Felipão foi abandonado após derrota, diz Cosme Rímoli

Jornal GGN – Em seu blog, o jornalista esportivo Cosme Rímoli fala sobre os bastidores da seleção antes e depois da eliminação da Copa do Mundo, e mostra como o técnico Luiz Felipe Scolari acabou sendo abandonado após o fracasso. De acordo com o colunista, Felipão não seguiu os conselhos de Alexandre Gallo, técnico das categorias de base e olheiro da Seleção. Gallo foi um dos profissionais mantidos na comissão técnica e é cotado para assumir o time como inteirino para os amistosos que vão acontecer no segundo semestre.

Rímoli ainda afirma que Felipão estaria magoado com Gallo, José Maria Marin (presidente da CBF) e com Galvão Bueno, que mudou de tom e criticou o método de trabalho do técnico. “Felipão percebeu que de nada adiantou abrir a concentração para Luciano Huck, Mumuzinho. Nem trocar confidências sobre o time com Patricia Poeta”, pontua.

Do R7

Leonardo, Gallo… Marco Polo del Nero e José Maria Marin reestruturam a Seleção Brasileira. Enquanto isso, abandonado, Felipão vê as mesmas pessoas que o apoiavam lhe virar as costas. O fracasso é órfão…

Cosme Rímoli

Chegou a hora da reestruturação na Seleção Brasileira. Sem antes, como é de praxe, a lavagem de roupa suja. As famosas traições. Com cada um tentando se salvar do massacre. Até para seguir trabalhando.

O primeiro e mais gritante caso é o de Alexandre Gallo. Vazou nos corredores da CBF que o observador recomendou a Felipão que teria uma maneira de enfrentar a Alemanha. Ele deveria tirar do time Fred e entrar com três volantes: Luiz Gustavo, Paulinho e Fernandinho. Alertou que o meio de campo era o ponto forte do adversário.

Parreira teria até concordado com a avaliação. Mas Felipão preferiu ser fiel ao esquema que conquistou a Copa das Confederações. Deixou o time ‘aberto’. A observação chegou nos ouvidos de José Maria Marin e de Marco Polo del Nero. E revoltou a dupla. Toda a conta da goleada vexatória por 7 a 1 ficou nas costas do ex-treinador da Seleção.

“Vocês (jornalistas) querem me jogar contra o Gallo”, disse Felipão, assustado, com a revelação. Mas depois da sua demissão, as observações do seu ‘espião’ sobre a Alemanha foi parar na imprensa. Algo que expõe a escolha errada do técnico e preserva aquele que deveria ser seu auxiliar de confiança.

Gallo conseguiu sobreviver. Ele não está no enorme grupo de demitidos pela CBF. E mais. O treinador comandava a base da Seleção. Venceu no mês passado o importante torneio de Toulon, com garotos sub-21. Foram cinco vitórias em cinco partidas. Com direito à goleada por 5 a 2 contra a França, dona da casa. Ele era protegido por Felipão, que o defendia como técnico da Seleção Olímpica.

Marin é apaixonado por Gallo desde que ele revelou como os garotos iriam se comportar com ele. Estavam proibidos brincos, andar com fones de ouvidos na concentração, a partir de quando os jogadores fossem convocados, nada de tatuagens.

“Não aceito jogador com marra. Não quero estrelismo. Preciso de personalidade, comprometimento. Aliás, isso importa mais para mim do que a capacidade. Não adianta nada para o grupo alguém talentoso mas individualistas. Comigo vai predominar o grupo.”

Gallo propôs a Marin a unificação do trabalho nas categorias de base, como as grandes seleções fazem há muito tempo. Espanha e Alemanha são bons exemplos. O que é esta ‘unificação’? Na verdade uma padronização tática. Os times atuarão com esquemas idênticos, com poucas variações. Seguindo como referência, a Seleção adulta. Para que, desde menino, o jogador se encaixe.

O plano foi desenvolvido por Felipão, Parreira e Gallo. Mas todos os méritos acabaram com o treinador da base. E agora a revelação que aconselhou Felipão a fechar o time contra os alemães veio a calhar. Tanto que ele ganhou uma moral incrível com Marin.

Há a possibilidade real de que amanhã ele seja anunciado como treinador interino do Brasil até o final do ano. Comande a Seleção principal para amistosos já marcados. Isso daria um fôlego para a CBF buscar um técnico para preparar a Seleção para a Copa de 2018.

O calendário até lá é pesadíssimo. Tem Eliminatórias, Copa América do Chile em 2015;outra Copa América comemorativa de 100 anos, nos Estados Unidos, em 2016; além da Olimpíada no Rio. De novo com a obrigação de o time conseguir a medalha de ouro pela primeira vez.

Será nomeado um novo coordenador técnico. Com o perfil bem diferente de Parreira, principalmente na idade. O que acaba de ser dispensado tem 71 anos. O ex-jogador da Seleção e dirigente do Paris Saint Germain e que tem passagens rápidas como técnico do Milan e da Inter recebeu o convite. Ele está propenso a aceitar.

Seus contatos importantes seriam fundamentais na escolha do novo técnico para o Brasil. E também a vivência. Leonardo teria a capacidade de organizar o futebol da Seleção nos moldes seguidos pelos grandes clubes do Exterior. Criar condições até para um técnico de fora e de grande vivência, assuma o Brasil a partir de 2015.

Essa questão ainda não está fechada. Tite e Muricy seguem comentados se a opção for pela reserva de mercado. “O Brasil para os brasileiros”, já disse um dirigente de federação, mais radical.

As reuniões na CBF se sucedem, buscando o novo. Mas a mágoa dos que foram dispensados é imensa. Carlos Alberto Parreira garante que não quer mais saber de futebol. Só cuidará de seus negócios particulares. O ex-diretor de Comunicação, Rodrigo Paiva, foi dispensado por telefone depois de 12 anos no cargo. Não quer mais tocar no assunto de sua demissão.

Triste mesmo está Felipão. Ele não chegou nem a fazer o relatório da caminhada do Brasil na Copa do Mundo. Soube que Marin não tinha o menor interesse em recebê-lo. Percebeu isso ao ir para a casa do ex-presidente da CBF na segunda-feira. Tinha esperanças de continuar na Seleção. Acreditava no que havia ouvido de Marin, após o desastre contra a Alemanha.

1vipcomm12 Leonardo, Gallo... Marco Polo del Nero e José Maria Marin reestruturam a Seleção Brasileira. Enquanto isso, abandonado, Felipão vê as mesmas pessoas que o apoiavam lhe virar as costas. O fracasso é órfão...
Mas ao chegar no local já viu um carro de reportagem da TV Globo. Percebeu que a emissora não estava lá só para registrar uma simples reunião. Mas o último ato, a sua demissão. Felipão entendeu que o apoio que recebeu na derrota diante dos germânicos foi irreal. Marin ganhava tempo, esperava apenas a derradeira partida na Copa. E aí tirar o seu cargo.

Felipão está recluso e magoado. Com Marin, com Gallo, com Galvão Bueno. O discurso do narrador no sábado depois da derrota contra a Holanda foi considerado uma punhalada pelo ex-técnico.

De uma hora para outra, Galvão se virou contra o método de trabalho que tanto havia elogiado. Descobriu que o time não treinava, a granja Comary era aberta demais e questionou a repetição da estratégia usada na Copa das Confederações na Copa do Mundo.

Tudo o que os principais veículos de comunicação apontavam desde o início do Mundial. Galvão esperou o fracasso para se queixar dos métodos da Comissão Técnica.

Felipão percebeu que de nada adiantou abrir a concentração para Luciano Huck, Mumuzinho. Nem trocar confidências sobre o time com Patricia Poeta. Fazer o Jornal Nacional o veículo oficial da Seleção. Obedecia a Marin. Com o fracasso, a Globo, representada por Galvão, se voltou contra ele.

Se o sucesso tem vários pais, o fracasso é órfão de pai e mãe. É assim que Felipão se sente hoje, abandonado. Por pessoas que há dez dias lhe abraçavam e o enchiam de elogios. E até se sentaram no seu colo…

(O golpe para finalizar Felipão. Informantes da CBF vazaram o salário que recebia o treinador. R$ 900 mil na carteira de trabalho. Com os encargos trabalhistas, o custo bateria nos R$ 1,5 milhão. Mostrando o quanto ele era caro, a cúpula da entidade espera arrebanhar a opinião pública. A informação vazou, por coincidência, em São Paulo e no Rio. Bastidores do futebol brasileiro…)

Redação

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Felipão ganhava 900 mil por

    O Felipão ganhava 900 mil por mês, 1,5 milhão de custo final. Pediu o salario deste tamanho porque acha que sua importância e responsabilidade justificam o preço. Por isso, escolheu e decidiu e é responsável por isso. Demissão depois do maior vexame da história do futebol brasileiro por sua escolha tática errada é justa. Quem ganha mais que o técnico alemão depois de tal erro não pode continuar no trabalho

  2. abandonado
    Quem cara palida?
    A midia na forma global. Plin plin perdeu e cuidado malandro se nao inventarem uma e manchar o seu nome pq suja igual pau de galinheiro jah estah.
    Nao foram eles que te colocaram lah, a situacao sua como treinador em time de SP todos torcedores do Brasil sabiam e eles abriram este marzao para vc ficar na boa com eles. Manso neh.
    Segura agora a pemba malandro.
    Pq malandro de antigamente qdo se era malandro de mais se atrapalhava com as pernas.
    Marca um encontro na veja com o Joaquim Barbosa vcs tem muito que aprenderem.
    Segura a pemba cabloco!

  3. Arruinado mental

    Nassif,

    Não se chuta cachorro morto, mas o técnico muito bem remunerado, apesar da vivência, embarcou  porque quis no canto da sereia da patota da Grobo dentro da concentração, não pode reclamar.

    Entendo que convocar jogadores para uma Copa, sem levar em consideração a necessidade de dois ou tres jogadores experientes é atitude bastante autoritária, assim como notavelmente autoritário foi o modo de falar do defenestrado- “gostou, gostou, se não gostou vá pro inferno” é declaração de arruinado mental.

    Como a CBF tem neste momento mais de um motivo para ficar na boca da caçapa,colocar o Filipão adepto da auto-ajuda na berlinda pode ser capaz de desviar a atenção por uns dias.

     

     

     

  4. Não tem virgem na zona, como

    Não tem virgem na zona, como diz o Macaco Simão.

    Se o Brasil, por acaso, tivesse passado pela Alemanha e pela Argentina, estariam todos de braços dados.

    O que está acontecendo é apenas uma caça às bruxas. Estão procurando (CBF, globo, muitos comentaristas) um bode “respiratório”. Simples assim.

  5. Os erros:”Isso daria um

    Os erros:

    “Isso daria um fôlego para a CBF buscar um novo técnico e preparar a seleção para a copa de 2018.”

    O raciocínio já começou errado. Não se prepara uma seleção como a brasileira em apenas 4 anos. Para que consigamos voltar a ser a potencia dominante do futebol, é necessário muito mais tempo. Pra começar teríamos que ter uma comissão técnica blindada. Que NÃO devesse obrigações a dirigentes de clubes, à Presidentes de Federações, à empresários e muito menos à mídia do eixo Rio-São Paulo.

    “Felipão percebeu que não adiantou nada abrir a concentração para Luciano Huck…Com o fracassso, a Globo, representada por Galvão Bueno, se voltou contra ele.”

    Que novidade!! Não tem sido assim desde que me entendo por gente? A Globo, enquanto as coisa estiverem sob o seu controle e lhe dando o retorno ($$$$$) esperado, protege com unhas e dentes. Mente, distorce e conta meias verdades. Quando a coisa degringola (Collor que o diga!) é uma das primeiras a abrir a jaula dos leões!!

  6. uma coisa é uma coisa…..
    o

    uma coisa é uma coisa…..

    o Felipão cedeu a concentração para estrelas da globo por determinação da CBF, foi a programas da Globo porque quis, mas isso não obriga a Globo a morrer abraçada com ele, vcs confundem as coisas, não é porque o sujeito participa como “convidado” em um programa, que a emissora se torna obrigatoriamente sua defensora, mesmo quando errado!

     

    por comentarios como esse, de que a Globo abandonou o Felipão, que tenho medo do controle social da midia que a esquerda defende, pois para mim parece que desejam mesmo é um adesismo sem questionamentos!

     

     

    1. Escreva por você!

      O que se deseja (eu penso assim) é uma midia plural, onde haja diversidade de opiniões e não manipulação. Ou tu acreditas que a globo faz o que faz por interesses patrióticos, pelo bem do esporte?

  7. “Felipão percebeu que de nada

    “Felipão percebeu que de nada adiantou abrir a concentração para Luciano Huck, Mumuzinho. Nem trocar confidências sobre o time com Patricia Poeta. Fazer o Jornal Nacional o veículo oficial da Seleção. Obedecia a Marin. Com o fracasso, a Globo, representada por Galvão, se voltou contra ele.”

    O tal do Gallo, caso seja mesmo o escolhido, vai fazer igualzinho.

    Quem manda mesmo, e convoca a seleção, são a Globo e os patrocinadores da CBF (que são os mesmos da Globo); a reformulação do nosso esporte preferido passa também pela necessidade de dar um basta, ou uma grande porrada, nos tentáculos das Organizações Marinhos.

  8. Vai que é tua, Tafarel!

    É assim que funcionam as coisas. A Globo escala goleiro (vai que é tua, Tafarel!) e (des)escala técnico da seleção. E determina que os jogos do campeonato brasileiro só podem começar as 22 horas, depois da novela das nove. E o povão, que sai dos estádios à meia noite e chega em casa na madrugada do dia seguinte, tem que pegar no batente no máximo às 8 horas da manhã. Como esperar então por um grande público nos estádios, por mais bonito que eles tenham ficado?
    E tudo isto para que a grade de programação da Globo seja mantida.

    E cadê os nossos craques?

    Melhor assistir na televisão os jogos da Liga dos Campeões da Europa. De vez em quando você vê um brasileiro jogando por lá, e munto bem. Mas para isto você precisa ter televisão por assinatura.

    A Globo manda em tudo nesta josta de país e limpa o fiofó (deles lá) com a “opinião publica”, que na realidade é a opinião publicada (a opinião dos donos da Globo). O comportamento da Globo é uma prova cabal de que no Brasil o crime compensa.

  9. A demissão é mais do que

    A demissão é mais do que justa.

    A atuação do treinador foi péssima e a responsabilidade deve sim ser toda dele.

     

     

  10. Gallo? Macacos me mordam!

    Jogador medíocre, treinador mais ainda, este “Fator Gallo” é representativo de como as coisas funcionam na CBF. Escolhe-se treinador medíocre, que por tal motivo atenderá a todas as determinações da chefia, pra tranquilamente transformar a seleção na “Festa do Caqui”.

    Já que os dirigentes não mudarão, acabar com a bagunça só um medalhão do nível do Guardiola, Mourinho e Van Gaal mesmo, que têm reputações a zelar, não queimariam seu filme convocando mais de 100 jogadores (muitos deles pernas-de-pau) em dois anos, igual fez o Mano Menezes, não conseguindo sequer montar um time-base.

    Felipão merece toda esta saraivada de críticas? Claro! Só que, coisas como “apanhou por que não ouviu o Gallo” é de doer os bagos.

     

     

  11. O verdadeiro culpado pela

    O verdadeiro culpado pela ruína do futebol brasileiro, da várzea até a seleção principal tem nome, e não é Felipão.

    Na verdade é uma dupla: CBF/GLOBO.

  12. Viu felipão não adiantou nada

    Viu felipão não adiantou nada ser capacho da rede golpe, agora não adianta pedir ajuda a luciano huck, poeta e mumuzinho. 

  13. Esse Cosme…

    Não sei como conseguem dar corda para este cara… Foi um dos jornalistas mais radicais que pregavam o não vai ter copa… E depois do sucesso quer colher os louros…

  14. Nem subir no ônibus

    Se fosse macho, gaúcho, de honrar as calças que veste, na coletiva após o 7 x 1 diria o seguinte:

    – Maior vergonha e maior vexame da seleção brasileira em 100 anos é culpa minha. Minha e de minha comissão técnica. A partida do 3º e 4º lugares será nossa última à frente da seleção. Depois do apito final, como não serei mais parte da seleção, nem subirei no ônibus.

    Se não me engano o técnico da Itália fez exatamente isso. A máfia de arbitragem, apostas, e bastidores, fizeram com a Itália o que hoje CBF, cartolas, dirigentes, feitores de jogadores (me recuso a chamar de “empresários”) e patrocinadores estão fazendo com o Brasil.

    Breve não mais passaremos da fase de grupos e logo virá a primeira Copa do Mundo em que o Brasil não terá passado nas Eliminatórias. 

    Aí quem sabe o Fluminense paga os três rebaixamentos que deve, talvez o presidente tenha colhões como a Argentina e compre todos os direitos de transmissão de TV da seleção, e mudem o bendito calendário esportivo do século 19, sem peladas às quartas 10 horas da noite, o Paulo André por enquanto grita sozinho e a voz dele nem faz eco, mas daqui 20 ou 30 anos finalmente veremos que ele estava certo em muitas de suas reivindicações.

    Enquanto isso, esta seleção nos deu mais vexame que o pagodão do Ronaldinho Gaúcho de 2006, que tinha tanto oba-oba quanto a de hoje. O bom é saber que outro gaúcho, Dunga, hoje ri-se às gargalhadas. Quando ele saiu da seleção ela era primeira no ranking da FIFA.

    1. “Aí quem sabe o Fluminense

      “Aí quem sabe o Fluminense paga os três rebaixamentos que deve”…

      Procure se informar melhor sobre esse assunto. Hoje em dia é muito fácil conhecer os fatos como realmente ocorreram e não seguir a “manada” que se alimenta da “verdade” criada pelo PIG.

  15. Sinceramente, esse Gallo

    Sinceramente, esse Gallo ganhar essa moral toda porque “alertou o Felipão para fechar o meio-de-campo, pois esse é o forte da Alemanha”? Cara, o Brasil inteiro sabia disso. Só os atleticanos queriam o Bernard no time para esse jogo

  16. Mas  agora  tudo  resolvido :

    Mas  agora  tudo  resolvido :  Gilmar,  o empresário  de jogadores,  para Coordenador da Seleção…Hehe    Escancararam  o deboche  !!!

  17. A principal pergunta que

    A principal pergunta que deveria ser feita e não foi seria se a seleção estaria fora das garras da tv globo, aquele oba oba durante os torneios iria continuar? 

  18. Teimoso

    “Felipão percebeu que de nada adiantou abrir a concentração para Luciano Huck, Mumuzinho. Nem trocar confidências sobre o time com Patricia Poeta”, pontua.

    A ESPN chegou a mostrar o treino da Seleção sendo parado para que o Luciano Huck fizesse uma matéria…se fosse um time sério e/ou com jogadores sérios e de personalidade, alguém teria barrado esse mala. Isso só para ficar em um exemplo.

    Felipão é teimoso, todo mundo sabia que a Alemanha jogaria pra cima, deveria sim ter fechado o meio cmapo, mas ele não cede, vai até o fim – deu no que deu.

    Ele convocou, escalou e definiu o esquema d ejogo. Quem poderia ser mais culpado?

  19.  
    O mesmo deverá ocorrer com

     

    O mesmo deverá ocorrer com todos que se agacham para a Rede Lodo de Manipulações.  Aquele rapaz metido a justiceiro. O catão, não o de Útica, aquele lá do supremo das supremas mordomias e outras cositas impublicáveis.

    Pois bem, aconselha-se ao cabra,  ir cuidando da sua, lá dele,  já duvidosa reputação e olhar o ocorrido com o outro enganador, depois de extraido o sumo, o bagaço foi atirado ao latão do lixo.

    Orlando

     

     

  20. Vampiros

    Padronização tática. Eh esse termo que não me da um bom pressagio. Impor conduta de ordem privada aos jogadoras, como brinco e tatuagem. O que tem a ver com o bom futebol? Em breve sera obrigatorio fazer parte da assembléia de deus ou coisa que o valha para ser jogador da Seleção Brasileira. Nossa, magrão, que falta que vc faz ! De resto, o tal Marin também merecia a porta da casa. Quanto ao oportunismo da Globo, essa vampira do Brasil, eles sabem muito bem o jogo ao qual estão jogando…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador