Globo não participa de reunião com concorrente do Ibope

Do F5 / Folha.com

Uma segunda opinião sobre ibope, além do Ibope

Por Ricardo Feltrin

O Instituto Ibope pode ganhar um concorrente ainda este ano. Mas, se isso depender da Globo, não. A emissora não participou de uma reunião com a empresa Nielsen, que pretende iniciar sua própria medição de audiência da TV brasileira. Na reunião com as TVs, cerca de três semanas atrás, a Nielsen informou que, se todas as TVs estivessem de acordo com seu plano, a medição poderia ser iniciada já em julho…

  Márcio Neves/Folhapress  
O peoplemeter, aparelho do Ibope que mede a audiência das TVs, instalado em residência em SP
O peoplemeter, aparelho do Ibope que mede a audiência das TVs, instalado em residência em SP

Reunião? Que reunião?

De todas as emissoras abertas, a única que não compareceu à reunião foi a Globo. É a segunda vez que a Nielsen tenta entrar no ramo de ibope das TVs no Brasil. A última vez que isso ocorreu em meados dos anos 2000, com apoio de Silvio Santos. Na ocasião, descontente com os índices que o Ibope atribuía ao seu SBT, Silvio Santos estimulou a vinda da empresa norte-americana, que atua hoje em mais de 40 países e estreou medindo audiência de programas de TV norte-americanos na década de 50.

Outro lado

Consultada pelo “F5” se haveria interesse em conhecer o trabalho da Nielsen, a Globo, por meio da (atenciosa) CGCom, declarou o seguinte:

“Não há nenhum impedimento em conhecermos as propostas da Nielsen para o Brasil. Não somos contra a chegada de um novo fornecedor de pesquisa de audiência. O que, sim, não deixamos de ressaltar, é que o trabalho realizado atualmente pelo Ibope é de alta qualidade, o que deixa pouco espaço no mercado para dois fornecedores de serviços muito similares entre si.”

Luis Nassif

2 Comentários

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  1. A imprensa está informando

    A imprensa está informando que a empresa alemã GFK, concorrente do Ibope foi contratada pelo SBT, Record, RedeTV e Band. Já começa mal porque não poderá medir à audiência da Gobo que é lider incontestável em todo país. Não como tempos atrás. Pois agora tem a concorrência das tvs pagas e da própria internet. Fora o controle remoto que praticamente ninguém tira da mão. A CNT que só marca traços deve ter lá suas audiências interessantes. É um canal que sobrevive por alugar seus quase todos horários no ar. Nunca se sabe da medição das audiências dos aparelhos de televisão via parabólica. Um contingente respeitável assiste a tv por esse recurso. E, é ignorado. Não são medidos programas religiosos tipo canção Nova, e do agrícolas, tipo Canal do Boi. O Ibope tem contrato exclusivo com a Aldeia. Mas tem uns parâmetros esdrúxulos. Sempre, a Patrícia Kogut, do jornal OGlobo, informa que a Globo liderou como tal audiência (18%); a segunda com (8%), e assim vai. Só que não fecha em 100%. Justifica que mede por aparelhos ligados. Ora, quase 100% dos lares brasileiros tem aparelhos de Tv. Tem lares com mais de três. Será que a maioria dos brasileiros tem aparelhos para decoração? São caros. A tv paga não é barata…  O GFK fará agrado aos seus clientes. Só não vale conferir a RedeTv liderança de horário. Ou mesmo a paulista Band. Seja bem-vinda! 

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