Senadores preparam acordo para barrar prisão de Jucá e Renan

 
Jornal GGN – Senadores da base aliada e da oposição preparam um acordo para impedir, no plenário do Senado, uma eventual ordem de prisão provisória contra Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Congresso e de Romero Jucá (PMDB-RR). Rodrigo Janot, procurador-geral da República, fez os pedidos de prisão dos senadores, que vão ser avaliados pelo Supremo Tribunal Federal.
 
Caso o STF determine as prisões, os parlamentares só poderão continuar detidos depois de aprovação pelo Senado. O mesmo aconteceu com Delcídio do Amaral (sem partido-MS), quando o plenário decidiu mantê-lo preso após determinação do Supremo. Com Renan e Jucá, a tendência é que os senadores atuem de outra maneira. Líderes partidários entendem que contéudo revelado pelas gravações das conversas com Sergio Machado, ex-presidente da Transpetro, não seria o suficiente para levar um senador para a prisão. 

 
De acordo com o Estado de S. Paulo, há um receio entre os senadores sobre a delação de Marcelo Odebrecht, que poderia levar a mais pedidos de prisão. 30 senadores estariam envolvidos, enquanto já são 12 os que são investigados pela Lava Jato com inquéritos em tramitação no STF.
 
Hoje (9), o presidente do Senado, Renan Calheiros, negou que exista uma acordo para barrar sua prisão e a de Romero Jucá. “O Senado praticará sempre a separação dos poderes. Nós não sabemos nem o conteúdo das delações, imagina fazer acordo, quem está dizendo isso é porque quer mais uma vez embaçar, deturpar as coisas”, afirmou o peemedebista.
 
Do Estadão
 
Senado prepara acordão para barrar prisões de Renan Calheiros e Romero Jucá
 
O argumento ouvido é que o conteúdo que veio a público das conversas gravadas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado não é suficiente para levar um parlamentar à prisão
 
Líderes da base aliada e da oposição no Senado articulam um grande acordo para barrar no plenário da Casa uma eventual ordem de prisão provisória do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e do senador Romero Jucá (PMDB-RR). Os pedidos de prisão foram feitos pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e serão avaliados pelo Supremo Tribunal Federal. Se a Corte determinar, os senadores só podem ser mantidos presos após aprovação do Senado.

O mesmo procedimento ocorreu com o senador cassado Delcídio Amaral (sem partido-MS). No caso dele, o plenário decidiu, em novembro de 2015, mantê-lo preso após a determinação do STF. Abandonado pelo comando do PT, sua legenda na época, Delcídio não contou também com gesto de solidariedade de nenhum integrante da bancada durante a votação.

 
 
Redação

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A última palavra

    Pela Constituição, a última palavra é do STF. De nada adianta decreto legislativo ou coisa que o valha, pois o STF pode declará-lo inconstitucional. Quer dizer, se o Zavaski mandar prender, ferrou, vai preso mesmo. 

    Mas concordo com o Nassif: ou tem carne debaixo desse angu, tem coisa que não foi vazada, coisa que justificará as prisões; ou não tem, e aí o Zavaski nega as prisões e desmoraliza o Janot.

  2. Os diálogos interceptados

    Os diálogos interceptados tratavam de conspiração tanto contra o governo como a desfavor da Lava a Jato, portanto da Justiça. Se de forma, digamos, sutil, sub-reptícia, fica a cargo de cada um avaliar o grau de ofensa aos pleno funcionamento dos poderes da República. 

    O que parece indubitável é que o pedido de prisão arguido pelo PGR Janot não se baliza só nesse material visto seu teor drástico. Algo mais deve consubstanciar a manifestação do Procurador Geral. Nesse sentido, apostaria que tem relação com a possível comprovação da propinas recebidas pelos três envolvidos: Sarney, Jucá e Renan. Propinas essas que estão sob a gestão dos filhos do ex-senador e ex-diretor da Transpetro, Sérgio Machado, segundo o vazamento. 

    Essa percepção aumenta se levarmos em conta a demora do ministro Teori para se manifestar. 

    1. Mas se fosse só propina não

      Mas se fosse só propina não precisaria prender, abre-se o inquerito.

      A prisão se dá por obstrução da justiça.

  3. Que coisa absurda.
    Então

    Que coisa absurda.

    Então Senadores, que são políticos não podem fazer contatos polítocos para negociar determinados temas ?

    Ora, se o Senado tiver que aprovar as prisões, isto está previsto na lei e na constituição, então é legitimo que eles articulem sim, nesse sentido. Por que não pode ?

     

  4. Passou da hora

        Alguma instituição, algum dos Poderes, finalmente teriam que esboçar alguma reação contra estas posições persecutórias destes promotores, não somente do PGR, mas de todos eles, claro que se existirem provas reais contra quem quer que seja, pode até caber um pedido de prisão, mas basear uma medida tão drástica apenas em gravações, é retroceder aos tempos dos Atos Institucionais da ditadura civil – militar.

          Este caminho de confronto que o PGR escolheu, com estes vazamentos, colocando pressão na mais alta corte do País, é uma jogada muito perigosa, pois se Teori aceitar o pedido de prisão, e o Senado não corrobora-lo, um tremendo conflito estará estabelecido, e qualquer mané sabe : Renan saindo a Pres. do Senado, cai na mão do PT , e até mesmo o processo de impedimento de Dilma sofreria consequencias.

  5. Republicanismo demais.

    O PT deveria deixar as coisas acontecerem.
    Não esquecer que eles são os impiedosos agentes do golpe atual. 

  6. Todos se acovardam porque

    Todos se acovardam porque todos têm o rabo preso. É evidente que o pedido de Janot não se baseia nas gravações que foram divulgadas, a Folha já esclareceu isso. Só por elas não haveria motivo para atitude tão drástica de Janot. O melhor para desmascarar todos seria a divulgação do material.

    1. Janot tem 50 quilos de

      Janot tem 50 quilos de documentos que provam a participação do Aécio no saque de Furnas bem como extensa documentação sobre uma offshore e contas em Liechtenstein em nome de sua família. Além das inúmeras delações da farsajato em que ele foi citado. Esses documentos estão com ele há quase dois anos. Por que então não pediu sua prisão? 

      1. É claro e evidente que Janot

        É claro e evidente que Janot tem que fazer a denuncia contra Aécio. Gilmar Mendes tinha ordenado a suspensão, mas agora Voltou a Janot. Eu só não entendo o que o seu comentario tem a ver com o neu ! Absolutamente nada. Leia orimeiro o post, parece que vc não o  leu !

  7. O Juca foi pego mesmo, o

    O Juca foi pego mesmo, o Sarney deve ter ficha corrida na PGR, e o Renan entrou na cota da Globo dos movimentos de Janot.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador