Sentenças de Moro na Lava Jato podem ser anuladas com decisão do STF

Após STF reconhecer competência do TSE para analisar processos por caixa 2, ministro Marco Aurélio Mello confirmou o impacto sobre os julgamentos da Lava Jato. Mas, segundo ele, as diligências dos processos afetados serão preservadas e enviadas para a Justiça Eleitoral

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Jornal GGN – Sentenças proferidas na Lava Jato, como as do ex-juiz Sergio Moro, podem ser anuladas agora que o Supremo Tribunal Federal reconheceu a competência do Tribunal Superior Eleitoral para processar os casos que envolviam crime de caixa 2. Em entrevista ao UOL, o ministro Marco Aurélio Mello confirmou o impacto da decisão sobre o que já foi julgado. O procurador de Curitiba Carlos Fernando de Santos Lima já reclamou a condenação de Lula no caso triplex pode ser alterada.

Nas palavras de Marco Aurélio, as sentenças que envolviam crime eleitoral “podem ser afastadas ante a incompetência absoluta do órgão que a prolatou.” Contudo, as diligências, investigações, provas colhidas durante o processo serão “inabalados”. “Os elementos coligidos serão respeitados. Os elementos juntados nos autos, processos, serão respeitados” e reaproveitados pelo novo juízo.

A decisão do STF deverá gerar uma série de pedidos para que processos que tramitam na justiça federal sejam analisados e possivelmente enviados para a justiça eleitoral.

O procurador Carlos Fernando dos Santos Lima disse ao Estadão, na véspera do julgamento no STF, que o impacto sobre a Lava Jato é grande porque boa parte dos casos, inclusive aqueles apresentados contra Lula, não tratam de crime comum exclusivamente. As narrativas entrelaçam fatores de caráter eleitoral.

“A condenação do caso tríplex não é só pelo tríplex, é um dinheiro de corrupção encaminhado também para o Partido dos Trabalhadores. Então, também tem uma questão eleitoral”, disse o procurador.

Leia também:  A PGR, pela dignidade da instituição, deve alterar a composição da Lava Jato, por Francisco Celso Calmon

O procurador Deltan Dallagnol também criticou o resultado do julgamento. Nas redes, ele disse que o STF fechou a janela de combate à corrupção usada pela Lava Jato nos últimos anos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

14 comentários

  1. “deltan dallagnol” agora sim é que parece que o STF e a Justiça vão enfrentar a verdadeira e grande corrupção que até então vinha sendo camuflada de legal pela chamada República de Curitiba. Para tal ainda é preciso chamar à responsabilidade os (bem identificados) “uomini d’onore” da cosca…Assim espero

  2. O STF deu corda à Lava Jato para enforcar Lula.
    Os procuradores do MPF ficaram gananciosos demais.
    O STF resolveu enforcar a Lava Jato e desenforcar Lula.
    O problema é evidente: uma vez feita, a merda não será desfeita.
    A população já deu a Jair Bolsonaro a oportunidade de enforcar o Brasil.

  3. “Temos que falar a verdade, o caixa 2 nas eleições é trapaça, é um crime contra a democracia. Me causa espécie quando alguns sugerem fazer uma distinção entre a corrupção para fins de enriquecimento ilícito e a corrupção para fins de financiamento ilícito de campanha eleitoral. Para mim a corrupção para financiamento de campanha é pior que para o enriquecimento ilícito. Se eu peguei essa propina e coloquei em uma conta na suíça, isso é um crime, mas esse dinheiro está lá, não está mais fazendo mal a ninguém naquele momento. Agora, se eu utilizo para ganhar uma eleição, para trapacear uma eleição, isso para mim é terrível. Eu não estou me referindo a nenhuma campanha eleitoral específica, estou falando em geral.” – $érgio Moro

    Se a propina é para enriquecimento ilícito, o $érgio Moro perdoa o corrupto. Onyx Lorenzoni que o diga.

  4. “Temos que falar a verdade, o caixa 2 nas eleições é trapaça, é um crime contra a democracia. Me causa espécie quando alguns sugerem fazer uma distinção entre a corrupção para fins de enriquecimento ilícito e a corrupção para fins de financiamento ilícito de campanha eleitoral. Para mim a corrupção para financiamento de campanha é pior que para o enriquecimento ilícito. Se eu peguei essa propina e coloquei em uma conta na suíça, isso é um crime, mas esse dinheiro está lá, não está mais fazendo mal a ninguém naquele momento. Agora, se eu utilizo para ganhar uma eleição, para trapacear uma eleição, isso para mim é terrível. Eu não estou me referindo a nenhuma campanha eleitoral específica, estou falando em geral.” – $érgio Moro

    Se a propina é para enriquecimento ilícito e é colocada numa conta na $uiça, o $érgio Moro perdoa o corrupto. Onyx Lorenzony que o diga.

  5. Este sujeito, o Carlos Alberto Santos Lima, o barbicha, deveria estar preso, ele o Moro e o Dalanhol são os maiores quintas colunas que este pais já teve. Nos Estados Unidos, que tanto adoram, eles seriam condenados a pena de morte por traição. Não passam de canalhas que, querem levar uma grana da Petrobras que, não por mera coincidência é maior do que toda a corrupção que houve naquela empresa. O negócio deles é transformar o brasil numa republiqueta de bananas. Eu to de saco cheio com esse pessoal de Curitiba, eles não passam de bandidos! Não aguento mais falar em Curitiba, em Lava jato, em Sergio Moro, Gabriela Hardt! Vamos separar este bandidos do Brasil. Expusem o Paraná do resto Brasil, eles que se virem com o ladrão do Beto Richa, da fapor família Arns que, por sinal, estão faturando horrores com esta palhaçada de Lava Jato.

  6. Sinto um asco imenso quando vejo esta caboclo dos quintos da foto acima. Mas a continuar o processo que se iniciou com o caso dos dois bilhoes e meio e a derrota de ontem, e sendo hoje sexta feira, é melhor o pastor dalagnol começar a fazer jejum, mas muito jejum porque as batatas dele já estão assando.

  7. Fechou a janela da corrupção, diga-se, os R$ 2,5 bilhões de dinheiro público e a fundação fajuta, administrada por entidades privadas.

  8. Vamos e venhamos: a Operação Lava Jato perdeu sua credibilidade ao focar apenas um partido: o PT; ao desmantelar a maior estatal brasileira e aprisioná-la aos interesses norte americanos; ao projetar politicamente um juiz federal; ao se acovardar diante dos crimes cometidos pelo Clã Bolsonaro… Está mais que na hora do STF honrar a sua missão que é o de defender a Constituição Federal e Ordenamento Jurídico Pátrio.

  9. Se o Lula vier a ter sua sentença anulada, eles reaproveitarão não as provas, pois inexistentes; mas a sentença.

  10. A nova novela da Globo: SONHO MEU.

    A mudança do foro só servirá para os acusados de terem recebido propina no PSDB. Aécio, Serra, etc.

    Julgamentos já feitos não serão revisados.

    Porque vocês acham que os membros do STF que não foram nomeados na era PT votaram a favor?

  11. Deveriam ser inteligentes o suficiente pra acabar com o grupo de trabalho “Lava Jato” da organização criminosa.

    Se não acabarem com a Lava Jato, a Lava Jato juntamente com a Globo vai dissolver o STF e STE.

  12. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome