Chuva coloca São Paulo em estado de alerta

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Criança de 07 anos morre soterrada em Ubatuba, estradas são interditadas e São Sebastião decreta estado de calamidade pública

Foto: Facebook – Prefeitura de São Sebastião

O litoral de São Paulo encontra-se em estado de alerta por conta das fortes chuvas que atingem a região neste final de semana.

“Decretamos calamidade pública, devido às chuvas constantes, o município encontra-se em estado de atenção”, segundo a prefeitura de São Sebastião em postagem nas redes sociais.

Os volumes registrados pelos pluviômetros automáticos do Cemaden são excepcionais e recordes para a cidade, de acordo com o prefeito, Felipe Augusto. “Na Barra do Una, Juquehy, Cambury e Boiçucanga choveu mais de 400 milímetros só na madrugada deste domingo, em um período de quatro horas. Há estações em que os volumes ultrapassam 600 milímetros em 24 horas”.

A programação de Carnaval deste domingo está cancelada, e escolas municipais foram abertas para receber as famílias desabrigadas.

Segundo a prefeitura da cidade litorânea, o governo estadual está enviando ajuda humanitária para o município, ao mesmo tempo em que vistorias e atendimentos de ocorrências seguem feitas pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

“Já foram constatados diversos desabamentos de casas e encostas. Até o momento são registrados cerca de 20 pontos de interdição nas vias do município. Na praia da Baleia uma casa desabou com três crianças dentro, ainda sem informações sobre o estado de saúde das vítimas”, afirma a prefeitura da cidade paulista em postagem nas redes sociais.

Situação semelhante foi vista na cidade de Ubatuba. “Infelizmente mais uma vez nossa cidade sofre com as fortes chuvas. A Defesa Civil está em alerta máxima, o Fundo Social de Solidariedade e a Secretária de Assistência Social estão de prontidão para atender todas as famílias atingidas”, disse a prefeita Flávia Pascoal em postagem no site oficial da prefeitura.

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, uma criança de sete anos morreu por conta de um deslizamento de terra no bairro Pereque-Açu, em Ubatuba. Também foram registradas enchentes ainda em Caraguatatuba, Ilhabela e Bertioga.

A rodovia Mogi-Bertioga encontra-se interditada devido ao rompimento de tubulação e erosão decorrentes das fortes chuvas. Já a BR-101 (Rio-Santos) ficou interditada na cidade de Ubatuba, entre os km 10 e 35, mas posteriormente liberada após vistoria.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, está a caminho de Ubatuba e São Sebastião “para ver de perto os locais afetados e prestar o amparo e apoio necessários aos municípios”.

Nas redes sociais, o governo do estado de São Paulo alerta para novas instabilidades na região. “Os atuais modelos meteorológicos continuam indicando acumulados elevados, principalmente para a Baixada Santista e Litoral Sul”, diz o governo.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Saneamento, Saúde, Educação,Emprego: há tanto que fazer… Aí canalhas das Oligarquias inventam Golpes, assaltam, pilham, fraudam, corrompem… Ah! Os canalhas…! Quando irão ao Inferno os canalhas?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador