Lula pretende avançar cooperação com europeus, em cúpula na Bélgica

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Presidente brasileiro também deve discutir o acordo de livre comércio entre o Mercosul e UE

Imagem: Reprodução/Youtube/Conversa com o presidente

O presidente Lula (PT) embarca na noite deste sábado (15) para Bruxelas, na Bélgica, onde participará da 3ª reunião da Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia. 

Ao menos 60 líderes estrangeiros dos países componentes dos blocos são esperados para o encontro, que ocorrerá nos dias 17 e 18.  O presidente brasileiro, que preside o Mercosul,  foi convidado pelo primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez. 

Segundo o Planalto, a delegação brasileira apresentará à cúpula propostas de estímulo à cooperação mútua nas áreas ambiental, energética e de defesa, além do combate à fome e aos crimes transnacionais.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn”      

Além do encontro entre os blocos, o presidente brasileiro também terá outros compromissos. Até o momento são previstos ao menos sete encontros bilaterais, entre eles com o rei e o primeiro-ministro belgas, Philippe Léopold Louis Marie e  Alexandre De Croo, respectivamente. 

Lula também irá se reunir com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, com quem deve discutir o acordo de livre comércio entre os países do bloco europeu e do Mercosul. 

Apesar do tema não estar previsto no evento oficial, o Itamaraty informou que Lula levará ao encontro o posicionamento brasileiro em relação às sanções propostas pelo bloco europeu para aprovar a assinatura do tratado. 

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador