Folha finalmente admite o papel de Toffoli contra o PT

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, tem os dias contados frente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde atualmente é presidente da Corte. No dia 13 de maio, deixa a cadeira da presidência e, duas semanas depois, entrega a vaga à ministra Rosa Weber. 
 
Faltando poucos meses para a mudança, o processo que tramita na Corte para impugnar a chapa da presidente Dilma Rousseff e do vice Michel Temer, a manchete da Folha, “PT aposta em novo TSE para salvar Dilma de cassação“, é uma admissão de que Toffoli é “afeito a paixões partidárias”.
 
Desde que Toffoli entrou para o Supremo, em 2009, por indicação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e quando assumiu a presidência do TSE, em 2014, a Folha seguiu a postura de enquadrá-lo como defensor do PT por sua relação anterior com o governo. Durante o julgamento da AP 470, o mensalão, em 2012, Toffoli votou pela condenação de José Genoíno e Delúbio Soares, além de outros réus. Absolveu apenas José Dirceu por não encontrar provas suficientes – o que motivou o jornal a manter o padrão de apontá-lo como advogado do PT.
 
Em pleno julgamentos do mensalão, a Folha ainda endossava a tese: “Ex-advogado do PT, Toffoli assume presidência do TSE“, publicou o jornal em maio de 2014. No final de 2014, quando a dupla Dias Toffoli e Gilmar Mendes orquestrava o rito para desaprovar as contas da presidente Dilma Rousseff, deflagrado pelo Jornal GGN, o diário continuava a alimentar a teoria. O próprio GGN foi alvo de críticas de blogs por antecipar as ligações de Toffoli com Gilmar
 
Durante o hiato na escolha da presidente Dilma pelo ministro que substituiria Joaquim Barbosa, no STF, Toffoli foi transferido para a Segunda Turma do Supremo, responsável pelos julgamentos dos processos relativos à Lava Jato. E foi caracterizado pelo veículo como “ex-advogado eleitoral do PT, assessor da Casa Civil no governo Lula e advogado-geral da União”, enfatizando que o ministro havia se encontrado com a presidente Dilma um dia após assumir a Corte responsável pela Lava Jato. “Ligado ao PT, ministro comandará julgamento de processos da Lava Jato no Supremo“, publicou, em março de 2015.
 
Ainda na metade do último ano, quando o novo ministro Luiz Edson Fachin se declarou impedido para comandar um inquérito que investiga um dos braços do mensalão, o caso caiu nas mãos de Toffoli. Ao invés de apontar as possíveis implicações do novo relator no processo, tendo em vista o histórico de decisões do ministro na AP 470, o diário preferiu ressaltar que “a participação de Dias Toffoli foi questionada antes do início do julgamento do mensalão no Supremo porque ele foi assessor do PT e advogado-geral da União no governo Lula”.
 
O ministro, no entanto, ignorou a pressão e decidiu participar da análise do caso, tendo votado pela absolvição de Dirceu, seguindo o voto do ministro Ricardo Lewandowski, revisor da ação penal“, destacou seletivamente a Folha, naquele dia. 
 
Após dois anos seguindo essa postura editorial, o jornal admite que a saída de Toffoli no TSE pode ser positiva ao PT, uma vez que o ministro tem, ao lado de Gilmar Mendes, “paixões partidárias”, destacou o jornal entre as aspas de “auxiliares da presidente” supostamente ouvidos pela redação. Nessa linha, Rosa Weber, que substituirá o ministro no TSE, é caracterizada como uma figura “mais técnica”. 
 
A mudança de posicionamento do jornal de elencar Toffoli como o mais novo contrário ao partido e na presidência do TSE seria determinante para o processo de impugnação contra Dilma Rousseff, uma vez fora da Corte poderia representar um avanço para a impunidade da presidente – o que justifica a mudança de tom, seguida pelo título da matéria: “PT aposta em novo TSE para salvar Dilma de cassação”.
 
Acompanhe a cobertura do GGN sobre as decisões de Toffoli frente ao Supremo e ao TSE:
 

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

37 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Toffoli dá aula no IDP

    Sem falar no fato de que Toffoli dá aula no Instituto Brasileiro de Direito Público, de propriedade do Gilmar Mendes. Além dele, Teori Zavascki do STF e outros nomes de peso do Poder Judiciário, do Ministério Público, de Procuradorias Estaduais e o Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Alexandre de Moraes, integram o corpo docente do Instituto de Gilmar, conforme se comprova pelos nomes que integram o corpo docente, segundo a página eletrônica da entidade, http://www.idpsp.edu.br

  2. Mais Técnica?
    Boa tarde.

    — ‘… Nessa linha, Rosa Weber, que substituirá o ministro no TSE, é caracterizada como uma figura “mais técnica”.’.

    mais técnica?

    — ‘Não Tenho Provas Cabais Contra Fulano, Mas…’.
    Como será um juiz menos técnico?

      1. Dilma esta em maus lençois com Rosa Weber II
        Boa noite.

        — ‘E pelo que a historia nos ensina, proxima de Sérgio Moro….’.

        — Isso mesmo, Maria Luisa. Como se sabe, Moro, o Carcereiro Fascio, é o Ghost Writer da frase que tornou D. Weber conhecida.

  3. Como pode um cara chegar ao

    Como pode um cara chegar ao posto desse, e ser capaz de se deixar se envolver com coisas escusas, salário bom, status, poder, o que mais o cara quer, foi o ministro do TRE que mais ganhou verba idenizatória……não da para entender, sinceramente.

  4. Foi o que o jornal disse, não

    Foi o que o jornal disse, não o Nassif.

    Na verdade, há muito tempo que Tóffoli joga no time do Gilmar Mendes, o grande crápula do STF. Tivéssemos nós um Judiciário decente, nem um nem outro estariam mais na Corte Constitucional. 

  5. nem técnica nem política…

    não há nada disso nessa trama de mistérios que visa apenas atender o PSDB e a Globo

    são todos covardes, golpistas, e se há debilidade, só pode ser a da natureza humana dos canalhas

  6. Estilo Jarbas Passarinho

    Boa tarde, Morvan!

    Menos técnico que isso? Vejamos…

    Que tal um estilo a la Passarinho, o Jarbas: “às favas com as provas”!

    Pronto!

    1. Estilo Jarbas Passarinho II
      Boa noite.

      — ‘… Menos técnico que isso? Vejamos…Que tal um estilo a la Passarinho, o Jarbas: “às favas com as provas”!

      Pronto!’.

      — Bem lembrado, Sidnei Brito. Estilo peremptório, sem delongas.

  7. Prezados o Gilmar salvou da

    Prezados o Gilmar salvou da degola(condenação) o irmão do Toffoli num processo que corria em São Paulo e havia subido para o STF…desde então o Toffoli é “refém” da República de Mato Grosso! Simples!!!

  8. Toffoli é apenas mais um fdp
    Toffoli é apenas mais um fdp que subiu pela esquerda, chutou a escada e passou passou fazer boquetes para a direita brasileira. Ridículo como um certo tenente que lutou ao lado de Prestes e enriqueceu alisando as bolas de Getúlio Vargas durante o Estado Novo.

  9. Ah, os cinicos…

    A Folha fazendo o jornalismo dela. Cinico. Faz de conta que não nada de errado com um Gilmar Mendes no STF, mas desde qualquer juiz da Suprema Corte que foi indicado pelo PT tem um papel relevante ou age de acordo com a lei e não com o que deseja a imprensa, a Folha e suas irmãs saem com frases para desmoralizar o juiz.

    Que Luis Roberto Barroso, Teori Zavasck e Ricardo Lewandowisky continuem resistindo. E espero sinceramente que Edson Fachin se recupere do medo que teve de ir contra a opinião publicada.

  10. Difícil acreditar que Rosa

    Difícil acreditar que Rosa Weber é mais técnica. Especialmente depois do mensalão (condenação de Zé Dirceu). Não sei se devo acreditar que ela tem parentesco com a mulher atual de Aécio, porque li isso na Internet. E, se for verdade, fica mais difícil acreditar em isenção por parte dela em relação à Dilma..

    1. O parecer que condenou o José

      O parecer que condenou o José Dirceu (sem provas, pois a literatura jurídica me permite) foi redigido pelo Moro, que trabalhava no gabinete da ministra Rosa Weber. O mesmo Moro que agora está enviando “provas” da Lava Jato para o TSE. Mais claro, só desenhando.

  11. Toffoli exemplo acabado de

    Toffoli exemplo acabado de uma pessoa sem o mínimo caráter.

    Como pode um homem ter a total consciência de que galgou o maior degrau do judiciário não por seu notório saber jurídico e muito menos por sua reputação ilibada, e agora se transforma num marco de retrocesso.

    Se a Dilma não atendeu a seus pleitos ele teria que ter a hombridade de trazer a nação quais eram estes pleitos.

    Se no cargo de ministro ele passou a ter a convicção de que o PT é um antro de corrupção, ele deve ter a dignidade de trazer a nação o que o levou a ter esta convicção.

    Pois ele conheceu o âmago do  PT e foi parte integrante do partido, o que foi que ele teve acesso após ser ministro para que mudasse tão radicalmente de posição?

    Tenho a absoluta certeza de que o Lula quando teve a infeliz iniciativa de indicá-lo para o cargo que hoje ocupa desejou somente através de um jovem arejar um poder velho e carcomido pelas traças.

    Da mesma forma tenho a absoluta certeza de que o PT nunca cobrou dele qualquer atitude partidária enquanto ministro.

    Mas ele não é digno, 

    O cara se vende para livrar a cara do irmão corrupto, ou por um financiamento ilegal de um imável para ele e sua companheira, ou pela boquinha de dar aula (veja só) no idp.

    A história o colocará como um lambe bota do pior membro do judiciário de todos os tempos. o verme do gilmar.

    Cada um terá o que merece.

    Genaro

      1. Garotos  voces  ja viram o

        Garotos  voces  ja viram o  parentesco de  Ros  WEBER?   hum  entao estao dormindo ,  mais  é o  mesmo que  Gilmar  ter  assumido a  presdiencia do  TSE.

        1. Edson

          A grande verdade é que o partido está quase cercado por todos os lados. Vê se houve alguma manifstação sobre a descoberta  das malandragens rede Globo em alguma emissora.

           

  12. Sergio Cortella e os ensinamentos sobre os diferentes.

    Assistindo  a uma palestra do nosso querido Sergio Cortella, aprendi que não somos neutros. Aprendi também que é importante saber escutar ( não apenas ouvir ).

    Não somos neutros, mas devemos ser éticos ao escutar os diferentes com respeito.

    A rigor, não deveríamos temer esse ou aquele juiz.

    Deveria ser inadmissível a existência de juízes manifestamante parciais.

    Se é parcial , não é juiz.

    Ou será que eu escrevi aqui alguma coisa que não faz sentido ?

     

     

    1. Dois anos combatendo as cotas, depois pareceu arrependido

      Tinha uma certa desconfiança dele, Cortella, depois do episódio das cotas tive certeza, é apenas um protegido do PIG, um sionista, como o  Roberto Marinho, que não queria educação para os brasileiros. Episódio dos CIEPS; Roberto Marinho tenta dissuadir o Brizola à fazer um programa de escolas honesto e eficiente os CIEPS, e fala para o Brizola; “”Governador, para que tudo isso? Faça umas escolinhas…””. Voltando as cotas combatidas pelo Cortella, o mandamento número um do grupo de neonazistas, liderados por Ricardo Barollo, paulista coxinha filiado ao PSDB que trabalhava na Camargo Correa quando foi preso em 2009, desbaratado pela polícia do Paraná era, —Lutar contra a implantação das cotas sociais/raciais— Esse é o número um no manual  de ação dos nazistas recolhido pela polícia, depois vinham os assassinatos de índios, negros, judeus, travestís, nordestinos, pregar o separatismo, etc. Após dois anos lutando contra as cotas ele, Cortella, reconheceu estar errado, defendendo ideias nazistas (sem querer), mas é arrogante, e não deu o braço a torcer, e disse que as cotas são positivas, MAS vão REFORÇAR O RACISMO, mesma desculpa da posição assumida antes, o que é uma conclusão burra/hipócrita do professor. Quanto mais cultura, educação e status social  uma pessoa negra tem, MENOS ELA VAI SENTIR A DISCRIMINAÇÃO E O ÓDIO RACISTA  dissimulado das mais diversas formas em nossa sociedade, até a Globo escreve livro dizendo não existir racismo no Brasil. Cortella, foi cortado. Bye bye. AS COTAS VÃO DIMINUIR O RACISMO e a discriminação e não são para sempre. Cortela errou feio mas não reconheceu.  Vai diminuir o racismo e não aumentar, ouviu professor? 

  13. Tofoli
    Amigos, o Tofoli é jovem, tem ainda muitos anos no STF para se corrigir desses erros, ser um juiz equilibrado, isento, mas se não o fizer será burro!
    Um homem decente não suja sua biografia, se deixar isto acontecer, é um idiota!
    Ninguém merece se queimar por causa de um irmão, muito menos por causa de um voto de colega, mesmo que este voto seja de um louco como Gilmar Mendes!
    Tofoli não pode jogar sua carreira num monturo!

  14. eu acho que  a  atuaçao de

    eu acho que  a  atuaçao de  Toffoli  foi maneira,  em  momentos  que  ele poderia  ter prejudicado o   governo  e o PT  ele recuou  e  nao  deu voto  favoravel  aos golpistas embora  tenha  pecado algumas  vezes  quando deveria   como Presidente  ter  tomado  medidas  fortes  contra  o  golpismo  no  TSE. 

  15. o toffoli atafulha o nosso

    o toffoli atafulha o nosso saco

    e a folha atrapalha a nossa

    escolha de saber quem é pior:

    se a foilha, o toffoli ou gilmar dantes..

    aí já é over dose pra muitos elefantes…

  16. INDICAÇÃO NÃO CONTROLA NINGUÉM, PROPINA SIM!

    COMO UM JUIZ PODE SER COMPRADO, SEM DEIXAR PISTAS À POLÍCIA FEDERAL!

    POR QUE SOMENTE EMPRESÁRIOS BRASILEIROS SÃO PRESOS?

    POR QUE A ALTA DIRETORIA DAS EMPRESAS MULTINACIONAIS, QUE ASSALTARAM O METRÔ PAULISTA, NÃO ESTÁ NA CADEIA TAMBÉM?

    O capital imperialista internacional criou os PARAÍSOS FISCAIS, pra comprar sentenças de juízes e promotores corruptos no mundo inteiro, dentre outras coisas! Por isso eles e seus associados no Brasil podem fazer o que bem entender, que o judiciário dá um jeito! Pois recebem propinas limpinhas nesses paraísos, sem precisar lavar o dinheiro no Brasil, nem correr o risco de rastreamento pela polícia Federal.

    Multinacionais são benéficas ao país, e precisam ser até estimuladas; mas também devem ser fiscalizadas de perto, e não deixar que dominem nossa economia. Essas empresas não são uma unanimidade, mas algumas são extremamente reacionárias, e praticam uma concorrência desleal e inescrupulosa. Fogem, inclusive, ao controle de seus próprios governos, e chegam financiar a derrubada de regimes democráticos por todos os meios, e a imposição de ditaduras ou governos submissos mundo a fora. Essa prática é corriqueira desde a época do império, vejam no vídeo abaixo como a indústria brasileira já foi destruída diversas vezes por eles:

    https://www.youtube.com/watch?v=P3WYECiqM0I

    E se não aprendermos com os próprios erros…

    Por isso o Fernando Henrique Cardoso do PSDB, que também fez mensalão, e comprou voto de deputado, pode ter escapado cadeia. Porque é um associado, e trabalha para quem quer colonizar o Brasil, o poder imperialista internacional. O judiciário simplesmente deixou o tempo passar, e seu processo caducou, com a sociedade perdendo o direito de puni-lo. Observem que a compra de votos não foi feita por ele, para que medidas importantes fossem tomadas no congresso. Naquela época, de cada 100 automóveis produzidos, 70 eram exportados, porque não tínhamos renda para consumir, nem aquilo que nós mesmos produzíamos.

    O processo do mensalão na justiça prendeu justamente quem comprou voto de deputado, para realmente transformar o Brasil. Tanto que hoje, com uma produção muito maior, mais de 90% desses automóveis são comprados pelos próprios brasileiros. Enquanto isso, o Fernando Henrique está solto por aí, contando vantagens, e espalhando mentiras do jeito que lhe convém. Ele, que comprou voto de deputado por um motivo totalmente torpe e egoísta, para a aprovação da emenda que garantiu sua reeleição, onde temos até confissão de políticos, dizendo que receberam 200 mil para isso! O contrário do processo do mensalão, onde pessoas foram condenadas sem provas…

    Não estamos dizendo que os envolvidos no mensalão ou os empresários corruptos não devam ser punidos; mas estamos expondo A CORRUPÇÃO E A PARCIALIDADE DA JUSTIÇA e da mídia, que precisam ser corrigidas imediatamente, para que todos os criminosos sejam punidos, inclusive seus amiguinhos.

    O Brasil sofre de uma doença gravíssima, chamada de COLONIALISMO. Estamos em fase de transição entre país independente e colônia, e por isso vemos uma verdadeira guerra travada no mundo político, econômico, e jurídico. A causa dessa doença é a própria corrupção, e seus principais agentes são os juízes, promotores, e políticos corruptos, ligados ao imperialismo internacional, que fazem o papel de seus agentes no Brasil, e podem fazer o que quiser, sem ter problemas com a justiça. Vejam:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.654154174720248.1073741839.300330306769305/714294592039539/?type=3&theater

  17.  
    … “O telhado de vidro do

     

    … “O telhado de vidro do “supremo” [supremo! Só rindo! Risos] Dias Toffoli dá para cobrir o Maracanã e entorno!”

    Ah esse “supremo Achacador DEMoTucano” ‘Gilmar Beiços do Cão Mendes’!…

    E o Poder judiciário absolutamente ‘desMOROlizado'”

    PQP

  18. Uma mão lava/suja a outra

    O Gilmar deu uma força para o irmão do Tóffoli condenado por uma roubalheira numa prefeitura, está nos jornais, rsrsrsr. Gilmar canetou, para livrar o mano do Tófolli, portanto ele deve favores ao GOLPISTA Gilmar dos capsngas. Uma mão lava a outra, ou suja.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador