A merenda escolar paulista

Da Folha

Promotor critica nova licitação de merenda

Ministério Público diz que Kassab e secretário se tornaram os principais investigados ao decidirem manter terceirização

As seis empresas que serão substituídas são suspeitas de armar um conluio com o objetivo de dividir os lotes do contrato da merenda

CONRADO CORSALETTE
DA REPORTAGEM LOCAL

A decisão de manter o sistema terceirizado de fornecimento de merenda às escolas municipais colocou o prefeito Gilberto Kassab (DEM) e seu secretário da Educação, Alexandre Schneider, na condição de “principais investigados” pelo Ministério Público no inquérito que apura fraudes na licitação para a prestação do serviço em São Paulo.

Anteontem, Kassab anunciou que realizará, em três meses, novo pregão para substituir as seis empresas que fornecem a merenda. Elas são suspeitas de armar um conluio com o objetivo de dividir os lotes do contrato, cujo valor anual ultrapassa R$ 250 milhões.

A Promotoria afirma que irá agir assim que o novo edital for publicado, o que está previsto para os próximos 45 dias.

Kassab e Schneider podem ser responsabilizados por omissão, ao manterem, segundo o Ministério Público, um sistema que já mostrou brechas para “fraudes” e até por improbidade administrativa (mau uso do dinheiro público), porque os serviços terceirizados sairiam mais caros para os cofres públicos do que se a prefeitura assumisse o serviço.

Por rodrigo

por Rodrigo Vianna, em O Escrevinhador

A denúncia de fraude, envolvendo a merenda escolar em São Paulo, é de embrulhar o estômago.

Aliás, as duas são de embrulhar o estômago: a fraude e a merenda em si, – a julgar pelas imagens mostradas pelo “Jornal da Record”. As cenas mostram que, na maior cidade do país, gasta-se muito para oferecer refeições de baixa qualidade.

E por que se gasta muito?

Isso é o mais surpreendente nessa história. Prestem atenção, por favor, leitores, porque aqui temos um caso quase inacreditável.

Em 2007, a própria Prefeitura de São Paulo contratou a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), para que fizesse uma avaliação técnica do programa de merenda. Uma das questões estudadas: a Prefeitura deveria, ou não, terceirizar todo o serviço de merenda?

A resposta da FIPE, em abril de 2007, foi: não! Se toda merenda de São Paulo fosse terceirizada, o programa custaria 71% a mais!

Na página 3 do relatório entregue à Prefeitura, a FIPE afirma, com todas as letras: “o Programa de Merenda Escolar da Prefeitura do Município de São Paulo deve ampliar a Merenda Direta em detrimento da Terceirizada.” (grifo meu, RV)

Uma das economistas da FIPE disse ao Ministério Público que recebeu da Prefeitura “recomendações” para que o relatório fosse alterado. Hum…

Advinhem o que a Prefeitura de Kassab fez? Em maio de 2007, desconsiderou o relatório da FIPE, chamou licitação e ampliou a terceirização: ou seja, aumentou o número de escolas atendidas por fornecedores particulares.

O que aconteceu, então?

As investigações conduzidas até aqui pelo correto promotor Silvio Marques (o mesmo que investigou Maluf e Pitta) mostram que pode ter havido um grande acerto entre as empresas fornecedoras.

Há gravações. Nojentas. Os empresários, reunidos num hotel em frente à Prefeitura, combinam o preço. Dão risada, brincam com a comida das crianças.

E mais: pelo menos 3 funcionários da Prefeitura – diretamente envolvidos com a licitação da merenda – foram trabalhar depois nas empresas que fornecem merenda. Simples assim!

Tudo foi mostrado, em primeira mão, pelo “Jornal da Record”, em reportagens de Vinicius Costa – com produção de Luiz Malavolta e Paulo T, e edição de Rogério Olmo.

A “Folha”  e o “Estadão” também estão acompanhando o caso.

A “TV Globo”, ao que parece, não se interessou muito pela denúncia. Por que, hem?

Outra pergunta: a fraude teria começado logo depois que Kassab assumiu definitivamente a Prefeitura, no lugar de Serra; o atual governador teria deixado alguma ordem, indicando que a terceirização deveria ocorrer de qualquer jeito? Era um acerto prévio? Por que a Prefeitura gastou quase um milhão para ouvir a opinião da FIPE, e depois desconsiderou o relatório?

Vejam, não estou acusando. Estou apenas testando hipóteses, seguindo o que faz uma conhecida escola jornalística do Jardim Botânico, no Rio (eles só testam hipóteses no plano federal, mas eu vou utilizar o método na esfera municipal).

Ah, mas isso pode acontecer, né? Fraudes ocorrem o tempo todo, e o Prefeito não pode controlar tudo, certo?

Ora, como defender essa tese, diante do estudo preliminar da FIPE, que apontava os riscos da terceirização? Quem deu ordem para desconsiderá-lo?

O caso deixou o promotor Sílvio Marques boquiaberto. Mas, se conheço bem o doutor Sílvio, ele não é de ficar de boca aberta muito tempo. Já está investigando.

Kassab e seu parceiro Serra não terão sossego nesse caso. A “Merenda de Serra/Kassab” pode se transformar no equivalente da “Máfia dos Fiscais” de Pitta/Maluf.

A diferença é que, dessa vez, os prejudicados diretos seriam milhares de crianças. É de virar o estômago.

Em tempo: Kassab dizs que não sabia de nada, e que vai colaborar com o Ministério Público nas investigações.

Luis Nassif

48 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Incrível como a mídia
    Incrível como a mídia subalterna obedece FHC. Foi ele dar a ordem para que ataquem Lula, a CBN, Globo,Globo News, Estadão, Folha,,etc, estão feito pit bulls atacando o presidente Lula e a ministra Dilma. Na falta de assunto ressuscitaram o bla bla bla do mensalão. Estou vendo agora, Alexandre Garcia, Fernando Gabeira e Tasso jereissati para atacar Lula, de mãos dadas para atacar Lula. Além de ter dado ordem para atacar Lula, FHC determinou que os demos e tucanos boicotem qualquer tentativa que Lula tome para tirar o país da crise. FHC, cadê a grana da privataria? Afinal de contas a Vale valia 300 bi e V. Exa. a “vendeu” por 3 bi. Cadê o restante da grana?

  2. Nassif, o mais terrível em
    Nassif, o mais terrível em tudo isso é que o Kassab aparece na TV dizendo que vai insistir na terceirização porque ela “já provou” ser melhor (provou como? pra quem? onde? com comida estragada?), mas é MENTIRA! e ele sabe disso, insiste por OUTROS motivos (que os paulistanos enxerguem quais…)
    O Rodrigo Vianna informou, em seu blog, que “em 2007, a própria Prefeitura de São Paulo contratou a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), para que fizesse uma avaliação técnica do programa de merenda. Uma das questões estudadas: a Prefeitura deveria, ou não, terceirizar todo o serviço de merenda?
    A resposta da FIPE, em abril de 2007, foi: não! Se toda merenda de São Paulo fosse terceirizada, o programa custaria 71% a mais!
    Na página 3 do relatório entregue à Prefeitura, a FIPE afirma, com todas as letras: ‘o Programa de Merenda Escolar da Prefeitura do Município de São Paulo deve ampliar a Merenda Direta em detrimento da Terceirizada.’ (grifo meu, RV)
    Uma das economistas da FIPE disse ao Ministério Público que recebeu da Prefeitura ‘recomendações’ para que o relatório fosse alterado. Hum…”
    Eis o “Choque de Gestão” DEMO-TUCANO. POVO PAULISTA E PAULISTANO, ACORDE!!!

  3. Ainda ontem, zipando os
    Ainda ontem, zipando os canais de minha humilde TV, vi o Kassab brincando com uma criancinha, acredito eu em seu gabinete, tive náuseas, tratei de zipar mais rápido.
    Ele se acha, pensa que ganhou a eleição para prefeito de uma das maiores cidades do mundo!
    Kassab, você não ganhou nada, a Marta com sua impopularidade (que se bobear, não se elegerá mais nem para vereadora) é quem perdeu.
    Logo, logo você vai tomar um pé no traseiro, espere para ver.
    O PIG ainda tem coragem de dizer que ele é a nova força política, faz-me rir!

  4. Viram a materia da prefeitura
    Viram a materia da prefeitura de BH que paga 8 reais no kg do pescoço de galinha pra alimentar zoológico?
    Absurdo o que fazem com o dinheiro do povo, mas a justiça prende e mantém preso quem é pobre.. a Justiça brasileira é cega, surda e muda..
    A justiça pode nao ver diferença entre pobre e rico, mas pelo tato sabe quem veste terno e gravata dos que usam calça jeans..

    Parabéns Nassif. continue sendo independente..

  5. Infelizmente grande parte dos
    Infelizmente grande parte dos paulistanos continuarão sendo vítimas da podridão dos politiqueiros e mídia corrúpta paulistana .
    E agora ?.
    Será que os paulistanos aceitarão bovinamente o acobertamento da corrúpta mídia nacional a estes descalabros ?
    Será que esta figura e seu grupo político serão promovidos à governança de todo o Estado de São Paulo ? .

    Sds

  6. Nisto tudo o que me intriga é
    Nisto tudo o que me intriga é a tal da terceirização.
    O que significa “terceirizar” um serviço?
    Qual a diferença entre terceirizar na área do serviço público e na área privada?
    Afinal, quem ganha com isto? O distinto público/usuário? Tenho certeza que não.
    Quem perde com isto? Tenho certeza que o trabalhador é o grande prejudicado desta tramóia inventada para favorecer empresários espertos.

    A terceirização é a forma mais brutal de lucro. Meia dúzia de empresários lucram exatamente por praticarem a exploraração direta da mão-de-obra, sem produzir absolutamente nada. E pior do que isto. Na área do serviço público são capazes de fornecer lavagem aos alunos, dizer que aquilo é comida e cobrar preços exorbitantes, obtidos em licitações fraudulentas.

  7. Fica difícil analisar o
    Fica difícil analisar o correção de qualquer medida sem ter os dados em mãos.
    Qual é o cardápio da merenda e a quantidade por aluno?
    Quantas merendas são servidas por dia?

    Sem esses dados fica impossível saber se o preço está justo ou superfaturado.
    A execução direta deste serviço pela prefeitura não trará alterações significativas na transparência já que,devido ao grande número de ingredientes envolvidos,ela será obrigada a comprá-los de um fornecedor,ou seja,podem ser os mesmos,mas sem a mão-de-obra.
    O sistema que possibilita um maior controle seria o misto,como aparentemente vem sendo executado,ou seja,uma parte através da prefeitura e outra através de terceirizadas.
    De qualquer forma chama a atenção que Kassab , Santo até 3 meses atrás,agora apareça com esta faceta de favorecimentos.
    Teria a nossa mídia cometido mais um estelionato com o povo?

  8. Se a merenda fosse federal
    Se a merenda fosse federal seria manchete principal de todos os jornais, revistas e TVs, do tipo, “Merenda do PT é fraude”, “Nação exige punição dos envolvidos no escândalo da merenda do PT”, “Lula finge que não sabia”.
    Como é da tchurma que apóia o Zé Pedágio, tudo bem é só fazer “outra licitação”, foi só um pequeno descuido e implicância desse Ministério Público esquerdista.

  9. Por falar em FHC, estranho
    Por falar em FHC, estranho ele estar numa comissão que trata do combate as drogas. Só se virou masoquista e quer combater a si próprio.

  10. Globo é grande devedora da
    Globo é grande devedora da Previdência

    Parece que passou despercebido o post que coloquei aqui há alguns dias, recolhido do site da Previdência, de que o InfoGlobo é um dos grandes devedores da Previdência. A dívida com os cofres públicos passa dos 17 milhões de reais. É oficial e está no site da Previdência.

    Aliás, não é a primeira vez que as Organizações Globo ficam devendo fortunas aos cofres públicos. Só uma auditoria independente poderia provar se as dívidas foram quitadas ou trocadas por matérias de apoio ao governo federal da ocasião.

    A mudança do Jornal Nacional segue o modelo de sempre, que é o de ameaçar para extorquir favores. Agora, é acompanhar para ver se o Governo vai ceder, o que seria desnecessário, pois tem sobrevivido e muito bem mesmo com a Globo em peso contra.

    InfoGlobo é a holding que abriga a TV Globo e outras das empresas do ex-Sistema Globo.

  11. Que o fato existe, eu não
    Que o fato existe, eu não tenho dúvida.

    Mas o fato de a midia está abrindo espaço para ela pode indicar um “chega prá lá” do Serra prá cima do Kassab, para este não começar a por as manguinha de fora na sucessão paulista, bem como na administração municipal, que continua a ter a marca tucana e o Kessab pode estar querendo por a sua marca.

  12. Isso mostra a falta de uma
    Isso mostra a falta de uma imprensa livre de verdade. O governo Lula nunca seria tão popular e com resultados positivos se não fosse a cobrança insistente da mídia. Cada passo, cada medida, cada fala, tudo foi cobrado e auditado. Muitas críticas foram exageradas, mas no geral o governo avançou. Inventaram até a expressão de que o Lula é como bolo, quanto mais apanha, mais cresce. Na verdade, Lula é como qualquer político, só faz quando cobrado. A grande imprensa acredita que para fazer o bem a um governo, tem que aliviar, fingir que viu, esconder debaixo do tapete as falcatruas. O governo FHC terminou com uma infinidade de “esqueletos” no armário, nem seu candidato (Serra) o defendia. Acredito que em São Paulo estão fazendo o mesmo, passando a mão na cabeça da dupla Serra-Kassab. Vendo o noticiário, lendo os jornais, está tudo ótimo até o próximo desastre (que cada vez acontece com intervalos menores).

    O Nassif “ajuda” muito mais o governo Serra quando critícia, questiona e cobra que quando via no atual governador de São Paulo algo que ele não é e nem quer ser. A imprensa precisa rever o seu papel, que não é “apoiar até demais” qualquer político.

    O outro Serra aparentava enormes virtudes políticas.

  13. Nassif, essa estória de
    Nassif, essa estória de terceirização, foi criada para possibilitar o desvio do dinheiro público.
    Em pouquíssimos casos, esse procedimento é mais econômico para o estado.
    Além da corrupção, o governo tem que pagar tudo que pagaria, se ele próprio fizesse o trabalho e mais o lucro da empresa que terceirizou o serviço.
    É uma das parcelas do consórcio Tucano-exPFL, relativa a este último grupo, desde que se juntarão, e eu pulei fora.Sdc

  14. Caro Luis

    ” os contratos
    Caro Luis

    ” os contratos são do atual prefeito ” ???

    Tem al (vo) go de podre no ar; ainda vindo da Folha.

    Algo me diz que até o prefeito esta deixando “nostro governado” desesperado.

    PS.: é que nem a historia do deputado do castelo; ganhou toda a sua fortuna prestando serviço publico, com suas empresas de segurança, mas esta parte, a famigerada mídia, não fala.

    Abraços.

  15. por Rodrigo Vianna, em O
    por Rodrigo Vianna, em O Escrevinhador

    A denúncia de fraude, envolvendo a merenda escolar em São Paulo, é de embrulhar o estômago.

    Aliás, as duas são de embrulhar o estômago: a fraude e a merenda em si, – a julgar pelas imagens mostradas pelo “Jornal da Record”. As cenas mostram que, na maior cidade do país, gasta-se muito para oferecer refeições de baixa qualidade.

    E por que se gasta muito?

    Isso é o mais surpreendente nessa história. Prestem atenção, por favor, leitores, porque aqui temos um caso quase inacreditável.
    Em 2007, a própria Prefeitura de São Paulo contratou a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), para que fizesse uma avaliação técnica do programa de merenda. Uma das questões estudadas: a Prefeitura deveria, ou não, terceirizar todo o serviço de merenda?

    A resposta da FIPE, em abril de 2007, foi: não! Se toda merenda de São Paulo fosse terceirizada, o programa custaria 71% a mais!

    Na página 3 do relatório entregue à Prefeitura, a FIPE afirma, com todas as letras: “o Programa de Merenda Escolar da Prefeitura do Município de São Paulo deve ampliar a Merenda Direta em detrimento da Terceirizada.” (grifo meu, RV)

    Uma das economistas da FIPE disse ao Ministério Público que recebeu da Prefeitura “recomendações” para que o relatório fosse alterado. Hum…

    Advinhem o que a Prefeitura de Kassab fez? Em maio de 2007, desconsiderou o relatório da FIPE, chamou licitação e ampliou a terceirização: ou seja, aumentou o número de escolas atendidas por fornecedores particulares.

    O que aconteceu, então?

    As investigações conduzidas até aqui pelo correto promotor Silvio Marques (o mesmo que investigou Maluf e Pitta) mostram que pode ter havido um grande acerto entre as empresas fornecedoras.

    Há gravações. Nojentas. Os empresários, reunidos num hotel em frente à Prefeitura, combinam o preço. Dão risada, brincam com a comida das crianças.

    E mais: pelo menos 3 funcionários da Prefeitura – diretamente envolvidos com a licitação da merenda – foram trabalhar depois nas empresas que fornecem merenda. Simples assim!

    Tudo foi mostrado, em primeira mão, pelo “Jornal da Record”, em reportagens de Vinicius Costa – com produção de Luiz Malavolta e Paulo T, e edição de Rogério Olmo.

    A “Folha” http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u499856.shtml e o “Estadão” http://www.estadao.com.br/geral/not_ger318745,0.htm também estão acompanhando o caso.

    A “TV Globo”, ao que parece, não se interessou muito pela denúncia. Por que, hem?

    Outra pergunta: a fraude teria começado logo depois que Kassab assumiu definitivamente a Prefeitura, no lugar de Serra; o atual governador teria deixado alguma ordem, indicando que a terceirização deveria ocorrer de qualquer jeito? Era um acerto prévio? Por que a Prefeitura gastou quase um milhão para ouvir a opinião da FIPE, e depois desconsiderou o relatório?

    Vejam, não estou acusando. Estou apenas testando hipóteses, seguindo o que faz uma conhecida escola jornalística do Jardim Botânico, no Rio (eles só testam hipóteses no plano federal, mas eu vou utilizar o método na esfera municipal).

    Ah, mas isso pode acontecer, né? Fraudes ocorrem o tempo todo, e o Prefeito não pode controlar tudo, certo?

    Ora, como defender essa tese, diante do estudo preliminar da FIPE, que apontava os riscos da terceirização? Quem deu ordem para desconsiderá-lo?

    O caso deixou o promotor Sílvio Marques boquiaberto. Mas, se conheço bem o doutor Sílvio, ele não é de ficar de boca aberta muito tempo. Já está investigando.

    Kassab e seu parceiro Serra não terão sossego nesse caso. A “Merenda de Serra/Kassab” pode se transformar no equivalente da “Máfia dos Fiscais” de Pitta/Maluf.

    A diferença é que, dessa vez, os prejudicados diretos seriam milhares de crianças. É de virar o estômago.

    Em tempo: Kassab dizs que não sabia de nada, e que vai colaborar com o Ministério Público nas investigações.

    Ah, bom!

  16. Rodrigo Viana, em seu
    Rodrigo Viana, em seu blog:

    “Outra pergunta: a fraude teria começado logo depois que Kassab assumiu definitivamente a Prefeitura, no lugar de Serra; o atual governador teria deixado alguma ordem, indicando que a terceirização deveria ocorrer de qualquer jeito? Era um acerto prévio? Por que a Prefeitura gastou quase um milhão para ouvir a opinião da FIPE, e depois desconsiderou o relatório?”

    Um abraço.

  17. Caro Sr. Antonio Carlos
    Caro Sr. Antonio Carlos Silva -RJ-12:00
    Faço uma observação ao seu comentário:
    “Será que esta figura e seu grupo político serão promovidos à governança de todo o Estado de São Paulo ?”
    Infelizmente essa figura a que o Sr. se refere e seu grupo político já governam o estado de São Paulo e preparam-se para governar o país a partir de 2010.

  18. O leitor Maurício que fez o
    O leitor Maurício que fez o comentário das 11:59 horas está equivocado, não foi a prefeitura de BH, hoje sob o comando do PSB, quem comprou carne de pescoço superfaturada a quase R$7,00 reais o quilo para os leões, e sim a prefeitura de Uberlândia, hoje sob o comando do PP.
    Quem por sinal denunciou o caso ao Ministério Público foi uma vereadora do PSB (Liza Prado).
    matéria aquí: http://megaminas.globo.com/2009/02/11/prefeitura-compra-carne-de-pescoco-800-mais-cara-para-leoes
    Quanto ao assunto de SP, da merenda escolar superfaturada, não é de hoje que a terceirização se presta a este tipo de desonestidade praticada por gente inescrupulosa.
    É difícil acreditar que terceiros bem intencionados vão lhe fornecer um produto mais barato do que você já comprava, sem diminuir a qualidade nem explorar ninguém. Note-se que não se trata de um serviço, mas sim de um produto (material) travestido de serviço, para quem sabe, até burlar a legislação específica (decreto 2271 – link: http://www010.dataprev.gov.br/sislex/paginas/23/1997/2271.htm) .
    Quais afinal terão sido os preços máximos que a prefeitura de SP se dispôs a pagar, estipulados no edital? É assombroso como coisas assim ainda ocorram e as pessoas achem normal.
    Com a palavra a justiça brasileira…

  19. A terceirização é a maior
    A terceirização é a maior indústria de escândalos de Norte a Sul do país, envolvendo políticos, funcionários e empresas corruptas. No caso da merenda escolar, a própria administração da escola é muito mais confiável que as tais empresas. O governo, estadual ou municipal, poderia destrubiur, em função do número de alunos, alguns itens básicos, como arroz, feijão, óleo, açúcar e gás. O resto ficaria por conta de uma verba e de compras pela própria escola. As merendeiras não podem ser dispensadas, já que têm que requentar e servir as geralmente intragáveis merendas. Então, elas mesmas poderiam elaborá-las, com enormes vantagens. A escola ficaria mais autônoma e mais adequada ao perfil de seus alunos. Um simples serviço nutricional poderia fazer orientação e vistoria. Nas reuniôes comunitárias com os pais, a diretoria já não poderia se eximir de culpa, por merenda ruim. Acabava-se a mamata de muito parasita das crianças do país.

  20. Li num portal que o serra
    Li num portal que o serra criará um PAC para são paulo.Os tucanos cada vez mais se parecem com papagaios.Temos uma governadora(psdb) aqui no rs que não tem plano de governo até hoje.Essas criaturas acreditavam que o mercado governaria por eles, mas o seu deus reduziu-se à mídia.Hoje, esse bando de zumbis, depende totalmente da imprensa oligárquica para continuarem existindo.

  21. NÃO DEIXE A OPERAÇÃO ABAFA
    NÃO DEIXE A OPERAÇÃO ABAFA VENCER !

    No SPTV da hora do almoço, o secretário da prefeitura, recomendou aos pais de alunos que, ao perceber qualquer coisa de errado na merenda servida aos seus filhos, devem procurar a direção da escola e a regional da secretaria de educação.

    NÃO FAÇA ISSO ! … a direção da escola vive permanentemente pressionada e ameaçada, e a regional da secretaria da educação vai abafar o caso, prometendo a vc que providências serão tomadas. A entrevista no SPTV foi conduzida para minimizar as denúncias do Ministério Público, nada se perguntando que pudesse comprometer o entrevistado.

    SE VOCÊ PERCEBER ALGUMA COISA ERRADA NA MERENDA, ALERTE OS OUTROS PAIS, AVISE O CONSELHO TUTELAR E O MINISTÉRIO PÚBLICO ! NÃO DEIXE QUE A “OPERAÇÃO ABAFA”, TENHA RESULTADO !

    VOCÊ É O CONTRIBUINTE, VOCÊ É O PATRÃO, A GRANA QUE ELES ESTÃO EMBOLSANDO COM ESSA FRAUDE É SUA !

    SEJA CIDADÃO !!!!!

  22. É MERENDA ESCOLAR PAULISTA
    É MERENDA ESCOLAR PAULISTA SIM !

    Prezado Antonio Carlos,

    Segundo denúncia do Ministério Público, essa quadrilha esta agindo em todo o estado de São Paulo, com as bençãos do Governo do Estado.

    Abraços,

    Chico

  23. JouJoux e
    JouJoux e Balangandãs
    Marchinhas de Carnaval

    Joujoux, joujoux? Que é meu balagandã?
    Aqui estou eu Aí estás tu
    Minha joujoux Meu balagandã
    Nós dois Depois
    O sol do amor que manhãs
    De braços dados Dois namorados
    Já sei Joujoux Balagandãs

    Seja em Paris Ou nos Brasis
    Mesmo distantes Somos constantes
    Tudo nos une Que coisa rara
    No amor nada nos separa

  24. Sou contra o exagero das
    Sou contra o exagero das terceirizações. Sou contra a merenda de má quallidade.

    Também sou contra o exagero de politização que a maioria dos comentários expressa. Parece uma turba de lixadores. É medíocre.

  25. Vou lhe contar uma coisa,
    Vou lhe contar uma coisa, Nassif:

    uma de minhas filhas está estudando inglês em Sydney, na Austrália. Além de revelar fatos interessantes como o de que a crise não aparece na mídia de lá nem 10% do que aparece na daqui, ela comentou posts que fiz no meu blog falando da merenda de Kassab.

    Ela tem se espantado – não conhecia nenhum país desenvolvido – com a qualidade das escolas públicas naquele país, mas como está procurando emprego, passou em algumas dessas escolas para ver se encontrava vagas para cuidar das crianças ou coisa parecida.

    Depois de visitar umas 4 escolas públicas e 2 particulares, ficou sabendo que a escola pública, naquele país, é obrigada a ser MODELO para a privada.

    Diante do fato de que Kassab deixou darem comida estragada e em quantidade insuficiente a crianças, ela conjecturou sobre o que aconteceria naquele país se um prefeito cometesse um crime desses contra aqueles que em países civilizados representam o futuro. Disse que acha que iria preso.

    Enquanto isso, no Brasil, a imprensa acoberta essa barbaridade. A situação da mídia latino-americana é uma anomalia sócio-política que ocupará gerações de estudiosos, entre historiadores, sociólogos e até os estudiosos da psique humana.

  26. Até mesmo em empresas
    Até mesmo em empresas privadas, onde geralmente envolve apenas serviço de limpeza e segurança, a terceirização precisa de planejamento e acompanhamento mensal, caso contrário nunca serão alcançados resultados satisfatórios. Isto numa empresa privada, agora imaginem numa prefeitura onde a maioria dos encarregados não estão nem aí para os problemas da população, dos alunos de uma escola municipal ou de pacientes de hospitais públicos. Até serviços médicos estão sendo terceirizados.
    Este papo de que é imprescindível para equilíbrio de folha de pagamento, para contenção de despesas ou para proporcionar um melhor atendimento sem precisar de novas contratações de funcionários é pura enganação, pois estamos acompanhando que em muitas cidades a terceirização está servindo apenas para enriquecimento ilícito de cupinchas de politiqueiros da pior espécie, incluindo estes, safados, que bem antes de entrarem nas prefeituras já planejam seus golpes e sempre com o conhecimento e participação do prefeito candidato…estas são as verdadeiras promessas de campanha, todas atendidas, por sinal, como estamos vendo acontecer em são paulo, e as promessas que são feitas ao povo, funcionam muito mais como aviso ou sinal verde para que os cupinchas deixem tudo no esquema para o enriquecimento ilícito de todos e com sobras para o partido
    E agora ficam aí se defendendo com alegações de que as terceirizações acarretam mais agilidade de decisões, menores custos para a prefeitura e diminuição de desperdícios…bah! sempre foi diminuição de obrigações e o cara ainda fica posando de melhor prefeito do Brasil kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk só se for pelo padrão pig !!!

  27. Prezado Metal,

    Não se trata
    Prezado Metal,

    Não se trata de politização da fraude na merenda, … TRATA-SE DA ALIMENTAÇÃO DE NOSSOS FILHOS ! Portanto, temos de reagir sim, e com energia.

    Agora, se vc encontrar por aí uma turba de lixadores, me avise, … estou querendo pintar a parte externa de casa, e tem muita tinta para ser lixada.

  28. Roubar da comida de crianças
    Roubar da comida de crianças que muita vez so comem na escola é um crime e mais uma vez os chefes das quadrilhas vão ficar de fora e somente os bagrinhos seram pegos ,sera que um dia vamos ver os responsaveis por estes crimes responderem pelo que fazem?são criminosos que sabem que ficaram impunes eles tem a grande midia a seu favor ,onde esta a elite branca os cansados Ana maria braga ,Ivete zangalo ,Hebe camargo aquele da OAB cade os cansados indgnados que não apareçem agora por uma causa tão justa.

  29. Berlandia, Beraba Belozonte é
    Berlandia, Beraba Belozonte é tudo iguar !
    Tem carn´ pescoço im tudo lugar.
    Mai se ocê qué come sarsicha porquista .
    Vem qui na suicha paulista.

    Ueueuehhhhhhhhh

  30. Rj vai começar a feder
    Rj vai começar a feder também…alô! tensão! tereziiiiiiiiinhaaaaaaa, minha linda faxineira! Patrão diz que é pra incinerar e manda tirar poeira? Aiiiiiiiiiiiiiiiiiii…vai para o trono ou não vai?

  31. 12/02/2009 – 18:25

    Enviado
    12/02/2009 – 18:25

    Enviado por: Francisco Andrade

    Prezado Metal,

    Não se trata de politização da fraude na merenda, … TRATA-SE DA ALIMENTAÇÃO DE NOSSOS FILHOS ! Portanto, temos de reagir sim, e com energia.

    “Agora, se vc encontrar por aí uma turba de lixadores, me avise, … estou querendo pintar a parte externa de casa, e tem muita tinta para ser lixada.”

    Francisco Andrade,
    Sabes que eu quis dizer turba de linchadores, por isso deste tanta atenção e confirmou a tese do excesso de politização. Aproveitou para zombar de um erro ortográfico, do qual peço desculpa a todos. Por mais cuidado que se tenha às vezes escapa, pois não tenho um revisor a minha disposição. Quanto à gravidade do episódio estou de pleno acordo, e nem preciso escrever em letras maiúsculas para realçar que a alimentação das crianças é de suma importância.

    Por outro lado, lixadores também faz sentido, pois lixa serve, também, para esfolar as pessoas, da mesma forma que os maus empresários da merenda esfolam nossas crianças.

  32. Prezado Metal,

    Não foi
    Prezado Metal,

    Não foi zombaria não, foi uma brincadeira mesmo, … bom humor em estado puro.

    Insisto que não se trata de politização, trata-se da saúde das nossas crianças.

    Se os responsáveis fossem do PPS, do PT ou do PSOL, seriam tão ladrôes e criminosos quanto os DEMOS e PSDEBISTAS que estão no comando do nosso infeliz estado.

    Só fiz a brincadeira para descontrair, … parecia que vc estava meio nervoso, chamando os outros de medíocres.

    Um abraço,

    Chico

  33. O modo operante demo tucano é
    O modo operante demo tucano é criar necessidades que condiciona a sociedade a pagar mais uma taxa, depois de criada a necessidade, com apoio da midia, interessados e afins, colocam na nas mãos dos mesmos utilizando de seus quadros de colaboradores, tornando se sócios anônimos.
    Tem sido assim a muito tempo mesmo antes das privatizações do Farol.

  34. NON DUCOR, DUCO: SÃO PAULO
    NON DUCOR, DUCO: SÃO PAULO NÃO É CONDUZIDO , MAS CONDUZ MAL

    Estão fazendo um alvoroço com o caso dos estudantes de uma escola pública de Goiânia. Ficaram nus em revista feita por policiais.
    Esse é um dos piores exemplos que o Estado de São Paulo deu ao Brasil. Depois que foi criada a Ronda Escolar em São Paulo com a finalidade de dar proteção aos professores de escola estadual, nunca mais os pais dormiram em paz.O pais inteiro copiou a medida imoral, sórdida e covarde de um governador insensível.
    Toda vez que uma corporação interfere na disciplina da outra, uma está falida e a outra está equivocada.
    A escola faliu mesmo, de vez.Policia dentro da escola substituiu a aula de boa qualidade.Aula de boa qualidade é o único meio eficaz de acabar com a indisciplina e a violência dentro da escola
    Aluno ocioso e insatisfeito precisa de força policial para conte-lo
    Professor tendo sua segurança garantida e sem ser cobrada e nem responsabilizado.Pronto a DESORDEM TOTAL E RETROCESSO
    Todos os dias sabemos de caso de aluno que sofre humilhação e violência na escola pública.Policial militar não está preparado para gerenciar conflitos pedagógicos e cobranças de alunos, a maior parte cobrança legítima.Policial está preparado para defender o povo de marginais.Policial está preparado para ganhar do bandido.Se um policial perde para o bandido, perde toda a sociedade.Já em escola é diferente.Aluno não é um bandido em potencial como a escola e as professoras na maioria querem fazer todo mundo acreditar.
    Tivemos uma comunidade do Orkut que ficou famosa e até saiu no jornal e foi deletada.A comunidade se chamava Professoras Assassinas e num tópico um professor ensinava como se livrar dos alunos dificeis.Era segundo ele, simples: colocava uma porção de droga na mochila dele e pronto…
    Agora deixaram alunos nús para revista-los, foram humilhados e aterrorizados e não encontraram o dinheiro que desapareceu na escola. Professores e funcionários não foram revistados. São acima de quaisquer suspeita.Suspeito é só aluno…
    Deletaram a comunidade Professoras Assassinas, mas não deletaram as professoras assassinas, parece que são as mesmas na comunidade
    EU SOU PROFESSOR, ali tem um tópico onde ridicularizam nome de aluno, contam como promovem bulliyng e se divertem debochando de nordestinos….
    Toda vez que se fala de aluno portando droga na escola, ou neste caso de Goiânia, me pergunto se esse aluno não está sendo vitima de uma professora assassina.
    Então lá vai São Paulo desmoralizando as palavras do seu brazão
    NON DUCOR, DUCO,
    NÃO É CONDUZIDO, MAS ESTÁ CONDUZINDO MAL.
    Como o estado mais importante e mais rico do Brasil,tem uma das piores escolas públicas e maus exemplos que só nos entristece e em alguns momentos até nos envergonha se sermos paulistas.

  35. é de embrular o estomago
    é de embrular o estomago mesmo. vendo as imagens – chocantes – como é que um api pode mandar o filho pra escola pública???
    ond evamos parar?
    reportagens brilhantes. jornalismo assim é o que deve ser feito. como a record tem feito e a globo tem fechado os olhos.

  36. Sabedoria Popular

    “As regras
    Sabedoria Popular

    “As regras políticas brasileiras obrigam qualquer partido que esteja disputando seriamente o poder central a conviver diuturnamente com a ilegalidade.
    O problema não é só o tal caixa-dois. É também (e, na minha opinião, principalmente) o caixa-um. Um empresário só contribui com dinheiro para a campanha de um político se espera benefícios futuros, envolvendo, nos casos mais tradicionais, concorrências fraudulentas e superfaturamento de obras e, nos casos menos comentados, indicações para a mesa de operações do Banco Central, e coisas do gênero. No mínimo, esse empresário deve ter medo de incorrer na ira dos governantes caso não contribua com sua quota. Caixa-um, enfim, é corrupção futura. Paga-se agora, esperando um retorno criminoso meses mais tarde. Já o caixa-dois é falcatrua passada. O Fulano sente a necessidade de lavar dinheiro sujo, e vê na política uma excelente chance para fazer isso. Paga agora, e recolhe depois o dinheiro limpinho, com juros e correção monetária. Todo esse ciclo envolve crimes dos tipos mais variados, cometidos ora pelos políticos financiados, ora pelos agentes financiadores. Juntam-se todos para a consecução daquilo que, aos olhos do bando, deve aparecer como uma variante do “bem comum”. Lucro eu, lucra você, lucramos nós, e o resto que se rale.”

    João Vergílio em maio 5, 2009 8:45 AM

  37. Venho trabalhando cntra este
    Venho trabalhando cntra este tipo de administração do programa de alimentação escolar nos muicípios aqui no RS desde 2004. Atualmente estão sendo julgados pela Justiça Federal os casos de Canoas e Sapucaia do Sul, que foram patrocinados pela mesma empresa aí de São Paulo, a SP Alimentação e Serviços. Esta empresa tem “garras” que parecem não acabar mais, pois quanto mais se descobre sobre ela, mais eles conseguem cooptar parceiros pelo país afora. Para se ter uma idéia o Estado de Santa Catarina está tentando emplacar uma licitação realizada há mais um ano e meio, com preços em até 60% acimado previsto, com as mesmas empresas atuantes aí na prefeitura e no Estado, quais sejam a Risotolândia, Convida, Coan e Nutriplus. Basta investigar a CP 026/08 na Sec. Educação de SC (PMDB e PSDB)…Um verdadeiro absurdo…Para terminar, aqui no RS, na Prefeitura de Gravataí (administração do PT – o que prova que falcatrua não tem partido) a Merenda Escolar vem sendo feita sem licitação há mais três anos, com contratos de emergência, adivinhem com quem? SP, Verdurama, Gourmaitre e agora mais recentemente com uma tal de Seldorado Ltda. do Paraná (Pinhais), que se sabe são laranjas do mesmo grupo de sempre…Por que não investigar? POR QUE NORMALMENTE NÃO SURTE EFEITO….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador