Jornal GGN – O presidente Donald Trump reafirmou sua intenção em continuar na vida pública, mesmo ameaçado de perder os direitos políticos, e assinalou que o movimento liderado por ele “está apenas no começo”.
Em vídeo divulgado no YouTube da Casa Branca, Trump diz que irá “rezar” pelo novo governo, e não mencionou o nome de Joe Biden, que toma posse como novo presidente norte-americano nesta quarta-feira, e afirmou: “Enquanto nos preparamos para transmitir o cargo ao novo governo, quero que saibam que o movimento que iniciamos está apenas no começo”.
Segundo o jornal O Globo, o discurso de Trump aparentemente foi direcionado aos seus apoiadores. Ele não admitiu ter responsabilidade na invasão ao Capitólio ocorrida no último dia 06, e disse que “violência política é um ataque a tudo que celebramos como americanos. Nunca pode ser tolerada”.
Trump também declarou que seu governo foi pelo “bem da nação”, e dedicou boa parte dos 19 minutos do pronunciamento a uma visão que não encontra respaldo fora dos círculos trumpistas – no caso, o futuro ex-presidente diz que “restaurou a força americana em casa, e a liderança americana no exterior”. Além disso, ele usou a expressão “vírus chinês” para se referir ao novo coronavírus e disse que foi o “primeiro presidente em décadas que não começou guerras”.