No governo Temer, Serra é ministro da Fazenda e candidato a presidente

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Em caso de impeachment de Dilma Rousseff (PT) com transferência do cargo de presidente para o vice Michel Temer (PMDB), o ministro Joaquim Levy diria adeus à Fazenda para dar lugar ao senador José Serra (PSDB), que assumiria a pasta de olho na própria candidatura ao Palácio do Planalto em 2018. 

A informação consta na coluna da jornalista Mônica Bergamo, nesta quinta-feira (6). A aproximação entre Temer e Serra já é notável nos bastidores e tida como um “investimento” de ambos os lados. “O vice-presidente está procurando desafetos de José Serra para ajudar o senador tucano a refazer pontes no universo político. Já o parlamentar auxilia o peemedebista a aparar arestas no Senado.”

“A proximidade é vista como investimento no futuro. Em caso de impeachment de Dilma, Serra se transformaria em ministro da Fazenda, trazendo o apoio de parte do PSDB a um eventual governo Temer. Do cargo, o tucano se lançaria candidato a presidente em 2018, pelo PSDB ou até pelo PMDB. Repetiria Fernando Henrique Cardoso, que foi ministro do governo de transição de Itamar Franco”, escreveu a jornalista.

O movimento pró-Temer, há algumas semanas, contava com a simpatia do PSDB. Mas nesta quinta, após se sentir agredido com o programa que o PT colocará no ar mais à noite, a ala aecista do partido decidiu subir o tom e dizer que é impossível dar trégua ao governo Dilma e que a única saída para a crise é uma nova eleição. Nem o governo Temer, de transição, agrada mais.

Do lado de Serra, Bergamo destacou que o senador vem fazendo a sua parte para pavimentar o caminho até 2018 e despistar Aécio Neves, derrotado na última disputa presidencial, e Geraldo Alckmin, que quer ser o próximo postulante.

“Serra, em sua nova fase paz e amor, está procurando governadores de diferentes Estados e partidos para colocar-se à disposição no Senado. Discorre sobre os números de cada administração e o que pode ser feito no parlamento para ajudar a melhorar as contas. Todos ficam muito gratos.”

Alckmin, por sua vez, “anteviu o movimento de aproximação entre Temer e Serra e já disse que, em caso de impeachment, o PSDB não deveria integrar o governo do vice. Diz que o poder se ganha no voto.”

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

38 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Temer e Serra

    Daniel Quireza, você que defende a renúncia de Dilma para dar lugar a Temer, olha o que nos espera:

     

    “A proximidade é vista como investimento no futuro. Em caso de impeachment de Dilma, Serra se transformaria em ministro da Fazenda, trazendo o apoio de parte do PSDB a um eventual governo Temer. Do cargo, o tucano se lançaria candidato a presidente em 2018, pelo PSDB ou até pelo PMDB. Repetiria Fernando Henrique Cardoso, que foi ministro do governo de transição de Itamar Franco”, escreveu a jornalista.”

    1. “Serra, Pato Bomba”!
      (Eh que

      “Serra, Pato Bomba”!

      (Eh que “Pauta Pomba” ja ta tomado pela Gafe Ambulante de Minas, digo, Rio!)

  2. Governo com Temer, sem Temer,

    Governo com Temer, sem Temer, com serra sem serra qualquer alternativa de governo que não for eleito pelo voto é golpistas, assim tambem quem o integrar.

  3. Será ?
    Monica Bérgamo tem

    Será ?

    Monica Bérgamo tem fama de ser bem informada, mas essa nóticia é um pouco forçada hein.

    Muito água ainda vai correr.

  4. Garrincha nele!!

    Falta combinar essa jogada “magavilhosa” com os russos, a começar por FHC, Aócio e Alckimin. Do povo brasileiro, nem preciso falar…

  5. Só faltou falar…

    Só faltou falar que Temer sentaria no colo de Serra e receberia carinho dengoso todas as noites até 2018.

    Quando Temer asumir a primeira coisa que vai acontecer é a reeleição não acabar pra poder se reeleger em 2018. Estamos falando de disputa de poder. Quem precisa do Serra? 

    Cada uma.

  6. Democracia sem povo é um

    Democracia sem povo é um sonho tucano mas vai um aviso aos navegantes o suposto pós-golpe é a parte mais delicada do suposto golpe, tudo pode acontecer no atual quadro de polarização.

    Se eu fosse conservador esperaria encerrar o mandato de Dilma e venceria as eleições de forma legítima nas urnas e governaria com tranquilidade.

  7. Só podem estar loucos

    As pessoas tem até o direito de não gostar da Dilma, mas a sua saída provocará um agravamento da crise política e econômica, que vai se desbancar para uma crise social(quero dizer uma crise da sociedade) e se brincar, vai rolar uma guerra civil, por que o ambiente vai ficar muito tenso. Essa coisa de que ninguém vai revidar, só se aplica na política, por que no dia à dia o que vai se ver é uma guerra sem limites. O Egito, a Ucrânia, o Paraguai não me deixam mentir.

  8. A solução para a crise política

    Ao que tudo indica, passará por um acordo entre Dilma, Renan e Janot. Cunha será isolado.

    Dilma só nomeará Janot se ele se comprometer em ferrar Cunha e poupar Renan. Renan garantirá a absolvição de Dilma no Senado em troca da intervenção da presidenta junto a Janot. Janot terá que se contentar em não denunciar Renan, caso queira ainda ser procurador-geral da república.

    Eis o acordo. Os três ganham. Cunha perde. Lula corre por fora, blindado no governo (Casa Civil) e se colocando a postos para freiar a sede de poder de Temer mancomunado com tucanos. E, aos poucos, o país voltará ao normal. Essa é a melhor estratégia, a mais pragmática e eficiente.

    Ou isso ou o país mergulhará numa crise e num retrocesso sem precedentes. Correremos o risco de ver todos os avanços jogados na lata do lixo se esse governo Dilma cair e a Lava-Jato seguir fazendo o arraso que vem fazendo. Lula corre riscos, apesar de um acordo de última hora poder ser construído, poupando-o, mas sem salvar o governo Dilma. Essa é uma hipótese remota, mas que pode vir a se concretizar. Trocam a queda do governo pelo seu não enquadramento.

    Tirando todo o ruído, a linguagem política cifrada, é isso o que sobra.

    1. Meu amigo

      Não há a menor hipótese de um presidente afastado após ser aceito a abertura do seu pedido de impeachment pela câmara ( afastamento de 180 dias ), ser inocentado pelo senado e voltar ao governo como se nada tivesse acontecido. Tendo que governar com uma Câmara onde 2/3 aprovaram a abertura do processo de impachment.

      A conversa de Dilma tem que ser com Eduardo Cunha.

    2. tvz numa situação ideal

      com a sanha alucinada de salvadores da pátria dos procuradores do MPF, juntos ao juiz Moro, acho dificil o procurador geral agir de maneira razoável, com vistas a garantir a estabilidade política. O AA e o Nassif trouxeram discussões interessantes mostrabndo que o que acontece ou é do interesse do Janot, ou de grupos que aproveitam sua falta de pulso para instrumentalizar a atuação do MPF.

      Eu ainda acho que o pronunciamento do vice foi dado depois de alguma conversa com a Dilma, como um recado para dirigentes da sociedade civil. Vide resposta da FIESP e da FIRJAN.

  9. Hahaha!

    Tá justificado o chilique do Aécio pedindo derrubada da chapa Dilma-Temer com novas eleições. 😀

    (mas parece que tudo foi plantado…)

  10. Dilma

    Estava convencido que a Dilma cairia, mas estou vendo que a oposição tem difusos intereses que não se alinham. Entao,  estou    convecido agora que Dilma não mais cairá. Olha, o Aecio deseja uma coisa, O alkimim desejo outro, e o eterno candidato a presidente Serra  deseja outro totalmentediferente .Também ha um movimento da FIERJ E FIESP para a governabilidade. Rico é sabido e não gosta de rasgar dinheiro. No senado já há uma movimentação pela governabilidade, isto é , não aprovarão as pautas bombas do messias Eduardo cunha.

  11. Até parece que dentro do PSDB

    Até parece que dentro do PSDB quando há disputa entre eles a coisa se passa dessa forma tão civilizada e serena. Lá dentro o jogo é bruto, é cobra engolindo cobra, é briga de foice no escuro. Antes que algum deles saia candidato os subterrâneos explodirão. Lembram do “Privataria Tucana” que o Aécio mandou pra cima do Serra e do espancamento da namorada que o Serra mandou pra cima do Aécio? Então.

  12. Mas como são burros esses Golpistas 2…

    Quanta burrice… Leiam um pouquinho da história de Michel Temer, por favor… Além de advogado, etc… é um professor (doutor) e estudioso da Constituição, publicando inúmeros livros sobre o tema “Constituição Brasileira”. Só no mundo da fantasia dos golpistas do psdb/dem um vice-presidente da República, estudioso e resguardador da CF daria um golpe na presidenta do Brasil p/ ficar e morrer historicamente com a pecha de “golpista presidente” da República. Mas como são burros esses golpistas 2…

  13. Só pensam neles mesmo.

    Exatamente como disse a propaganda do PT que foi divuldada hoje: eles só pensam neles mesmo. Vejamos:

    Se Dilma cai.

    Serra: quer participar do governo de transição com Temer e eleições só em 2018. Sabe que precisa de mais força pra vencer a concorrência interna no PSDB. Sabe que Aécio, hoje por ter sido o último candidato a presidente do partido, e Alckmin, por ser altual governador de São paulo, estão na sua frente. Teria maiores chances de suplantá-los sendo ministro da fazenda.

    Aécio: quer eleiçães logo. Sabe que é fraco, e que sua única oportunidade depois do fiasco da sua campanha seria agora, já que Alckmin dificílmente deixaria o governo de São Paulo, e Serra está mais esquecido que ele. Em 2018 seria engolido por Serra ou Alckmin.

    Alckmin: quer eleições só em 2018 mas com o PSDB fora do governo de transição. Não deixaria o governo de São Paulo agora pra se arriscar numa eleição imprevisível. Mas não quer Serra no governo já, para não diminuir suas chances em 2018 dentro do partido.

    É público e nótório que o PSDB não tem nenhum projeto pro país. Mas nem como partido existe na prática. Seus caciques pensam nos seus projetos pessoais de poder e mais nada.

    Fico com Mino Carta. Se Dilma cair e a oposição voltar a governar, Lula volta e a eleição será um passeio. Temo apenas por estragos permanentes que podem causar ao país, como entregar o pré-sal.

  14. Essa história parece

    Essa história parece inverossímil, pois nem mesmo o Serra seria tão burro de querer ser Ministro da Fazenda num cenário econômico tão precário no mundo todo.

    Mais fácil esperar a Dilma continuar se queimando sozinha.

  15. 🙂
    Isso é o que o Serra diz.

    Se perguntar para o Temer, ele diria (não diria, logico) que Serra seria um excelente vice para um eventual candidato do PMDB. Quem poderia ser?
    É, deve ser o Sarney!

  16. Mônica, vai procurar uma rola

    Mônica Bergamo, Boechato e outros lixos da Band gostam de contos da Carochinha. Que bestalhões. Alguém lá vai acreditar nessa fábula? E por que, se Temer chegasse mesmo à presidência, não indicaria um pemedebista para sucedê-lo? O que Serra faz nessa história? Por que Serra seria ministro da fazenda? Tem cada uma.

    Em vez de tentar instilar cizânia no governo, coisa de mexeriqueiros rasteiros, Mônica Bergamo e seu arauto, o Boechato, deveriam, como recentemente recomendou Boechato, estar a cata de uma ROLA.

  17. No governo Temer? Que governo Temer?

    É inacreditável como esse blog passou a reproduzir toda e qualquer notícia interessada e plantada que sai na Folha, no Estadão, no O Globo ou no Valor Econômico. 

     

    Que governo Temer é este que simplesmente não existe? Como é possível que o GGN faça um post com um título absoluta e absurdamente golpista como este? 

     

    É inacreditável, simplesmente inacreditável. 

     

    Só existe um governo e este governo é chefiado de forma legal e legítima pela presidenta reeleita Dilma Rousseff. Não há absolutamente nenhum outro governo, seja ele de Temer, de Serra, da Velhinha de Taubaté ou do Tiririca. 

     

    Olha, sinceramente, esse tipo de manchete a gente espera ver n’algum veículo do PiG, não aqui no GGN. 

     

    Estamos num momento chave da política brasileira, onde não é admissível que se tenha vacilações. Quem é a favor do golpe de estado que o diga de forma clara, não à socapa ou à sorrelfa. 

     

    Que cada um assuma suas posições de peito aberto, a favor da democracia ou do golpe, e que arque com as consequências futuras. 

    1. Concordo

      Parece haver um segmento compreendendo parte da redação e da editoria do blog que é franquia da Globo, ou Folha, ou Estadão, e que passou a repercutir os balões de ensaio de protofascistas e fascistas.

  18. dos bastidores a que se refere…

    o maior segredo é não haver bastidor algum

    nunca foi tão fácil revelar segredos de bastidores, confirmam os peidos e as tosses

  19. E tem gente que ainda não

    E tem gente que ainda não sabe por que inventaram a democracia?

    Ou tem regra clara, segura e válida para todos ou é a guerra do homo homini lupus est.

    Ou como conciliar os interesses conflitantes?

    Quer dizer que o Temer vai ajudar a derrubar a Dilma e salvar os santos do Renan e do Cunha?

    O Renan e o Cunha vão ajudar o Temer a derrubar a Dilma para ele deixar os dois serem presos?

    O Janot e o STF vão ajudar o Temer para ele salvar o Cunha e o Renan que estão no cadafalso?

    O Aécio e o Alckmin vão ajudar o Temer para ele ajudar o Serra?

    E o povo vai ficar assistindo com cara de palhaço todos estes santos se ajudarem, por que?

    Por que a Dilma é boba, feia, chata e ninguém gosta dela. Porque ela aumentou a Selic, investe na polícia e dá liberdade para investigar, indica o primeiro da lista o MPF? É por isso que ela deve sair no meio do jogo?

    É por isso que tem que jogar a constituição no lixo para os santos assumirem e a bruxa ser queimada?

    Não é possível que esse povo* acredite que o povo acredite neles.

    *Da lava jato, do aeroporto, do metro, etc.

     

  20. A materia não caiu do ceu.

    A materia não caiu do ceu. Alguem plantou. Mas quem será? Suscitam questões:

    1.O PMDB vai terceirizar a area economia ($$$$$) para o Serra?

    2.O Serra Ministro não será o logico candidato a Presidente pelo PMDB em 2018?

    3.O PMDB vão topar isso, que seria a anulação do partido?

    4.O PSDB tem dois candidatos prontos, Aecio e Alckmin, porque topariam dar pista para o Serra correr?

    Sem o PSDB fechar acordo com o PMDB não sai impeachment.

    5.O Temer conhece o Serra, vai querer ser Rainha da Inglaterra, conisderando que o Serra costuma ocupar todos os espaços?

    Noticia plantada não é mesmo?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador