Candidata a vereadora relata os ataques da direita nas redes sociais

 
Isa Penna, candidata a vereadora em São Paulo
 
Jornal GGN – Nos últimos anos, com o acirramento da polarização política no país, o crescimento constante da influência das redes sociais e a organização de grupos com pautas contrárias aos partidos de esquerda e aos movimentos sociais, tem se tornado comum que figuras públicas identificadas com a esquerda virem alvos constantes de ofensas, sejam elas públicas ou através da internet.
 
Um destes casos é o de Isa Penna, candidata a vereadora na cidade de São Paulo pelo PSOL. Advogada e ativista feminista, Penna conta que, desde o início da campanha, os comentários ofensivos já existiam, mas acabaram se tornando cada vez mais frequentes.
 
“A partir de um determinado momento a gente começou a perceber um aumento desses comentários, cada vez mais agressivos, e perceber que eles estavam organizados,  porque quando um comentava, outro comentava embaixo, sabiam quem a gente era, de onde a gente era”, afirma.

A candidata fala que, em uma atividade organizada na PUC-SP com estudantes, o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) e a presença de Ivan Valente, deputado federal e candidato na chapa de Luiza Erundina como vice-prefeito, grupos de direita também apareceram. “Antes mesmo das pessoas chegarem, eles já estavam provocando bastante”, diz.
 
O microfone foi aberto para um dos representantes destes grupos, que fez uma fala “xingando o Ivan [Valente], falando que a esquerda era vândala, assassina”, conta Isa. Ao responder, a ativista afirmou que, dentro da construção de uma sociedade com propostas minimamente progressistas, era importante “apontar vocês [direita] como nossos inimigos”.
 
“Eles pegaram esse trecho e editaram, e colocaram para circular nas redes sociais”, diz, apontando uma prática recorrente entre os novos grupos à direita que surgiram e se fortaleceram entre as eleições de 2014 e o impeachment de Dilma Rousseff.
 
Em outro episódio, Penna fez um vídeo onde criticava o número de candidaturas de militares registradas nestas eleições, recebendo mais comentários agressivos em sua página. 
 
 
 
 
 
Em 2014, Isa foi candidata a deputada estadual pelo PSOL, e lembra que, na época, a conjuntura política era diferente da vivida atualmente. “Estávamos logo depois das Jornadas de Junho, o sentimento era muito mais de pluralidade e de participação política”, conta. “O que acontecia mais eram expressões de machismo. Fui citada em um ranking de candidatas bonitas, ouvia declarações machistas com muito mais frequência”.
 
Alguns dos comentários não estão mais disponíveis no Facebook, porém a equipe da candidata salvou imagens das ofensas e ela diz que tomará as medidas cabíveis. “Justamente por ser advogada, eu sei que eu não posso colocar muita fé no Poder Judiciário”, afirma. “Mas, assim como eles costumam utilizar todas as armas contra nós, a gente tem que usar todas as armas que a gente tiver contra eles”, finaliza.
 
Veja abaixo um dos vídeos que motivaram as ofensas:

Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não adianta mais entrar na
    Não adianta mais entrar na Justiça contra esses grupos de extrema direita.

    Não há esperanças em relação ao judiciário e à Polícia.

    Enfim estamos sob o jugo da barbárie.

  2. São patrocindos pelos

    São patrocindos pelos partidos PSDB,DEM,PPS,PSC,Solidariedade, enfim grupos de empresarios. Tem seguir o dinheiro que se pega os autores desse desserviço, desse crime contra a sociedade brasileira.

    1. Percebe que só falta uma ação de inteligência?

      Há vídeos e mensagens postados no whatsapp, evidentemente patrocinados, que promovem sistematicamente a propaganda anti-esquerda, denegrindo a Petrobras (pra justificar a doação do pré-sal), denegrindo Lula e assim por diante. Para o impedimento, Dilma era a bola da vez, houve milhares de montagens. Obviamente, este não é uma produção em que não haja dinheiro por trás. Enquanto a esquerda não empreender ações de inteligência, vai continuar patinando e afundando, pois a verdadeira “associação criminosa” possui muitos braços de desinformação além da velha mídia. Desmascará-los com provas é crucial.

    2. Faltou

      O MBL (ou seja: irmãos Koch) também está entre os patrocinadores destes “ativistas” digitais, muito apropriadametne chamados de “troll”.

  3. Isto está disseminado

    Não se deve dar espaço a grupos de extrema direita, mesmo porque eles já têm espaço suficiente na “grande” imprensa. Neste sentido, não deveriam ter cedido o microfone para estes arruaceiros no evento da PUC/SP. 

    Os ataques através de redes sociais pela extrema direita e seus representantes são prática frequente, como mostra uma matéria do Brasil 247: http://www.brasil247.com/pt/247/sp247/258056/Doria-%C3%A9-acusado-de-usar-rob%C3%B4s-em-redes-sociais.htm

     

  4. Tarja preta

    Eu gostaria de saber o porquê de tampar os nomes dos comentaristas se os comentários são públicos. Alguém pode esclarecer, por favor?

  5. Me desculpe mas o PSOL é

    Me desculpe mas o PSOL é muito festivo e pouco sério.

    A mais de um ano que tento alertar que os Bolsominions estavam sendo cooptados por sites de direita a fazer ataques a postagens de esquerda. Me passando por um Bolsominion, não foi preciso grande atuação, me enviaram a pagina de direita que encaminhava os fascistas de plantão para irem agredir pessoas em um link ao vivo de um site de esquerda. A pagina da direita existia unicamente para direcionar seus soldados para o ataque virtual. Hoje a pagina que vi esta desativada porem ainda existem muitas outras.

    afinal o que são os revoltados on-line além de pregadores do ódio?

    Agora que as portas foram abertas ninguém segura o Leviatã.

  6. Quem será ?

    Quem será que iniciou tudo isto, o “Pai da matéria!”

    Em sua campanha  a presidente, introduziu,  usou e abusou de xingamentos, Aborto, uso de Santos Católicos e até de Pastores fundamentalistas para vencer a campanha. Mas não levou, apesar de tudo isto . E até hoje paira como uma ave de mau agouro sobre nossas cabeças.

    É um cara que está mandando e desmandando no atual governo , como se fosse um vitorioso. É um apátrida, como jamais vi outro igual. Talvez seu comparsa de nome Aluísio tb seja assim. Aliás, acredito que todo o seu partido reza da mesma cartilha.

    Estão sedentos de grana, e deram o golpe sabendo que o programa em execução p/ “Presidente” jamais seria vitorioso.

    74 milhões de votos ? uma merreca ! diria ele.

  7. Desculpe moça…

    … mas quem abriu a Caixa de Pandora em 2013, foram vocês do PSOL e do PSTU.

    Sem o auxilio luxuoso destes dois partidos, não haveriam os “protestos’ pelos 20 centavos que ajudaram a acabar com nossa democracia e a dar munição para quem hoje te agride com machismo desenfreado…

    1. Não tenho pena NENHUMA !!!

      Não tenho pena NENHUMA !!!  Quando faziam com a Dilma, esse Pessoal do PSOL não fazia nada… alias, fazia sim, FAZIA CORO com a DIREITA !!!

      E muito bem lembrado !!! Foi o PSOL e o PSTU que enfiaram a gente nesse buraco, con suas jornadas de ?Junho contra Haddad e Dilma e poupando Alckmin !!!  Alias, a oposição do PSOL contra Alckmin beira à 0.

      Lembrando da Psolista que foi protestar contra Dilma em um casamento, que falou que SP era terra de coxinha… Vc´s estão plantando o que colheram.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador