Vírus disfarçado de “mudança de cor” do Facebook infecta 10 mil usuários

Jornal GGN – Pelo menos dez mil usuários foram infectados com um tipo de vírus disfarçado em um site que promete alterar as cores de perfil no Facebook, de acordo com estimativas da Cheetah Mobile, uma empresa chinesa especializada em segurança digital. O vírus não é recente, mas voltou a atacar e a enganar usuários da rede social.

O malware anuncia um aplicativo que promete aos usuários do Facebook a possibilidade de mudar a cor do tema do seu perfil. Ao fazer o download, o aplicativo direciona o usuário para um site de phishing de conteúdo malicioso.

O vírus, então, exibe um vídeo que seria uma espécie de tutorial para ensiná-los a alterar as cores do seu perfil. Enquanto isso, ele acessa os tokens de segurança do perfil, o que permite que os cibercriminosos possam ter acesso a informações do usuário, como a lista de amigos.

Caso o usuário não veja o vídeo, o site, então, tenta levar o usuário a baixar o aplicativo malicioso. Se o internauta alvo do ataque estiver usando um PC, o site o redireciona para baixar um player de um vídeo pornográfico. Se ele estiver em um dispositivo Android, o site emite um aviso dizendo que o smartphone está infectado e sugere o download de um aplicativo para fazer limpeza do sistema.

O golpe já foi denunciado várias vezes ao longo dos últimos dois anos, mas muitos usuários desavisados continuam caindo no mesmo esquema. De acordo com a Cheetah Mobile, o problema acontece por conta de uma vulnerabilidade no Facebook que permite que hackers possam implantar vírus e códigos maliciosos em aplicativos feitos para o Facebook, que direciona os usuários para sites de phishing.

Usuários vítimas do golpe devem desinstalar o aplicativo imediatamente e alterar a senha do Facebook. A Cheetah Mobile também recomenda desativar o acesso de aplicativos suspeitos do Facebook para garantir que outros aplicativos maliciosos não sejam instalados no futuro.

Evidentemente, isso pode afetar a disponibilidade e o funcionamento de aplicativos legítimos. Os usuários devem ficar atentos para verificar a origem de alguns apps. O Facebook ainda não se manifestou sobre correções na vulnerabilidade do sistema.

Com informações do Mashable.com

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O pessoal ainda clica nisso?

    O pessoal ainda clica nisso? Bom, eu não clico mais nessas coisas. E nem vejo mais publicidade. E se eu tiver algum problema mental, e acabar clicando num link desses, o navegador da psafe já detecta que é vírus e me avisa 🙂

     

  2. Quase caio nessa!!!!

    Eu fui quase uma dessas vítimas, com isso de querer trocar cor do face…quase peguei um vírus no meu computador…Ainda bem que eu tenho antivirus ativo e logo o PSafe apitou da possível infecção…Essa coisa de vírus na internet é que nem essa praga do ebola…ninguém sabe como começa mas quando vc vê tá todo mundo com isso!

  3. nossa minha irmazinha pequena

    nossa minha irmazinha pequena sempre cai nessas, nao conhece mt ne, ai é certo, meu antivirus da psafe sempre solta um alerta dessas ameaças do facebook.

  4. Incrível como tem gente que
    Incrível como tem gente que ainda cai nessas pegadinhas de mudar de cor a rede social né, por isso é sempre bom estar com o antivírus atualizado, eu atualizo e faço varredura sempre.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador