Gaza ‘chega a um ponto sem retorno’, alerta ONU

A organização afirma que cerca de 1,9 milhões de pessoas, que representam mais de 85% da população da faixa, foram deslocadas – várias vezes.

ONU via Flickr

Philippe Lazzarini, comissário-geral da agência das Nações Unidas para os refugiados palestinos, a UNRWA, afirmou que estamos chegando a um ponto sem retorno em Gaza, ‘onde o flagrante desrespeito pelo direito humanitário internacional deixa cicatrizes na nossa consciência coletiva’.

Ele ainda apelou para mais financiamento, acrescentando que ‘os Estados devem encontrar vontade política para acabar com esta tragédia. Não agir agora e parar a carnificina manchará para sempre a nossa credibilidade como representantes da comunidade internacional e alimentará ciclos intermináveis de violência que acabarão por engolir-nos a todos’.

A agência afirma que 133 dos seus trabalhadores foram mortos desde 7 de Outubro, enquanto ‘129 incidentes que afetaram as instalações da UNRWA foram relatados desde o início da guerra, com algumas instalações atingidas múltiplas vezes’. Acrescenta que ’34 instalações da UNRWA foram diretamente atingidas e 57 instalações sofreram danos colaterais. A UNRWA também recebeu relatórios sobre a utilização militar das suas instalações em pelo menos cinco ocasiões’.

A organização afirma que cerca de 1,9 milhões de pessoas, que representam mais de 85% da população da faixa, foram deslocadas – muitas delas várias vezes.

Em 6 de Dezembro, quase 1,2 milhões de pessoas deslocadas internamente (PDI) encontravam-se abrigadas em 151 instalações da UNRWA em todas as cinco províncias da Faixa de Gaza, incluindo no Norte e na Cidade de Gaza. Mais de 1 milhão de deslocados internos estavam abrigados em 94 instalações nas áreas de Middle, Khan Younis e Rafah.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador