …“ 

     

  5.  
    Vosmecê disse tudo José

     

    Vosmecê disse tudo José Carlos. O diabo é a natureza do desgraçado do ficha suja Temer Silvério dos Reis. A miséria é no fundo no fundo, um lixo, aquilo não vale um mil réis de fumo ruim, mas, como se vê, o safado é um traidor nato. Se duvidar, o cabra safado é capaz de denunciar, traindo a própria genitora. Isto é! Se aquilo nasceu de uma mãe, coisa que não creio.

    Orlando

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador