PCdoB Nacional apoia Fernando Haddad

Por Marco Antonio L.

PCdoB: Renato Rabelo anuncia apoio a Haddad e quer PT com Manuela

Do O Outro Lado da Notícia 

 Dani Barcellos/Divulgação

Ao lado do governador gaúcho, Tarso Genro (PT), e da candidata a prefeita de Porto Alegre, Manuela D’Ávila (PCdoB), Renato Rabelo afirmou que os comunistas vão apoiar Haddad em São Paulo

O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, disse que o Partido vai apoiar Fernando Haddad (PT) na disputa à prefeitura de São Paulo. Após participar da convenção da deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB), agora candidata em Porto Alegre (RS), ele falou que a decisão será anunciada até segunda-feira. Renato Rabelo elogiou o pré-candidato do PMDB, Gabriel Chalita, mas ressaltou que a definição passa pela influência política do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Nossa relação política com Lula vem desde 1989 e é estratégica. Nós levamos em conta uma candidatura que é apoiada e defendida por ele, pois temos uma relação muito próxima. Entre os programas do Chalita e do Haddad não há muita diferença, só que temos de levar em conta o papel que Lula joga e suas definições políticas, que representam hoje as mudanças no País”, explicou Renato Rabelo.

Segundo o presidente do PCdoB, o Partido ainda não tem condições de lançar um nome próprio para São Paulo, e Netinho de Paula, cotado para o pleito, deve concorrer novamente a vereador. “Uma disputa como essa, que exige grande estrutura e recursos, ainda é difícil para o PCdoB”, disse. “Construímos também uma relação muito boa, de respeito, com o Gabriel Chalita. Ele é uma pessoa honesta, correta, capaz, abnegada”, completou Renato Rabelo.

Haddad disse estar otimista em relação às negociações por uma aliança com o PCdoB, ao qual se referiu como “partido companheiro”, e afirmou que espera anunciar até a próxima quarta-feira (27) o nome do novo vice de sua chapa, somente depois de ter a confirmação da aliança com os comunistas.

“Nós tivemos uma conversa longa com a direção municipal, estadual e com o (ex-) ministro Orlando Silva (do Esporte). (…) Nós temos muita esperança de que o PCdoB venha conosco, é um ‘partido companheiro’, faz parte da base do governo da presidente Dilma”, disse Haddad, após participar de um encontro com militantes na zona sul de São Paulo.

Segundo Haddad, somente após receber o apoio formal do PCdoB é que ele irá decidir quem será seu vice, mas admitiu que o nome da dirigente do PCdoB-SP, Nádia Campeão, tenha sido “cogitado” – ela também era sondada pelo PMDB para ser vice de Chalita.

“A partir de uma resposta com o PCdoB é que nós vamos conversar com os partidos (aliados), inclusive com o PSB. (…) Mas eu disse que a decisão final sobre a vaga de vice é minha, de caráter pessoal, (…) mas a Nádia é um grande nome”, ressaltou Haddad.

De acordo com ele, o PCdoB ainda não chegou a apresentar uma lista oficial com nomes com quem ele possa compor uma coligação. Haddad reiterou ainda que o PSB será consultado sobre a decisão.

A deputada estadual Leci Brandão (PCdoB-SP) sinalizou na última quinta-feira que não pretende ser vice de Fernando Haddad, que viu a ex-prefeita Luiza Erundina (PSB) desistir de participar de sua chapa após o acordo do PT com o PP de Paulo Maluf. “A quem possa interessar: não pedi para ser vice-prefeita de ninguém!”, afirmou Leci em sua página no Facebook. “Estou deputada, fazendo nosso trabalho com dignidade, consciência e transparência, mas sou artista!”.

O presidente do PCdoB disse também que fez um apelo na última sexta-feira à direção nacional do PT para que os dois partidos estejam juntos num provável segundo turno em Porto Alegre (RS), independentemente de quem seja o postulante – Manuela ou o petista Adão Villaverde. Renato Rabelo informou que a ideia foi muito bem recebida pelo PT.

“Fiz um apelo à direção nacional para que caminhemos a um acordo político aqui em Porto Alegre e que a gente defina isso publicamente: quem for ao segundo turno, que se junte e torne a campanha única. Eles receberam com muita receptividade”, disse.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador