Lava Jato é crime no atacado, não mais no varejo, diz Marco Aurélio Mello

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, afirmou que o escândalo de corrupção na Petrobras deflagrado com a Operação Lava Jato “envolve o crime no atacado, não mais no varejo”. 
 
O comentário foi feito antes de o ministro iniciar a primeira sessão da Corte no segundo semestre, comparando ainda com a Ação Penal 470, conhecido como mensalão, que na sua visão não pode mais ser considerado o maior escândalo de corrupção do país. Marco Aurélio participou do julgamento da ação.
 
“Quando eu tomei posse, em 2006,  no TSE [Tribunal Superior Eleitoral], eu fiz um discurso que foi considerado muito ácido. Mas, foi um discurso leve. Eu falei que era o maior escândalo da República [mensalão]. Hoje, nós temos aí esse, que envolve o crime no atacado, não mais no varejo”, disse.
 
Contra as críticas de advogados da Lava Jato e de alguns criminalistas, Marco Aurélio acredita que as prisões efetuadas durante todas as fases da operação mostram que as instituições que participam da investigação, como a Polícia Federal, o Ministério Publico e o Poder Judiciário, estão funcionando no país. 
 
“A quadra ao meu ver é alvissareira, porque não se esconde mais essas mazelas. Elas afloram a partir, inclusive, do que foi veiculado pela imprensa, há descoberta de fatos e, ante esses fatos, se têm os inquéritos e as ações penais. Vamos buscar novos rumos, melhores dias para o Brasil”, afirmou o ministro.
 
Na manhã desta segunda-feira (03), a 17ª fase da Operação prendeu o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, apontado como um dos destinatários da propina sobre os contratos da Petrobras e um dos “cabeças” do esquema de corrupção.
 
Leia mais:
José Dirceu é preso em nova fase da Lava Jato
As denúncias contra José Dirceu na investigação da Lava Jato
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

28 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A coragem desse pessoal de toga

    só funciona até prenderem um Daniel Dantas ou algum membro do PSDB da vida. Na hora que mexer com os amigos da Casa Grande aí começa a confrontar o estado de direito.(dos amigos , claro)

  2. Queria ver toda essa coragem

    para dar andamento na Satiagraha e ebrir o HD do Dantas. Aí toda esa turma fala fininho.

    Brasil , país da hipocrisia!

  3. “Marco Aurélio acredita que

    “Marco Aurélio acredita que as prisões efetuadas durante todas as fases da operação mostram que as instituições que participam da investigação, como a Polícia Federal, o Ministério Publico e o Poder Judiciário, estão funcionando no país.” – A mesma declaração que o FHC deu hoje após voltar das suas “férias”. Realmente, para eles, é um espanto que as instituições funcionem pois nunca antes neste País elas trabalharam como agora, se funcionassem antes o FHC teria sido preso por ter comprado sua própria reeleição.

    1. A prisão de José Dirceu é por

      A prisão de José Dirceu é por fatos preteritos, se cogitam prender o Lula por que não o proprio fhc, já que os delatores declararam que o esquema começõu no seu governo? Dominio do fato para ele tambem; parece que o pessoal do PT está anestesiado, igual ao boxer que toma os golpes sem se defender apenas esperando o momento de cair, infelizmente, esse será um mes de agosto tenebroso..

    2. Em entrevista ao jornalista

      Em entrevista ao jornalista Paulo Moreira Lite na rede Brasil falou cobras e lagartos sobre a lava jato, esse sr. tem uma opinião para cada ocasião.

  4. Mas, Seu Ministro ?

    Seu Ministro, não sei como funciona o teu trabalho, mas não deixe sem resposta os “causos” do Metrolão, Trensalão Mineiro, HSBC, Zelotes, Satiagaha, e também a Lava-jato. Não esqueça também do “causo” dum helicóptero carregado de farinha. Já tem tanto tempo que já deve ter virado massa de pizza.

    Todos estes são Atacadão…………

  5. Sem querer faltar com o

    Sem querer faltar com o respeito, o que disserem membros do judiciário e dos orgãos de justiça me diz tanto quanto o que sai na veja. Estas pessoas, na verdade, representam UMA justiça, aparelhada e organizada em função dos interesses de UMA parte da sociedade, apenas.

  6. E o caso Banestado é crime no varejo, ou no atacado?

    E o caso Banestado, crime no varejo ou no atacado? Deixou o Paraná com uma dívida de 30 bilhões de dólares. Na época, o juiz Moro tirou Youssef da cadeia certo de que ele havia se tornado uma boa pessoa. Se Youssef voltou a lavar dinheiro, a culpa também não é de Moro? Veja a reportagem do Fantástico em que Requião denuncia Youssef pelo desvio de milhões da Copel no período em que Jaime Lerner (DEM) era governador do Paraná e Álvaro Dias viajava pra cima e pra baixo nos aviões do doleiro.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=Wsb84qQMtHk%5D

    1. E ele quase elege o aécio

      Agora ele presta serviços à justiça. E ele quase mudou a eleição de 2014. Foi disparado o maior eleitor. Pasou a heroi da turma. Que heroi… que coisa!

  7. Ocupe o STF, o MP e a Justiça Federal

    Está na hora do Povo retomar as rédeas da república. Chega de janotas pagos a peso de ouro e que não foram eleitos desrespeitarem direitos fundamentais e escarrarem nos cidadãos.

  8. E tome-lhe prejulgamento!

    Queria saber se nos demais países os ministros/juízes das Supremas Cortes falam assim, abertamente e com posicionamento prévio, de processos que eles ainda julgarão…

    1. Certamente que não, pois são

      Certamente que não, pois são países sérios, provavelmente com mídias um pouco mais decentes do que a nossa. Sem esquecer que o nível de discernimento do povo seja melhor que o nosso. Duvido que haja paneleiros por lá.

  9. Eu concordaria com o Ministro

    Eu concordaria com o Ministro em tudo…se houvesse tratamento idêntico para todos.

    Mas o mensalão tucano, o trensalão, a Zelotes, o HSBC, o Helicoca e por aí vai, derrubam qualquer argumento de um País sendo passado a limpo.

    Ao contrário, reforçam a sensação de impunidade em quem tem mais que dois neurônios. E sedimenta a certeza da terceirização da investigação, processo e julgamento no Brasil: só se investiga o que a imprensa quer, só vira ação penal o que a imprensa quer, e só é condenado quem a a imprensa quer. Terceirizaram a justiça para a imprensa.

    E é por isso que o Ministro Marco Aurélio falou sobre o Mensalão e sobre a Petrobrás, mas não sobre  mensalão tucano, trensalão,  Zelotes,  HSBC, Helicoca …não falou e nem lhe foi perguntado.

  10. Marco Aurélio mora na Suecia

    Marco Aurélio mora na Suecia ou na Noruega? Como veterano do Supremo conhece mais do que ninguém as malas pretas de Brasilia. E nunca viu falar em corrupção. Olha do lado ministrinho. Olha sua família ministrinho.

    Como se não soubesse que estão limpando a área, mandando prender  pessoas íntegras num golpe juduciário para que os que roubam há 500 anos continuem a roubar sem interferência. Hipócrita e infame.

    1. Por onde anda o Cacciola?

      Por onde anda o Cacciola? Será que ainda existe algum processo contra ele no STF? O ministro tem alguma informação a respeito?

  11. …as prisões efetuadas

    …as prisões efetuadas durante todas as fases da operação mostram que as instituições que participam da investigação, como a Polícia Federal, o Ministério Publico e o Poder Judiciário, estão funcionando no país.

    Disseste-o bem, cara pálida!

    Agora funcionam.

    E porque não funcionavam antes?

    Porque nunca funcionou?

    Um exemplo: O PROER, atualizado, chega aos 340 bilhões de reais. O STF tem poderes para mandar investigar quanto o país ganhou com essa bondade do Principe da Privataria.

    Qual foi o beneficio gerado por essa vultosa quantia dada aos bancos privados.

    Não tem um brasileiro, Juiz, procurador, Ministro, policia federal, que tenha coragem de pedir uma investigação do PROER.

    Nassif, vou consultar um advogado e saber como faço para entrar com um pedido de investigação sobre o PROER.

    Ora, queriam cassar a Dilma porque ela fez parte de uma comissão para comprar uma refinaria nos Estados Unidos. A Refinaria está operando e dando lucro. e o PROER, quanto de lucro deu ao nosso país? O Pais recebeui o dinhero de volta? Então eu vou querer ver a cara do Ministro Mello, na hora do julgamento, se ele vai dizer que a justiça do meu país funciona para alguns.

  12. não sei…

    Acho que quando chegar no stf, apesar de descumprir tudo o que a constituição diz, conforme declaração de alguns deles mesmos, a opinião publicada já terá condenado definitivamente os escolhidos acusado,s e aqueles senhores nada poderão fazer, senão referendar a contagosto. Se eu fosse do stf ficaria meio humilhado. Ou enciumado.

  13. STF

    Deve o excelentíssimo estar de referindo às ações do Moro, da PGR, PF, TCU…e tantos outros tougados…com certeza está. De ingênuo não tem nada… faz parte do “Conluio”…

    Colocando-me sempre à disposição, desde já, agradeço;

    João Teodoro.

  14. Insight

    Insight:

    O que acontece: como o Mensalão funcionou como instrumento de propaganda difamatória, então nada mais coerente que levar a Lava Jato ao STF posteriormente. Gozado que desde o princípio nunca duvidei que a operação tinha como meta atingir o PT, apesar do caráter apartidário que o Moro quis dar a ela. Nunca me enganou. Era questão de tempo.

    O negócio é que os agentes envolvidos na Lava Jato (uma parte do Judiciário, uma parte da PF, a imprensa em sua totalidade e uma parte do STF) já sabem exatamente como levar a cabo um julgamento aos moldes do Mensalão.

    Fato é que, os suspeitos já são considerados culpados.

  15. O mesmo ministro que outro

    O mesmo ministro que outro dia parecia ser contra as prisões arbitrárias de Moro, sai hoje com essa pérola, talvez porque seja mais a um a odiar José Dirceu, daí sua mudança de postura. 

    É incrível assistirmos a essa seletividade, porque José Dirceu tem sido, sem dúvida, a pessoa mais odiada deste País, perseguido até mesmo dentro da cadeia, enquanto uma montanha de casos esdrúxulos relacionando outros políticos vai ficando, ficando, até que o esquecimento seja compeleto.

    O Presidente da Câmara deve estar adorando o momento. Passou o recesso numa boa, e retornou sem ver uma manchetizinha com sua cara. 

    O mensalão tucano não sai do papel.

    A denúncia de Youseff contra Aécio já era.

    Os problemas sobre o Metrô de SP já nem fazem parte das mate´rias jornalísticas.

    O milhão de Agripino já foi gasto por ele, e nem tchiu para as denúncias, que vem de alguns anos atrás.

    Cássio Cunha Lima, um fcha-suja, canta de galo como todo tucano de boa plumagem.

    Os acordos espúrios para a Privataria, tão bem documentada num livro, virou lixo, seguindo as palavras de Serra.

    E, assim, sucessivamente, tudo termina em pizza quando se trata de outros políticos que não sejam petistas. Aí, ainda tem gente que acha que a gente exagera quando trata dessa realidade. 

  16. Essse ministro, como o celso

    Essse ministro, como o celso de mello têm moral celetiva. Quando o escândalo atinge o pt e aliados ele desce a lenha, critica, usa frase de efeitos, etc. Quando a coisa acontece do outro lado, digo que envolve a direita, ele fica mudo como uma múmia.

    Ainda tem gente que acredita num besteirol desses…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador