fbpx
sábado, fevereiro 29, 2020
  • Carregando...
    Início Artigos

    Artigos

    Os motins no Exército Francês, por Andre Motta Araujo

    Resultaram, desse enfrentamento, 3.427 Cortes Marciais que lavraram sentenças de prisão com trabalhos forçados para 2.878 soldados e sentenças de morte para 629 soldados, das quais foram executadas 49.

    O risco penal da não-vacinação de crianças e adolescentes, por Thais Pinhata

    A Lei nº 6.259/75 trouxe o entendimento de que a vacinação deve ser pensada como um evento sanitário coletivo, devendo ser distanciada dos olhares individuais da decisão de cada pai.

    Fake news e discriminação potencializam danos do coronavirus, por Arnaldo Cardoso

    Itália tem dado mostras de que os danos do vírus são potencializados em ambiente social previamente contaminado pela sistemática disseminação de fake news.

    Qual a viabilidade de um golpe do Bolsonaro?, por Erick Kayser

    O protesto dos bolsonaristas para 15 de março ainda não foi cancelado, mas caso ocorra, o grau de radicalização e a adesão que terá ainda é uma grande incógnita.

    As esquerdas precisam influir na construção da agenda pública, por Roberto Bitencourt da Silva

    O jogo está sendo definitivamente jogado e decidido por cima, entre as camadas altas e poderosas da sociedade brasileira.

    Para o Brasil crescer, por Andre Motta Araujo

    O modelo neoliberal foi testado em seu primeiro laboratório em País emergente, no Chile, e lá foi um desastre social. No Brasil o desastre será muito maior.

    O estado de exceção provocado por uma emergência imotivada. Artigo de Giorgio Agamben

    "Parece quase que, esgotado o terrorismo como causa de medidas de exceção, a invenção de uma epidemia possa oferecer o pretexto ideal para ampliá-las além de todo limite"

    A sombra do golpe como método de governo, por Vilma Aguiar

    Uma vez presidente, a principal preocupação de Bolsonaro é com a manutenção do seu poder. Seu legado é a duração. Seus filhos arrumados na vida, em posições que os tornem intocáveis.

    A necessária máquina de guerra individual e coletiva, por Álvaro Miranda

    Há que se reafirmar, assim, que vivemos a representação política do tipo burguesa ainda – com todas as suas contradições.

    Kilopowers: Homer Simpson no espaço!, por Alexandre Sartori

    A Nasa desenvolveu maravilhas da modernidade em 2012, através de um experimento chamado Demonstration Using Flattop Fissions (DUFF). Curiosamente, a equipe do pesquisador Patrick McClure criou algumas siglas do projeto inspiradas na série “Os Simpsons”

    Por que no Brasil o neoliberalismo fracassa tão rápido, por Jorge Alexandre Neves

    O Brasil tem especificidades muito marcantes, mesmo quando comparado a outros países da América Latina.

    Sentença antes das alegações. Por que o direito morre? Descubra, por Lenio Luiz Streck

    Um novo caso (descoberto — fora os que não são detectados) em São Paulo mostra como morre o direito, parodiando o livro “Como As Democracias Morrem” (Steven Levitsky). Aos poucos. À mingua

    Bernie Sanders está nos ensinando como derrotar Bolsonaro, por Gustavo Conde

    Sanders ri, desfila, aponta o dedo, grita, produz silêncios retóricos extasiantes, elogia Cuba, fala em socialismo, mobiliza jovens e incendeia as prévias eleitorais americanas.

    Notícias póstumas do Carnaval, por Fabianna Freire Pepeu

    Tudo isso é amplamente noticiado, tudo é feito abertamente e nada, nada parece acordar os zumbis que, perversamente, batem palmas para discípulo de Ustra.

    Adeus, governo Bolsonaro, por Luiz Carlos Bresser-Pereira

    Mas não haverá impeachment agora porque ele ainda conta com apoio popular e porque uma parte das elites econômicas ainda acredita que ele realizará as reformas que elas desejam.

    Trilussa, números e milícias, por Lúcio Verçoza

    No dia em que Trilussa redigiu os últimos versos do seu Livro Mudo, vários amigos seus estavam no cárcere, alguns sendo torturados, outros assassinados – simplesmente por fazer oposição ao Duce.

    Emenda do teto de gastos faz SUS perder R$ 13,5 bilhões em 2019, por...

    A redução do orçamento se dá num contexto em que há piora recente da mortalidade infantil, aumento de quase 500% nos casos de dengue em 2019, retorno dos casos de sarampo e emergência de saúde pública decorrente do coronavírus, para citar algumas questões urgentes

    Mídia x Bolsonaro: O Impeachment é um Guizo?, por Arnobio Rocha

    A forma da burguesia controlar os governos, publicamente, é através de sua mídia, que trabalha para interesses, raramente confessáveis, sendo a tal “liberdade de expressão”, seu mote.

    Brasil será Petro-Estado?, por Fernando Nogueira da Costa

    A narrativa sobre a experiência da Venezuela é muito elucidativa para os brasileiros conhecerem o risco da Maldição do Petróleo.

    O voto quântico, por João Feres Júnior

    A eleição de Bolsonaro marcou uma virada no paradigma comunicacional da campanha eleitoral. Os canais usuais foram substituídos por estratégias como o uso do Facebook, a usina de fakenews no WhatsApp e o recurso ao poder comunicacional das igrejas evengélicas

    Mais comentados

    Últimas notícias