As decisões de guerra da Conferência do Cairo, por Motta Araujo

As decisões de guerra da Conferência do Cairo

Por Motta Araujo

A CONFERÊNCIA DO CAIRO EM 1943 – Uma das doze conferências estratégicas da Segunda Guerra, teve como objetivo principal traçar as decisões sobre a guerra no Pacifico. Compareceram Churchill, Roosevelt, De Gaulle e Chiang Kai Shek, o Generalíssimo que presidia a Republica da China, um terço ocupada pelo Japão.

Stalin, um dos Aliados, não compareceu por dois motivos: Stalin não saia de território inteiramente controlado por suas tropas, temia que se saísse de seus domínios seria deposto em Moscou meia hora depois mas havia outro motivo diplomático importante, a URSS não estava em guerra com o Japão e a Conferência do Cairo tinha a presença da China, contra quem o Japão estava em guerra. Na Conferência do Cairo foi decidido que na derrota do Japão os Aliados só aceitaria os termos de “”Rendição Incondicional””, como foi decidido em Casablanca sobre a Alemanha.

A presença de Chiang Kai Shek, que foi com sua esposa, a famosa Madame Chan Kai Shek, chefe da gangue da família Soog que batia recordes mundiais de corrupção, irritou Churchill, que não o tolerava. Roosevelt, ao contrario, achava o casal o máximo e o prestigiava. A corrupção de Chiang eral de tal ordem , conforme as memórias do General Joseph Stilwell, adido militar americano junto ao Governo nacionalista chinês, que munição remetida pelos EUA era vendida aos japoneses, contra os quais o exercito chinês lutava. O valor total do soldo do Exercito nacionalista era enviado pelo Tesouro dos EUA e era 100% embolsado pela camarilha de Chiang, aos soldados dava-se licença para saquear os pobres camponeses.

Madame Chiang chegou ao século XXI e morreu em Manhattan com 105 anos, em um apartamento triplex com 27 empregados. Era ela a lobista do governo do marido em Washington porque era americanizada, educada em Boston e

enrolava os americanas que tiveram um choque de surpresa total quando Chiang Kai Shek caiu do poder em 1949, fugindo para Formosa com sua tropa,  corte e dinheiro.

Em 1946 a Madame veio ao Brasil e ficou hospedada na famosa Casa de Pedra,  no Rio de Janeiro, do industrial e deputado Drault Ernnany, era para ficar 30 dias, fico 90, era chata e complicada, não podia tomar sol para não estragar a pele, exigia comida especial, banhos intermináveis, protocolo rígido, honras majestáticas e depois disso não punha a mão no bolso, a honra de hospedá-la custou caro ao Dr.Drault porque a comitiva também era grande.

A Conferência do Cairo foi sucedida pela de Tehran, onde compareceu Stalin, que ocupava a metade norte da Persia até e incluindo Tehran, foi uma conferência maior e mais importante do que as precedentes e de maior significado.

A Conferência do Cairo foi realizada na residência do Embaixador americano, Alexander Kirk, durou 4 dias (23 a 26 de novembro de 1943), como sempre Churcill foi a estrela, afinal era seu território, o Egito não era colônia mas os ingleses é que o governavam por trás do trono do Rei Farouk.

 

Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Interessante a foto de todos

    Interessante a foto de todos principais protagonistas sentados. Possivelmente para disfarçar a deficiência física de Roosevelt, que era cadeirante?

    1. Pode ser mas nas demais

      Pode ser mas nas demais conferencias as fotos oficiais tambem eram dos participantes sentados, todos eram idosos

      e as fotos naquele tempo eram mais trabalhosas, sentados ficavam mais compostos. Um fato fora do normal é a esposa de Chiang Kai Shek aparecer na foto, ela não tinha cargo oficial e não havia razão para ela estar no mesmo nivel dos participantes, por ai já se vê que tipo de mulher ela era. Churchill tinha verdadeiro horror ao casal.

  2. Ah, esse Stalin

    O anti-stalinismo militante é insano intelectualmente. Aqui diz que Stalin não podia sair de Moscou, mas abaixo confirma que saiu em próxima conferencia.  Saiu em todas as outras. Não podia ir nesta por que a URSS tinha pacto assinado com o Japão, o que a salvou de uma segunda frente. Mas, volto a lembrar que foi a URSS que liquidou o resistente exercito japonês na Manchuria.  

  3. Ah, esse Stalin

    O anti-stalinismo militante é insano intelectualmente. Aqui diz que Stalin não podia sair de Moscou, mas abaixo confirma que saiu em próxima conferencia.  Saiu em todas as outras. Não podia ir nesta por que a URSS tinha pacto assinado com o Japão, o que a salvou de uma segunda frente. Mas, volto a lembrar que foi a URSS que liquidou o resistente exercito japonês na Manchuria.  

  4. Ah, esse Stalin

    O anti-stalinismo militante é insano intelectualmente. Aqui diz que Stalin não podia sair de Moscou, mas abaixo confirma que saiu em próxima conferencia.  Saiu em todas as outras. Não podia ir nesta por que a URSS tinha pacto assinado com o Japão, o que a salvou de uma segunda frente. Mas, volto a lembrar que foi a URSS que liquidou o resistente exercito japonês na Manchuria.  

    1. Negativo. Disse que Stalin

      Negativo. Disse que Stalin NÃO podia sair de territorio CONROLADO pelo Exercito Vermelho, como ele de fato JAMAIS saiu

      nos seus 29 anos de poder.

      A Conferencia de Tehran, quando Stalin esteve presente, foi realizada em AREA TOTALMENTE OCUPADA PELO EXERCITO VERMELHO,  o aparato militar sovietico em Teharan impressionou todos os participantes e a Conferencia foi realizada na EMBAIXADA DA URSS, que ocupava um bairro inteiro da capital persa, nesse periodo da Conferencia Teheran foi ocupada por 45.000 soldados russos.

      Todas as conferencias de que Stalin participou, Teheran, as duas de Moscou, Yalta e Potsdam, foram em territorios sob INTEIRO CONTROLE SOVIETICO.

      Quanto a Stalin, desafio alguem no Brasil ter mais biografias de Stalin do que eu, alem de filmes e videos, sou admirador do personagem e o que escrevo sobre ele não tem pro ou contra, eu o analiso no contexto, como habitualmente faço nos meus comentarios sobre todos os personagens historicos.

      1. Convenhamos

        A de Teerã não se pode dizer que era em território  controlado pela URSS, tanto que existiu tal aparato. Melhor explicação é a de que a diplomacia soviética impedia naquele momento um rompimento com o Japão. Mas, tanto quanto vc, estamos de acordo que Stalin deveria ser melhor entendido naquele contexto, o que infelizmente varias de suas biografias não conseguiram

        1. Meu caro, a Persia em 1943

          Meu caro, a Persia em 1943 era uma ficção, era inteiramente ocupada, ao sul pelos ingleses, ao norte pelos russos, para todos os efeitos o norte era zona russa, a Persia era essencial para os russos porque era por esse corredor que chegavam as remessas americanas de material belico, desembarcava ao sul em Abadan e subia por estrada de ferro até a fronteira russa. Era portanto zona controlada pelos sovieticos, para Stalin era o que importava.

  5. Khalkhin – Gol ( 1939 ) , Pactos e Irã

      A URSS não tinha interesse em participar, a época, de discussões a respeito do Teatro do Pacifico, pois:

      1. Entre maio e setembro de 1939 o exército japonês sediado no Manchuko, foi derrotado nas varias batalhas hj. conhecidas como  ” Campanha do  Khalkhin – Gol “, nos livros soviéticos, ou nos atuais russos, como a 1a Campanha vitoriosa de Zhukov.

      2. Aos japoneses não interessava a renovação do confronto com os soviéticos na região da Manchuria, pois sua expansão imperial, já tinha muito trabalho com os chineses, e sua busca por fontes da matérias primas, estabelecimento de zonas de segurança, seguia a estratégia da Marinha Imperial – para o sul, pacifico centrla e médio, assim como para os soviéticos a manutenção de tropas naquela região era inutil, pois já se antevia a invasão alemã. ( sempre em relação as operaççoes japonesas na II GM, a analise deve ser feita separando duas linhas estratégicas: Marinha e Exército – as vezes conflitantes.

      3. Portanto em 13/04/41, soviéticos e japoneses assinaram um Pacto de Neutralidade, que somente foi denunciado, pelos soviéticos em 05/04/45, sendo a Declaração de Guerra somente proferida pela URSS em 08/08/45 ( documentos oficiais disponiveis no site da Yale Law School, em: //avalon.law.yale.edu/s1.asp

      4. Em relação ao Irã e URSS, um texto bom está em: http://www.iranicaonline.org/articles/russia-ii-iranian-soviet-relations-1917-1991

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador