O fator Minas nas eleições

Jairo Nicolau Cientista político e professor visitante do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), da UERJ.As Disputas Presidencias em Minas Gerais

Nos últimos dias os jornalistas têm falado muito sobre o papel decisivo que Minas Gerais deve ter no resultado da disputa presidencial deste ano. O argumento é mais ou menos o seguinte: Dilma venceria por larga margem nas Regiões Norte e Nordeste. Serra venceria com folga em São Paulo e na Região Sul. Restando os estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais como territórios de disputa ainda em aberto.
Minas Gerais concentra cerca de 10% do eleitorado brasileiro. Portanto, um candidato tem que abrir uma vantagem de 10 pontos percentuais sobre o outro no estado para garantir 1 ponto percentual na disputa nacional.
Uma análise das eleições presidenciais em Minas Gerais revela apenas um resultado óbvio. O estado tem sido um território dos vitoriosos na disputa presidencial. Nas oito disputas (primeiro e segundo turno de 1989, 1994, 1998, 202 e 2006) o candidato vitorioso no âmbito nacional também venceu no estado.
O Gráfico abaixo apresenta a diferença em pontos percentuais do primeiro para o segundo colocado no estado. Os dados foram calculados sobre o total do comparecimento. A maior diferença ocorreu em 1994, quando Fernando Henrique abriu 34 pontos percentuais em relação à Lula. A menor ocorreu no primeiro turno de 2006, quando Lula obteve 9 pontos percentuais a mais do que Alkmin.

http://eleicoesemdados.blogspot.com/ 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador