fbpx
quarta-feira, outubro 28, 2020
  • Carregando...
    Início Artigos

    Artigos

    Folha x Boulos: o estômago, o fígado, o cérebro e o novo escândalo da...

    Curiosamente, a ombudsman parece preocupada apenas com a reação dos leitores do jornal, como se ignorasse que o que cai na rede ultrapassa largamente esse círculo restrito.

    Livro sobre o mundo pós-pandemia tem lançamento digital, por Carlos Motta

    Ao todo, são 17 textos com estilos e abordagens diferentes

    De “negro russo” a “sultão do jazz”: a trajetória de um afro-americano na Rússia...

    A presença dos afrodescendentes na Rússia, embora pouco comentada, é instigante e elucidativa de como determinados personagens são negligenciados e tornados invisíveis.

    Narrativa Econômica, por Fernando Nogueira da Costa

    Empresários, finalmente, estão perdendo a confiança na capacidade técnica e de articulação política da equipe econômica neoliberal.

    Estados Unidos: bilionários e grandes corporações capturaram a Suprema Corte, por Ruben Rosenthal

    A predominância dos conservadores trará consequências ainda imprevisíveis, mas que certamente afetarão causas trabalhistas e relacionadas com os direitos civis e humanos

    E se fizessem um dossiê de Jair Messias Bolsonaro?

    Seria o envolvimento de Bolsonaro apenas indireto ou ele se beneficiou das atrocidades cometidas durante o Regime Militar e perpetradas pelas milícias?

    O Caso Samarco – a violência colonial insiste em permanecer, por Deborah Duprat

    O rompimento da barragem de rejeitos de Fundão, que completa cinco anos, revela, no entanto, como o Estado, a empresa proprietária, Samarco Mineração S/A, e suas controladoras, Vale e BHP Billiton, estão na contramão da Constituição.

    Assembleia Constituinte e ilusões constitucionalistas (I), por Vinicius Casalino

    A realização de uma constituinte neste momento, hegemonizado pela direita e pelo domínio quase completo dos interesses do capital financeiro, seria absolutamente prejudicial à classe trabalhadora.

    Militares caem na armadilha. Bem feito, por Helena Chagas

    Há algo de podre no reino de Bolsonaro, que depois do acordo com o Centrão está se sentindo muito seguro para cutucar e desautorizar seus generais

    Zizek: a importância crucial da experiência chilena

    País sulamericano expressa, para o filósofo, caso mais avançado de contestação à ordem neoliberal no Ocidente. E o sistema só subsiste porque, como nos desenhos animados, finge não perceber que já não há terra sobre seus pés

    A batalha da Maria Antonia, por Walnice Nogueira Galvão

    Sob ameaça da ditadura e em defesa dos princípios democráticos, em 1968 os alunos tinham ocupado o prédio. Seriam desalojados a bala, sob bombardeio, incêndio e ocupação.

    Esquizofrenia juristocrática. Por que o judiciário pirou?, por Armando Coelho Neto

    Resumindo, a esquizofrenia do mundo jurídico é explicada, em parte, pela dificuldade vigente numa geração de juristas de formação ainda liberal, filha de papai, burguesa, coxinha.

    Uma revolução muito muito distante, por Fábio de Oliveira Ribeiro

    Todos concordavam que as coisas não podiam continuar como estavam, mas não exista denominador comum para persuadir uma ação coordenada

    Rede Inclusão: uma proposta de projeto de governo municipal para a Inclusão Social, por...

    A Rede Inclusão é proposta aplicável a cidades de todo o Brasil e não apenas a Natal. De fato, os problemas da Exclusão Social são um grande traço comum ao Brasil de hoje.

    Jilmar Tatto e o extravio petista, por Aldo Fornazieri, comentário de Boeotorum Brasiliensis

    Sem estrutura de representação local o resto não se viabiliza de forma expressiva e sem isto não há sustentação local. Lógica elementar.

    O baixo clero, o centrão e os militares, cada um com sua medida, por...

    Na falta de um programa mínimo de resultados realizados, só restam dois tipos de políticos que se satisfazem com nada, os imbecis, representados pelo baixo clero ou os oportunistas orgânicos, representados pelo centrão. 

    A falácia do “jornalismo profissional”, por Laurindo Lalo Leal Filho

    A expressão “jornalismo profissional”, ao que tudo indica, foi cunhada com o objetivo de desqualificar todo jornalismo exercido fora dos meios tradicionais de comunicação.

    Da frente popular à frente ampla: origem de um debate, por Breno Altman

    O debate sobre formação de alianças é tão antigo quanto a luta de classes. Um dos temas mais interessantes, no século XX, diz respeito ao esquema de coalizões contra o fascismo

    Como a falta de notícias locais prejudicou o combate à Covid-19

    O fortalecimento do jornalismo local em todo o planeta permitiria detectar qualquer novo surto epidêmico com uma antecedência muito maior do que a registrada no caso do novo Coronavírus

    Politização da vacina afronta ciência e coloca vidas em risco

    Não podemos aceitar a politização das vacinas como foi feito com os tratamentos à base de medicamentos para Covid-19. As vacinas salvam vidas e são fundamentais para o bem-estar coletivo, com enorme impacto para toda a sociedade

    Mais comentados

    Últimas notícias