Não existe decisão sobre Lei do Teto, por Luis Nassif

Os jornais de hoje dizem que, da longa reunião de ontem, saiu a proposta de uma nova Lei do Teto levando em conta a relação de despesas com o PIB.

Divulgação

Como me disse um membro da equipe de transição de Economia, a Lei do Teto entrou na bolsa de apostas do mercado. Cada diz sai uma notícia inverídica para movimentar ganhos ou perdas de comprados e vendidos.

Os jornais de hoje dizem que, da longa reunião de ontem, saiu a proposta de uma nova Lei do Teto levando em conta a relação de despesas com o PIB. Ou seja, se o país crescer mais, gasta-se mais; se crescer menos, gasta-se menos.

Seria manter a mesma lógica pró-cíclica dos últimos 30 anos. O que a boa economia sugere é que, quando a economia cai, o governo deve aumentar os gastos para recuperá-la; quando está crescendo muito, reduzir os gastos (ou aumentar a tributação) para desaquecê-la.

Nada disso foi discutido ontem.

A discussão sobre a relação despesas/PIB refere-se exclusivamente para o orçamento de 2023. Comprovou-se que, mantendo as despesas em 19% do PIB, já haveria uma boa sobra para tirar a economia da forca imposta por Paulo Guedes. Apenas isso.

Já sobre a nova lei fiscal, se deixará a discussão para o próximo ano. Há um sem-número de propostas na mesa, que serão devidamente analisadas, com profundidade e sem pressa, depois de apagado o incêndio atual.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador