Contagiados por Ômicron que não tomaram vacina têm riscos graves de reinfecção, mostra estudo

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Pesquisadores da África descobrem que, sem vacina, resposta imune da Ômicron não protege contagiados de outras variantes

Foto: Fusion Medical Animation on Unsplash

Se você tomou a vacina contra a Covid-19 e foi infectado pela variante Ômicron, estará protegido não somente contra a variante como também contra as demais atualmente existentes. Entretanto, se não tomou a vacina, tem risco comprovado de reinfecção por qualquer outra variante de Covid-19.

Ao contrário de outras variantes, pesquisadores descobriram que a Ômicron gera uma resposta imune temporária ao infectado contra somente este tipo de vírus, não concedendo proteção a todas as mutações anteriores do SARS-CoV-2.

Por ser diferente, a Ômicron escapa dos anticorpos neutralizantes de algumas das vacinas hoje disponíveis contra a Covid-19 e também contra a proteção natural do corpo por outras infecções prévias de Covid-19.

Entretanto, pesquisadores do Departamento de Ciência e Inovação e Fundação Nacional de Pesquisa da África do Sul decidiram verificar qual é a resposta imune das pessoas que foram infectadas pela Ômicron frente a outras infecções de Covid-19, sejam elas simultâneas, ou seja, ao mesmo tempo, ou não.

Para isso, os cientistas testaram o plasma de 20 pessoas não vacinadas e de 7 pessoas vacinadas, todos contagiados com a Ômicron. E descobriram que aqueles que não se vacinaram poderiam facilmente se infectar com outras variantes do SARS-CoV-2.

Enquanto que os que tomaram o imunizante apresentavam proteção cruzada não somente contra a Ômicron, pela resposta imune direta, como às demais mutações do vírus.

Gráficos mostram que os anticorpos neutralizantes provocados pela Ômicron contra outras variantes são amplificados com a vacinação

O estudo recentemente publicado, que ainda está em fase de aprovação, revelou que o risco de reinfecção por outros tipos do vírus Covid-19 em pacientes contagiados pela Ômicron é comprovadamente superior em comparação aos que tomaram a vacina.

Abaixo, a íntegra do estudo:

jornalggn.com.br-contagiados-por-omicron-que-nao-tomaram-vacina-tem-riscos-graves-de-reinfeccao-mostra-estudo-2022.02.10.22270789v1.full_

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador