Para receber indenização, Alckmin terá de refazer ação contra Siemens

Da Folha

Justiça obriga Alckmin a refazer ação contra cartel
 
Juíza aponta falhas em processo aberto contra empresa que revelou conluio em licitações de trens em São Paulo
 
Governador terá que reapresentar pedido de indenização incluindo empresas postas sob suspeita pela Siemens
 
MARIO CESAR CARVALHO
JOSÉ ERNESTO CREDENDIO

Se quiser receber alguma indenização das empresas acusadas que formar um cartel para fraudar licitações do Metrô e da CPTM, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) terá que refazer a ação proposta em agosto contra a multinacional alemã Siemens.

Em decisão tomada na terça-feira, a juíza Celina Kiyomi Toyoshima, da 4ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, mandou o governo refazer a ação, incluindo outras empresas acusadas de conluio.

O pedido original do governo só citava a Siemens e foi tratado como piada nos meios jurídicos. Advogados diziam que a Procuradoria-Geral do Estado criara com a ação uma anomalia semelhante à quadrilha de um homem só: era o cartel de uma empresa só.

Cartel é a ação de um grupo de empresas para combinar o resultado –e os valores– de uma concorrência.

“As sociedades que integram o cartel ou consórcios empresariais e que agiram em diversas licitações levadas a cabo pela CPTM e Metrô deverão integrar o polo passivo”, escreveu a juíza em sua decisão. “A integração de todas é indispensável, sob pena de se dar brecha a decisões conflitantes, caso haja propositura de futuras ações.”

Folha revelou em julho que a Siemens fizera um acordo com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), órgão federal encarregado da defesa da concorrência, no qual a empresa confessava integrar um cartel, junto com 19 empresas.

O conluio, segundo a Siemens, ocorreu em licitações realizadas em São Paulo e no Distrito Federal entre 1998 e 2008, época em que São Paulo foi governado pelo PSDB.

A decisão manda o governo corrigir várias falhas apontadas na ação inicial. Ela não apontou os valores dos contratos sob suspeita, por exemplo, e sem isso é impossível calcular o eventual sobrepreço e a indenização devida.

A juíza também determina que o governo atribua valor mais realista à causa. Originalmente, ele dera à ação o valor de R$ 50 mil, quase nada se comparado aos bilhões de reais dos contratos que estão sob investigação no Cade.

A juíza diz ainda que o governo talvez tenha sido precipitado: “A falta de prova do envolvimento de cada um no suposto esquema de fraude-licitação sugere que tenha sido a ação prematuramente ajuizada, como bem sustentou o Ministério Público”.

O Ministério Público pediu que a Justiça rejeitasse a ação por inépcia. Segundo a Promotoria, não faz sentido pedir indenização à Siemens sem antes investigar as responsabilidades de cada empresa participante do cartel.

Em nota, a Procuradoria Geral do Estado disse que vai cumprir a decisão da Justiça, mas defendeu a ação. A Procuradoria argumenta que somente a Siemens é ré confessa no caso até agora, e afirma que outras medidas judiciais “serão propostas conforme a produção de provas” nas investigações sobre o cartel.

 

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Equívoco deve ser sinônimo de

      Equívoco deve ser sinônimo de conivência, assim como “formação de cartel” é sinônimo de “formação de quadrilha. 

      Conivência e formação de quadrilha, só para o PT…

  1. Nobres e inatacáveis bandidos

    Litigância de má-fé.

    Ao final do processo certamente os governos do PSDB sairão dessa como probos e responsáveis. E a culpa pela roubalheira recairá – pelo menos no discurso da velha mídia – no PT, notadamente nos órgãos federais.

    Duvidam?

    É vergonhoso que isso se dê no maior e mais importante estado da Federação sem que haja a devida crítica e reprovação dos que estão acostumados com a escandalização do nada quando se trata de adversário político dos tucanos.

    Onde estão os senhores defensores da ética e da moral, onde estão os acusadores implacáveis contra a corrupção?

  2. Claro que era de mentirinha

    Quando o psdb vai apurar a corrupção em S Paulo, nunca, porque ele é o agente principal. ele não vai se revelar e com isso entregar todo o pig que tenta atirar para o outro lado para blindar este partidinho corrupto. Nunca. Eles vão enrolar agora de outra maneira, contando com o pig, é claro. O clima esta mudando. Quando vai aprecer um partido de oposição que faça juz ao nome? E o pig está no comando disso tudo.

  3. Essa juiza não sabe brincar

    Essa juiza não sabe brincar .

    Será que não seria possível mandar às favas os ritos processuais estabelecidos  , e mandar o processo diretinho pro GILMAR lá no STF ?

     

  4. Corta pra mim!

    Diz uma coisa… O governo do estado de São Paulo tem profissionais do Direito de vários anos de casa e não montam um processo decente?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador