Belluzzo debate política econômica brasileira na FESPSP

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Luiz Gonzaga Belluzzo, economista e cientista social, participará hoje, dia 4 de agosto, de conferência no Núcleo Brasileiro de Estudos Estratégicos (NBEE) da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). O tema a ser abordado por Belluzzo é “Diagnóstico da economia brasileira e recomendações para o próximo presidente”.

A condução da política econômica do próximo governo poderá decidir quais serão os rumos do desenvolvimento do Brasil. E esta é a intenção da conferência, debater rotas e caminhos para este novo tempo e, conforme explica Pedro Luiz Guerra, Coordenador da NBEE, “convidamos o professor Belluzzo, que além de ter sido membro do Conselho Superior da FESPSP, é um intelectual que tem se dedicado a pensar e refletir sobre essa questão”.

Belluzzo é considerado um dos 100 maiores economistas heterodoxos do século XX, e tem defendido, em artigos e entrevistas, medidas e estratégias que o Estado brasileiro, independente de qual grupo político na condução da gestão, deve adotar para superar os obstáculos que impeçam o desenvolvimento nacional.

Ele acredita ser importante dar mais peso ao investimento do que ao consumo e elevar a meta do superávit primário. Outra medida importante apontada por ele é a busca por solução de problemas estruturais, como a indexação, que alimenta a inflação e impede o crescimento. Para Belluzzo, estratégias como a defesa da Petrobrás, que pode contribuir com a reindustrialização, e a permanência de campeões nacionais, são fundamentais para o futuro econômico do país.

A conferência é aberta e dirigida ao público em geral e será realizada hoje, 4 de agosto, às 19h30, no Campus da FESPSP, em São Paulo. As inscrições podem ser feitas no site da Fundação (www.fespsp.org.br/palestrabelluzzo).

Serviço

Conferência: DIAGNÓSTICO DA ECONOMIA BRASILEIRA E RECOMENDAÇÕES PARA O PRÓXIMO PRESIDENTE

Conferencista: Luiz Gonzaga Belluzzo

Data: 4/08/2014

Horário: 19h30

Local: Auditório do Campus FESPSP – Rua General Jardim, 522 – 7º. Andar – Vila Buarque – São Paulo (Próximo ao metro República e Santa Cecília)

Inscrições: www.fespsp.org.br/palestrabelluzzo

Vagas no auditório: 180 lugares sentados

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Belluzo vai dar a receita do bolo?

    Duvido !?!?

    Nesta aqui ninguém é inocente.

    Muito pelo contrário, os sumo sacerdotes que comandam se auto-intitulam os guardiãoes da ética e damoral.

    Mas vamos lá, por mim começava com  Astrologia, Tarot e Geometria.

  2. “Ele acredita ser importante

    “Ele acredita ser importante dar mais peso ao investimento do que ao consumo e elevar a meta do superávit primário.”

    A análise da formula do Belluzzo é simples: O modo derivado do investimento terá mais peso (como um lobo no quintal). E como agirá para comer as galinhas? Elevar a meta do superávit primário.

    Afinal de contas, o investimento puro é só para existir a quantificação das galinhas.

  3. “Desenvolvimento Nacional”

    Sou cético quanto a possibilidade de existência de regras básicas para assegurar o “desenvolvimento nacional”.

    Têm aqueles que preferem ver o bolo crescer para depois pensar em distribuir, etc. etc. Portanto é preciso antes mostrar qual política social está por trás destas regras básicas. Elas podem divergir muito em função do resultado social que se quer obter.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador