Oposição tenta, no STF, limitar CPI apenas sobre a Petrobras

:

A oposição estuda a possibilidade de ir até mesmo ao Supremo Tribunal Federal (STF) para barrar a orientação dada pelo Palácio do Planalto de retaliar os pré-candidatos do PSDB, Aécio Neves, e do PSB, Eduardo Campos, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, com a ampliação das investigações, incluindo tanto o rumoroso caso do cartel do metrô em São Paulo quanto as possíveis irregularidades na construção do Porto de Suape, em Pernambuco.

Para o governo, tirar a presidente Dilma Rousseff do foco e neutralizar o envolvimento dela na rumorosa compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, é a prioridade do momento. Líderes da base se reúnem no início da semana para definir o melhor momento para apresentar um adendo à CPI e, assim, incluir nas investigações o caso que envolve tucanos no cartel do metrô de São Paulo e possíveis irregularidades na construção do Porto de Suape, em Pernambuco, Estado governado por Campos.

Os aliados se apoiam no precedente da CPI dos Bingos, que em 2005 tinha como objetivo inicial de apurar o jogo ilegal no País, mas investigou até o assassinato do ex-prefeito de Santo André, o petista Celso Daniel, e acabou apelidada de CPI do “Fim do Mundo”.

Contra isto, a oposição irá primeiro ao próprio Senado questionar a ampliação do foco, podendo usar recursos em plenário e na Comissão de Constituição e Justiça. Em minoria na Casa, já esperando a derrota, outro caminho é recorrer ao Supremo. “É uma manobra diversionista. Tenho certeza que a Mesa do Senado não vai abrigar algo que é apenas uma ameaça à oposição. Não pode desvirtuar, mudar o objeto à revelia daqueles que o propuseram”, afirmou o líder do PSDB, senador Aloysio Nunes (SP). O tucano garante que apoiaria uma CPI do metrô de São Paulo separadamente.

Redação

28 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Em todos os discursos do

    Em todos os discursos do Congresso todos os oposionistas e defensores da CPi da Petrobrás sempre disseram ser incompreensível o Governo ser contra dar esclarecimentos sobre o que ‘o povo’ gostaria de conhecer. Seria o caso de acharem normal que o povo, também, conhecesse tudo que envolve os tucanos nas maracutaias de São Paulo. 

  2. Ninguém desmoraliza o

    Ninguém desmoraliza o Congresso Nacional: ele se auto desmoraliza, como será o caso se esses insensatos parlamentares desejarem recorrer  ao STF a fim de apreciar pendengas políticas, portanto da lavra deles.

    Parece coisa de briga de irmãos pequenos quando um após uma discussão ou briga abre o berro: “vou contar prá mamãe”!

    Eita oposiçãosinha mequetrefe. 

     

  3. bazófias.

    Ora, o senador Aloysio Nunes Ferreira concordar com a criação da CPI do metrô de SP (algo que o PT não conseguiu na ALESP, dada a folgada maioria de Alckmin), é a mesma coisa que ele, Aloysio, enfiar o dedo numa serra elétrica para ver se está afiada.

  4. “Apenas sobre a petrobrás

    “Apenas sobre a petrobrás “.

    Só isso já seria o bastante para ocupar todo o ano, colocar outras questões é só para inviabilizar, mostrando que não querem investigar nada.

     

    1. Todas as maracutáias são

      Todas as maracutáias são iguais perante a justiça!

      A petrobras – houve compra de ativos AVALIADOS POR BANCO INTERNACIONAL, já o metrô…

    2. O Aliança ficou

      O Aliança ficou indignadíssimo quando a CPI dos bingos começou a investigar o caso Celso Daniel. Lembro bem. Ficou tão indignado que ficou sem palavras.

      É um pândego. Do tipo que faz a barba com serrote

  5. é a oposição e sempre, que decide tudo e nada executa…

    oposição que, para livrar a cara de 3 ou 4 corruptos e trambiqueiros de nascença, arrasta todo o Congresso Nacional para as garras da judicialização que veem como única salvadora

     

    mas são tão burros que chamam de “ameaça do governo” uma coisa que todo país já conhece muito como roubalheira já investigada e provada até mesmo com a confissão dos envolvidos

  6. Caro Nassif e demais
    Quando é

    Caro Nassif e demais

    Quando é contra o PSDB é retaliação, quando é contra o PT é justiça.

    Aécio e Eduardo. Que trio. E paremos por aqui.

    As marchadeiras de 64  acreditam nisso.

    Pergunta: Quanto vale a refinaria de Pasadena nos dias de hoje?

    Saudações

    1. Esta é a grande questão :  O

      Esta é a grande questão :  O valor hoje.

       Há na midia americana afirmações que o valor ultrapassaria 1,5 bilhão

  7. Foi só o PT mostrar os dentes

    Foi só o PT mostrar os dentes que a oposição tremeu

    Agora falta tambem reagir contra a midia. A Globo acelerou as batidas no governo como não se vi a muito tempo.

    Se Dilma não agir, vai ser devorada pela Venus Platina

    Como reagir ??  Existem maneiras de bastidores, que nos mortais não sabemos, só imaginamos

    1. A Globo já pagou o 1 bilhão

      A Globo já pagou o 1 bilhão de reais devidos à Receita?

      O governo devia suspender transferência de recursos para empresas caloteiras.

      Também não devia liberar nem um tostão para empresas bandidas que se valem de concessões públicas para disseminar o fascismo e o preconceito.

      1. Então, Daytona, não é uma CPI

        Então, Daytona, não é uma CPI do fim do mundo II? Porque não incluir a CPI do Darf nessa aí? Existe algo mais fim do mundo do que colocar a Globo na roda?

        O governo queria um 2014 (mais ou menos) tranquilo. Caiu a ficha que é impossível, então vai que vai, ué

    2. Não estou vendo anúncios de

      Não estou vendo anúncios de estatais no G1 da globo. Caixa, BB, Petrobras – não vejo mais no G1! Será a falta do darf?

      1. As organizações Globo levam

        As organizações Globo levam sozinhas mais de 60% de toda a verba publicitaria para todas as midias. Abra a Revista Veja ( outro grupo, eu sei) e verá só anuncios estatais.

        Pensando bem não abra não, nenhum ser merece abrir aquela revista. Não o faço há anos, sei pelo que falam os blogueros sujos. No dentista adoro ver a Veja e comentar: esta eu não leio nem aqui

  8. Que oposição malvada!
    Como

    Que oposição malvada!

    Como todo mundo sabe, uma CPI, que é sobre fato determinado, quando é sobre irregularidades na Petrobras, tem que investigar também o metrô de São Paulo.

    1. Pode ser

      Poderia ser só sobre a Petrobrás, desde que abrangendo o período de 20 anos, de 1995 até 2014. Sem problemas. Ver-se-ia que, mesmo que a refinaria de Pasadena não funcionasse, que não se houvesse adquirido grande quantidade de matéria prima junto com ela, que ela não estivesse produzindo e gerando receita, que todas as outras circunstâncias já conhecidas e sonegadas ao público não existissem, o “escândalo” seria bem pequenininho, se comparado com os absurdos perpretados entre 1995 e 2002 e até agora não avaliados. Afinal, os atuais partidos de oposição e seus membros de destaque são, por determinação divina, inimputáveis. 

  9. Caro Nassif e demais
    O

    Caro Nassif e demais

    O tucanos acreditam que nadam no oceano da honestidade. 

    É só PT mostrar as garras, que está um pouco encolhida, mas a militância não, que não fica um tucano em pé para contar história.

    Eduardo e Aécio, acreditam em Papai Noel.

    Tontinhos.

    Saudações

  10. Estão com medo?

    Com que então a Oposição e os aliados chantagistas estão com medo? Mas quem não deve não teme!  Vão pedir socorro ao STF?  Talvez tenham a certeza que o STF acolherá seus desejos medíocres!  E, caso o STF lhes dê guarida, estará para sempre ridicularizado, sem chance de remissão do obscurantismo em que se envolveu condenando petistas.E por falar nisso, queremos saber quando Dirceu cumprirá sua pena em regime semi aberto, como foi acordado e também quando poderá trabalhar. Não esqueçamos que Dirceu está preso em regime fechado há quase 5 meses!  

  11. Se cair na mão de um do grupo

    Se cair na mão de um do grupo dos cinco, com chama, o Nassif, a oposição será agraciada com esse “mimo”. Na decisão do pleno fica dificil. O STF acaba de dar dar ao Azeredo o que não deu ao Dirceu. Pelo que se saiba a festa da oposição no Supremo acabou. Ou não?

    1. É só pagar bem que eles

      É só pagar bem que eles conseguem a sentença que quiserem no STF. E corruptos tem muito dinheiro.

      O STF é um balcão de negócios criado para garantir a impunidade das elites e a opressão do povo.

  12. http://guerrilheirodoanoitece
    Marcos Doniseti Vicente29 de março de 2014 14:21

    Terrorismo Midiático pode ajudar Dilma a vencer eleição presidencial no 1o. turno! – por Marcos Doniseti!

    Eleitorado cativo e aumento do ‘Não Voto’ poderão fazer Dilma vencer eleição presidencial no 1o. turno, diz César Maia!

    Legenda de imagem: Quem diria: Terrorismo Midiático poderá ajudar a reeleger Dilma e a beneficiar o PT nas eleições deste ano.

    Sugiro a leitura dessa entrevista com o César Maia, publicada na “Folha” de hoje. Maia é uma espécie de ‘Conservador Esclarecido’, com algumas ideias na cabeça e que faz algumas observações interessantes sobre o atual cenário político brasileiro.

    Chamo a atenção para um trecho da entrevista no qual Maia comenta algo que, inclusive, já aconteceu na eleição municipal de 2012, que é o forte aumento do percentual de eleitores que não irá votar em nenhum candidato. Na eleição municipal de SP, em 2012, 33% dos eleitores não votou em ninguém (soma de abstenção, brancos e nulos).

    Agora, Maia afirma que esse percentual (resultado da soma de ‘Abstenção-Brancos-Nulos) poderá chegar a 40% na eleição presidencial. Na entrevista, Maia disse o seguinte:

    “Um fenômeno que pode prejudicar a oposição neste ano é o desencanto com a política por parte do eleitorado. “Há uma probabilidade de o ‘não voto’ crescer nesta eleição. Chamo de ‘não voto’ o seguinte: abstenção, branco, nulo, não sabe, não respondeu. Há uma probabilidade de esse não voto se aproximar de 40%. Quem perde? A Dilma não perde –tem o voto do Nordeste, do interior, que tem uma máquina grande. Isso pode gerar um primeiro turno. Se essa massa de ‘não voto’ crescer, ela pode ganhar no primeiro turno com 40%”, especula.”

    E Maia conclui, corretamente, que esse aumento do numero dos eleitores que não escolhe ninguém poderá provocar a vitória de Dilma já no primeiro turno da eleição presidencial.

    Isso porque, claramente, Dilma possui um eleitorado cativo, que está em torno de 40% do eleitorado total. E todas as pesquisas mostram que esse percentual encontra-se estabilizado. E com o percentual de brancos, nulos e de abstenção chegando a 40%, sobrarão poucos votos para os candidatos de oposição conquistarem. E isso poderá fazer com que Dilma vença a eleição presidencial já no primeiro turno.

    Aliás, isso explica porque Dilma mesmo tendo cerca de 40% dos votos totais, passa dos 60% quando se considera apenas os votos válidos e isso ocorre em todas as pesquisas realizadas recentemente.

    Legenda de imagem: César Maia (DEM) parece ser um dos raros políticos conservadores brasileiros que têm um cérebro, em vez de m… na cabeça.

    Assim, todo o processo de desqualificação da política que a Grande Mídia está promovendo no Brasil está fazendo com que um número crescente de brasileiros fique desencantado com o sistema político democrático representativo. E com isso é cada vez maior o percentual de eleitores que decide não votar em ninguém.

    E em um cenário como esse, são beneficiadas justamente as lideranças políticas que possuem um eleitorado bastante numeroso e cativo (caso de Lula e Dilma, por exemplo).

    E com aqueles líderes políticos que não possuem tal eleitorado ‘numeroso e cativo’, acontece exatamente o contrário, ou seja, eles encontram dificuldades imensas para conseguir crescer nas pesquisas e viabilizar as suas candidaturas, pois brigam pelos votos de uma parcela bastante minoritária do eleitorado.

    Afinal, se Dilma tem 40% das intenções de voto e outros 30% a 40% decidem não votar em ninguém, os demais candidatos irão brigar por uma fatia minoritária do eleitorado, algo entre 20% e 30% do eleitorado, o que será totalmente insuficiente para sequer levá-los a disputar um segundo turno.

    Vamos considerar uma eleição que tenha os seguintes resultados:

    Dilma 40%;
    Nenhum 35%;
    Outros 25%.

    Neste cenário, o resultado final (em votos válidos) seria o seguinte:

    Dilma 61,5%;
    Outros 38,5%.

    Aliás, os dados revelados pelas últimas pesquisas apontam para um cenário muito próximo dos resultados acima.

    Senão, vejamos:

    Datafolha (pesquisa de Fevereiro de 2014):

    Dilma 47% (61,8% dos votos válidos);
    Outros 29% (Aécio tem 17% e Campos 12%);
    Nenhum 18%;
    Não Sabe 6%.

    Ibope (pesquisa de Março de 2014):

    Dilma 40% (63,5% dos votos válidos);
    Outros 23% (Aécio 13%; Campos 6%, Pastor Everaldo 3%, Randolfe 1%)
    Nenhum 24%;
    Não Sabe 12%.

    Vox Populi (pesquisa de Fevereiro de 2014):

    Dilma 41% (64,1% dos votos válidos);
    Outros 23% (Aécio 17% e Campos 6%);
    Nenhum 15%;
    Não Sabe 20%.

    Se fizermos uma média das três pesquisas, temos os seguintes resultados:

    Dilma 43% (62,2% dos votos válidos);
    Outros 25% (36,8% dos votos válidos);
    Nenhum 19%;
    Não Sabe 13%.

    Geralmente, nas eleições, os eleitores indecisos acabam se distribuindo de forma muito semelhante ao do restante do eleitorado. Caso isso se confirme, então teríamos o seguinte resultado final:

    Dilma 49%;
    Outros 29%;
    Nenhum 22%.

    Em votos válidos, o resultado seria:

    Dilma 62,8%;
    Outro 37,2%.

    Portanto, todo o noticiário midiático negativo sobre o Brasil, os seus governantes e a classe política que está sendo promovido já há vários anos acaba beneficiando aquelas lideranças políticas que tem um eleitorado cativo e numeroso (o que são os casos de Lula e Dilma).

    É mais do que evidente que o PT, Lula e Dilma são os grandes alvos desse imundo, nojento e fascista Terrorismo Midiático que se desenvolve no Brasil já há bastante tempo. Mas aquilo que os seus promotores (a Grande Mídia Reacionária e Golpista) tanto desejavam com a promoção do mesmo (que é a destruição do PT, de Lula e Dilma) ainda está muito longe de ser alcançado.

    Na verdade, o que o Terrorismo Midiático gerou foi uma crescente rejeição, por uma parcela cada vez maior da população brasileira, à todo o sistema político e à classe política como um todo.

    Em nenhum momento a oposição reacionária e golpista (formada pelo PSDB-DEM-PPS-PSOL-PSTU-Black Blocs) conseguiu se beneficiar com todo esse Terrorismo Midiático. E não o fez devido à sua total e absoluta hipocrisia e mediocridade.

    Legenda de imagem: Metrô de SP: Foi isso que 19 anos de governo tucano em SP fez com o Metrô paulistano, que já foi um dos melhores do mundo. Com certeza, não é isso que os brasileiros desejam para o seu país.

    Assim, qualquer pessoa que possua mais do que dois neurônios percebe, por exemplo, a postura hipócrita da oposição quando se trata de investigar os ‘podres’ e os escândalos dos seus governos (estaduais e municipais).

    Tais partidos (PSDB, DEM…) acabam inviabilizando a instalação de CPIs e impedindo que se façam investigações de caráter independente sobre os mesmos. Mas quando se trata de querer investigar denúncias sobre o governo federal, imediatamente fazem um barulho gigantesco, exigindo investigações rápidas, a instalação de CPIs, etc.

    Haja hipocrisia!

    Então, no fim das contas, a principal consequência do Terrorismo Midiático acaba sendo um forte aumento do eleitorado que prefere, nas eleições, o ‘candidato’ chamado ‘Nenhum’.

    Isso já aconteceu nas eleições municipais de 2012 e tudo indica, tal como as pesquisas mostram, que esse fenômeno deverá se repetir e crescer ainda mais nas eleições deste ano. As manifestações de Junho de 2013 derrubaram a popularidade de todos os governantes, de todos os partidos políticos, em todo o país. E nenhum governante conseguiu, até agora, voltar aos níveis de aprovação popular que possuía antes dos protestos.

    E no caso dos partidos políticos, o mesmo fenômeno poderá acabar se repetindo.

    Como uma grande parte do eleitorado não votará em ninguém para Senador e Deputado (Federal e Estadual) um partido político que tenha a preferência de uma parcela significativa do eleitorado poderá se beneficiar bastante com isso.

    A pesquisa Ibope mais recente revelou os seguintes resultados na preferência partidária:

    PT 22%;
    PMDB 6%;
    PSDB 5%
    PSB 1%
    Outros 7%.

    Assim, a preferência pelo PT supera a de todos os outros partidos somados.

    Portanto, tal como César Maia corretamente apontou em sua entrevista, a crescente rejeição do eleitorado à classe política e ao sistema político como um todo poderão ajudar Dilma a vencer a eleição presidencial no primeiro turno. E isso também poderá ajudar o PT a eleger um número maior de deputados federais e estaduais, aumentando as suas bancadas federais e estaduais.

    Logo, podemos chegar a uma conclusão surpreendente a respeito de tudo isso: O Terrorismo Midiático, que é brutal e visa justamente a tentar destruir o PT e a derrubar a popularidade de Lula e Dilma, poderá acabar se revelando um aliado dos mesmos nesta eleição presidencial.

    Quem diria…

     

    http://guerrilheirodoanoitecer.blogspot.com.br/2014/03/terrorismo-midiatico-pode-ajudar-dilma.html

  13. oposições coxinhas

    aprontam, aprontam e quando a barra pesa voltam para as barras da saia da mãe (Justiça) pedindo todinho..Cesar Maia tá certo. Dilma ganha no primeiro turno.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador