Joaquim Barbosa desenvolve conceitos políticos para lojistas

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 

Jornal GGN – Após um período de quarentena fora do Brasil, o ex-ministro Joaquim Barbosa, aposentado da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), disse, nesta terça (16), que a a reeleição para cargos do Executivo funciona como a mãe de todas as corrupções.

“Em países em fase de consolidação institucional, a reeleição funciona como a mãe de todas as corrupções”, disparou, durante discurso no 13° Congresso Internacional de Shopping Centers, em São Paulo. 

Sem citar nomes de candidatos, Barbosa defendeu que o período das campanhas seja reduzido pela metade, pois ele considera que não há “informação ao eleitor nesse sistema. Isso é um engodo”. Ele também demonstrou ser contrário ao número de partidos que temos atualmente, e lamentou que o STF tenha derrubado a cláusula de barreira dos partidos. 

Barbosa também sustentou a adoção do voto distrital. Segundo o ex-magistrado, esse mecanismo “mudaria muita coisa no Brasil e pelo menos conseguiríamos eleger um número razoável de pessoas qualificadas e com relação direta com os distritos”. 

Na chegada ao evento, Barbosa foi abordado por jornalistas e incitado a falar das eleições. Ele tangenciou as perguntas, sob a justificaitva de que estava de férias na Argentina, longe do noticiário nacional.

O ex-ministro ainda foi alvo da plateia, que quis saber o que convenceria ele a ser candidato à Presidência, um dia. “Vocês não têm nada a fazer. Está tão bom aqui fora”, respondeu. Ele também disse que não tem partido político preferido. 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

44 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Calado, JB mudou para os EUA.

    Calado, JB mudou para os EUA. Ele não tem mais direito de dar pitacos por aqui. Creio que ele fará melhor a si mesmo assumindo logo a naturalidade gringa que sempre desejou.

  2. férias again ?

    Ele tirou férias antes de se aposentar  e depois tirou férias das férias pra se aposentar e fazer a transição e voltou pras férias !

  3. Barbosa parece não saber o

    Barbosa parece não saber o que é corrupção.

    Não sabe que já tivemos períodos onde a reeelição não era permitido e se viu o quê?

    Não conhece a história de Collor quando não existia a reeleição?

    E FHC?

    Não sabe o que ocorreu nos governos militares? Então não conhece ACM, Maluf e outros.

  4. Pô mas pra quem dava

    Pô mas pra quem dava palestras nas maiores Universidades em England & Germany, agora dando palestras para associação de Shoppings? daqui a pouco vamos topar com o JB com um copo de JB no bar da esquina!!

  5. “mudaria muita coisa no

    “mudaria muita coisa no Brasil e pelo menos conseguiríamos eleger um número razoável de pessoas qualificadas”

    Pessoas de bem?

    1. Homens Bons… (Roriz, Serra,

      Homens Bons… (Roriz, Serra, Heráclito, Demostenes, Agripino, Alvaro Dias, Chuchu Opus Dei…)

      e Mulheres Boas… (Marina, Micarla de Souza, Catanhède, Sharaizade…)

  6. Não é uma doçura, JB ter a

    Não é uma doçura, JB ter a mesma opinião que a Marina sobre reeleição e corrupção?

    Deve ser uma baita coincidência!!!

    Sei não, acho que o JN vai sim dizer pra galera da Primavera Junina de 2013… “meninos e meninas, ele voltou e pensa igualzin a Marina”.

  7. Até parece que leu o programa

    Até parece que leu o programa da Marina: voto distrital, 5 anos de mandatos e etc. Uma doçura de pessoa e nunca ficou louco para ser aclamado como um novo candidato a presidencia. Um “feio” de um direitão. Esse é mais um da mídia marrom. Anda com dois peso e uma medida.

  8. Ele só tem que explicar para

    Ele só tem que explicar para o povo, por que acho que sabe, que esse esquema só continua por que interessa a todos, quem financia e quem é financiado, caso contrario já teria acabado faz tempo, alias, todas as praticas viciadas no Brasil poderiam acabar se os congressiats e quem os financia (banqueiros, petroleiras, grandes grupos empresariais, empreiteiras, e loby de todo os tipos) quisessem, SQN.

    1. Arthemisia, me conta. Estão

      Arthemisia, me conta. Estão detonando tudo da campanha do Armando Monteiro? Li que até balão foi derrubado à bala. É verdade? Se o candidato do PSB subiu nas pesquisas, pq a fúria?

  9. Será que alguém aguenta ouvir

    Será que alguém aguenta ouvir esse JB falando por meia hora? Pra mim ele mal e porcamente sabe falar. É mais chegado a umas caras e bocas, e pra evitar trabalhar, que não é seu fraco, lá no STF ficava no senta-levanta e depois se recolhia pra tirar uma soneca. FHC disse que todo aposentado é vagabundo e pegou mal naquela épca. Hoje ele poderia dirigir essa máxima para Joaquim Barbosa. Cairia muito bem.

    1. Ué, platéia de shopping

      Ué, platéia de shopping center… tá bem na dele…rs.

      Aliás, convenhamos, congresso de shopping é o caminho pro fim da linha… e ostracismo em breve.

  10. Um Anjo Justiceiro

    Percebo essa figura como um castigo a ser suportado como um carma ou uma maldição.

    Ficou um tempo demasiado longo no STF, por algo de aproveitavel que supoe ter feito e

    prenuncia que teremos de escutar seus palpites infelizes por outra eterndade. Paciência,

    erros coletivos se redimem em conjunto.

  11.  
    Minha nossa senhora do

     

    Minha nossa senhora do perpetuo socooooooorrrrrrrrrrrrrrroooo!!!!!!. Esse cara ainda por aqui? Não estava em Miami? PQP.

    Orlando

  12. Não imaginei que Joaquim

    Não imaginei que Joaquim Barbosa tornar-se-ia irrelevante em tão pouco tempo. Impressionante a rapidez do ocaso deste senhor.

  13. Nassif;
    O Barbosa vai

    Nassif;

    O Barbosa vai inventar o  ” institucionômetro” para mudar a constituição quando atingir o nível de “consolidação institucional ” que ele julgue adequado. Que constitucionalista é este meu Deus!!!!!

    O infeliz não quis ser questionado o porque ele admite a reeleição nos EEUU. Ora é porque o nível de consolidação institucional deles é muito maior que a do Brasil. 

    A função do poder judiciario em qualquer parte do mundo é eliminar a corrupção, entre outras coisas, independente do nível de consolidação institucional em que se encontre. E este parlapatão só fez firula em todo tempo que ficou no STF.

    Seria bom alguem investigar como foi o voto do barbosa na questão das clausulas de barreira, que ele agora critíca, eu não duvido que ele tenha sido contra.

    O judiciario nas mãos dele não se metia a legislar?? Por que ele não alterou a constituição para acabar com a reeleição?

    Genaro

  14. Reeleição

     A diferença entre um estadista e um demagogo é que este decide pensando nas próximas eleições, enquanto aquele decide pensando nas próximas gerações.(WC)

     

     

  15. Besteira e mais besteiras

    Esse sujeito é antológico. Será que ele está querendo dizer que a corrupção surgiu no Brasil apenas depois que FHC comprou a própria reeleição?

    O que esse Sr. sabe? Sobre o que ele pode discorrer com um mínimo de conhecimento de causa? Por favor, me falem!

    A propósito, ó antológico acima, deriva-se de anta.

  16. Péssima conclusão…
    Antes

    Péssima conclusão…

    Antes desta, eu elencaria outras…

    Dentre as quais, a péssima qualidade da justiça, que só às vezes, faz justiça…

    E se a justiça é injusta, o que mais poderá ser justo?

  17. Depois de ter a chance de

    Depois de ter a chance de julgar a trupe e o comprador da reeleição, e não o fez, agora fica proferindo lamurias. 

    Volta para usa mansão de U$ 1,00, é seu cantinho agora.

  18. “Congresso Internacional de

    “Congresso Internacional de Shopping Centers”, putz! Como se diz na língua franca, the right man in the right place. E bota right nisso!

  19. E o pai de toda corrupção é o

    E o pai de toda corrupção é o judiciário, onde juízes que vendem sentenças (por valores que daria até mesmo para comprar um apartamento de luxo) são punidos com 30 mil reais de aposentadoria para o resto da vida.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador