Charles III é oficialmente proclamado rei em cerimônia em Londres

Charles tornou-se soberano automaticamente após a morte de sua mãe, Elizabeth II

Foto: Simon Dawson, via Fotos Públicas

da RFI

Charles III foi oficialmente proclamado rei durante uma reunião do Privy Council, o grupo de conselheiros da monarquia, em Londres, neste sábado (10), dois dias após a morte de sua mãe. Charles tornou-se soberano automaticamente após a morte de Elizabeth II. A cerimônia é uma formalidade e faz parte do protocolo de ascensão do novo monarca ao trono. 

A proclamação aconteceu no palácio de Saint James em presença da nova rainha consorte, Camilla, do príncipe de Gales e herdeiro do trono, William, da primeira-ministra Liz Truss e dos ex-chanceleres britânicos Boris Johnson, Tony Blair, David Cameron, John Major e Theresa May. Seguindo o rígido protocolo, o anúncio foi feito sem a presença do novo rei. 

Após a declaração de proclamação lida, o Conselho pronunciou em coro “God save de king”, (Deus salve o rei) e depois se dirigiu à sala do trono do palácio para ouvir o juramento do rei. 

Em sua declaração, Charles III disse que estava “profundamente consciente” dos “deveres e grandes responsabilidades” de suas funções. 

“O reino de minha mãe é inigualável por sua longevidade, dedicação e devoção (…) Eu estou profundamente consciente desta grande herança, dos deveres e das enormes responsabilides do soberano, que me foram transmitidas”, declarou o rei de 73 anos durante a cerimônia transmitida pela tevê pela primeira vez na história. 

Ele também agradeceu “o apoio constante” de sua esposa e confirmou que quer continuar a tradição de restituir às finanças públicas a receita proveniente do patrimônio da Coroa (terras, investimentos, etc.). Em troca o rei recebe o sovereign grant, o pagamento feito anualmente ao monarca pelo governo britânico para financiar seus deveres oficiais, fixado em 15% de seus rendimentos. Em 2021-2022, o salário anual do rei foi de £86,3 milhões, aproximadamente R$ 515 milhões. 

Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Proclamação pública e coroação

Logo após o juramento, Charles III foi proclamado rei em público por um porta-voz da Coroa no balcão do palácio. O anúncio foi seguido por uma salva de tiros de canhão que aconteceu em todo o Reino Unido, em homenagem ao novo monarca. 

Centenas de pessoas se reuniram fora do Palácio de Saint James para ver a proclamação oficial de Charles III.

Nenhum soberano britânico esperou tanto tempo para assumir o trono e Charles III terá que esperar um pouco mais pela cerimônia de coroação, cuja data ninguém pensa ainda: sua própria mãe esperou mais de um ano para se tornar rainha.

Após a enorme popularidade de Elizabeth II, a ascensão de Charles III, menos apreciado pela opinião pública, abre um período delicado para uma monarquia que enfrenta vários desafios, desde o desejo de alguns países da Commonwealth de se distanciar até as críticas ao seu passado colonial e escravista.

Além disso, o Reino Unido enfrenta sua pior crise econômica em 40 anos e viu quatro primeiros-ministros passarem em seis anos.

(Com informações da AFP)

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador