Carnaval de Olinda é na rua e não no camarote

Por Coletivo Carnaval de Olinda é na Rua e Comitê Ação da Cultura

O Coletivo Carnaval de Olinda é na Rua, a SODECA, o Mais Parques Olinda, o Movimento Raízes do Mangue e o Comitê Ação da Cultura – CAC vem publicamente manifestar seu repúdio às tentativas de camarotizar e descaracterizar o Carnaval de Olinda.

Defendemos que nosso carnaval deve prestigiar a cultura pernambucana e garantir o carnaval como uma verdadeira festa democrática, honrando nossa tradição.

Por isso, nossos grupos tem organizado reuniões com a sociedade no Centro Luiz Freire e na Sodeca.

Ontem, nos reunimos com o Ministério Público para pedir providências que assegurem que não haja camarotes no sítio histórico no carnaval 2015. Juntamos um significativo conjunto de provas, inclusive de danos ao patrimônio histórico causado pelos camarotes nos anos anteriores, caso seja necessário levar o caso à justiça. Na mesma reunião, solicitamos informações sobre o chamado “toque de recolher” imposto aos bares de Olinda.

Foto: Keila Vieira

Já conseguimos uma vitória muito importante na Câmara Municipal de Olinda! Conseguimos pressionar os vereadores para votar a manutenção do todo sitio histórico como passarela natura do carnaval de Olinda, e não apenas algumas ruas como previa a proposta do prefeito.

Assim ficou vetada a existência das “casas camarotes” no sítio histórico de Olinda, assegurando que nosso carnaval não se descaracterize.

Por isso, estamos hoje lançando a campanha SANCIONA, RENILDO!

Mas tememos que Renildo não sancione a lei, em razão da derrota política que sofreu na Câmara de Vereadores.

Logo, é importante lembrar ao Prefeito de Olinda que ele não foi eleito para administrar seus próprios interesses, e sim os interesses do povo olindense!

Por isso exigimos: SANCIONA!

E convocamos todos e todas para nossa campanha nas redes sociais e na audiência pública do carnaval de Olinda X camarotização que vai acontecer na sede do Ministério Público de Olinda, no dia 13 de janeiro!

Finalmente, hoje a prefeitura fez um acordo com o Ministério Público para revisar a Lei de Uso e Ocupação do Solo que, entre outras coisas, disciplina quais atividades, serviços e comércio podem ou não ocorrer em nossa cidade. Vamos exigir que haja amplo debate com a sociedade civil sobre essa lei, que atinge a todos nós!

Vamos convocar reuniões preparatórias para as audiências públicas e contamos novamente com o engajamento de todo mundo.

Carnaval de Olinda e na rua, “Queira ou não queira” o rei do camarote!”

Olinda para todos e todas!

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador