63% das crianças e adolescentes no Brasil estão em estado de pobreza

Pesquisa do Unicef constatou ainda piora na educação, visto que o número de analfabetos duplicou entre 2020 e 2022

iStock

Um levantamento promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), constatou que cerca de 32 milhões de crianças e adolescentes até 17 anos vivem na pobreza.

Para chegar à conclusão, a instituição considerou diversos indicadores, como educação, trabalho infantil e renda. Um dos dados que chama atenção é o acesso ao saneamento básico: 21,2 milhões de menores de idade não têm acesso a este serviço básico.

A pesquisa expõe ainda a precariedade às quais as crianças brasileiras são submetidas: 20,6 milhões sofrem com a privação de renda, 4,6 milhões não têm moradia adequada, 4,3 milhões não estão matriculadas na escola e 3,4 milhões não têm acesso à água.

Miséria

A pobreza extrema é um projeto de negligência política que não atinge apenas as crianças. Dea cordo com o levantamento, em 2021, o País atingiu o maior nível nos últimos cinco anos do número de pessoas que vive com menos de R$ 1,90 por dia. Entre 2017 e 2021, este percentual aumentou de 13,8% para 16,1%. Entre os menores, a alta foi de 40%: de 9,8 para 13,7 milhões.

Outro indicador que teve um crescimento expressivo foi a taxa de analfabetismo, que literalmente dobrou. De 1,9% em 2020, saltou para 3,8% em 2022.

O objetivo do levantamento é que “neste momento em que presidente, vice-presidente, ministros, governadores, senadores e deputados iniciam novos mandatos, o Unicef [tem que] alertar para a urgência de priorizar políticas públicas com recursos suficientes voltadas a crianças e adolescentes no país”.

LEIA MAIS

Camila Bezerra

Jornalista

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador