fbpx
sexta-feira, dezembro 6, 2019
  • Carregando...
    Início Artigos

    Artigos

    Não se deixem enganar com a economia, por Rui Daher

    Os aparelhos econômicos a integrarem funções desenvolvimentistas estão atrofiados.

    O fetiche do PIB como indicador de desenvolvimento e o fiasco da notícia, por...

    Entre os vários fetiches brasileiros do noticiário econômico, o mito do PIB como indicador de bem-estar de uma sociedade ainda prevalece nos corações e mentes do senso comum.

    Respondendo: e ainda se ensina processo penal nas faculdades?, por Lenio Luiz Streck

    Ora, o cidadão que vai ao Judiciário não quer saber o que o juiz tem a dizer. Quer saber o que o Direito tem a dizer. Há que se levar os direitos e o Direito a sério. Daí por que juiz não escolhe. Juiz decide.

    O bolsonarismo/morismo é um novo tipo de fascismo ou uma velha estratégia literária?, por...

    Eles são personagens fantásticos utilizando uma narrativa fantástica para provocar ondulações violentas na superfície da realidade brasileira.

    Previsão do Passado para contar a História do Futuro, por Fernando Nogueira da Costa

    Aqui, o neoliberalismo quer a redução governamental ao Estado mínimo. Até, em uma nova crise de destruição criativa, o empresariado conservador pedir novamente socorro ao Estado.

    Polícia e repressão a bailes e danças populares. Paraisópolis: nove mortos, por Josias Pires

    As mortes no baile de Paraisópolis mostram que a nossa polícia – ou parte dela - perdeu a capacidade de compreender seu papel social de proteção da cidadania.

    Paraisópolis, a verdadeira polarização, por Homero Fonseca

    A tragédia na favela paulistana vizinha ao luxuoso Morumbi desvela, na ação discriminatória da Polícia, o profundo apartheid social brasileiro

    A Revolta Latina, a crise americana e o desafio progressista, por José Luís Fiori

    A agenda proposta pelos movimentos populares varia em cada um desses países, mas todas elas têm um ponto em comum: a rejeição das políticas e reformas neoliberais

    Palestina: o Brasil entre a limpeza étnica do povo palestino e a “solução final”...

    O que nos interessa debater agora relaciona aquele passado com o presente.

    Newton, Marx e o conceito da gravidade contra o marxismo cultural do bolsonarismo, por...

    Em um nível muito básico, ao escolher um ambiente em detrimento de outro, uma bactéria ajuda a constituir e é constituída pelo novo meio que se forma a partir desta escolha.

    Quem dará o golpe no Brasil?, por César Locatelli

    “O golpe é sempre, cedo ou tarde, contra o povo, e por este motivo, por este radical motivo, é que as forças populares não devem esmorecer um só instante na luta.”

    Uma ilusão que se desfaz, por Jorge Alexandre Neves

     A verdade é que a educação privada no Brasil é um desastre! Nosso sistema particular de ensino oferece uma péssima relação custo-benefício.

    Perfil de grandes ministros da Fazenda, por Andre Motta Araujo

    Esses grandes Ministros tinham estatura, espírito público, visão de Pais, com todos esses o Brasil teve políticas econômicas de crescimento e incorporação de populações pobres ao sistema de circulação de riquezas

    Evidências de um fato, por Felipe A. P. L. Costa

    Como os cientistas sabem que as espécies viventes são versões modificadas de espécies já desaparecidas? Afinal, como eles conseguem provar que a evolução é um fato?

    Quem polariza, cara pálida?, por Gustavo Conde

    O resultado do Pisa e o tratamento dado a esse resultado por nossa imprensa genocida ilustra bem essa situação.

    “Um estuprador no teu caminho”, por María Edith Guerrero Obando

    “Um estuprador no teu caminho” do coletivo de feministas chileno Lastesis, foi apresentada nas ruas das cidades de Valparaíso, Concepción, San Felipe, Antofagasta, Talca, Chillán, Santiago no Chile.

    As coisas simples de um artista único, por Carlos Motta

    A mostra denominada "A Simplicidade das Coisas", que será aberta nesta quinta-feira, 5 de dezembro, às 19 horas, na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, leva ao público 26 obras de Antonio Thyrso Pereira de Souza

    Who’s afraid of Elizabeth Bishop?, por Izaías Almada

    E aí está a organização da FLIP para 2020 a propor uma “singela” homenagem à escritora Elizabeth Bishop em Parati que, enquanto aqui viveu, sempre que teve oportunidade desmereceu o país que a hospedava.

    Da cumplicidade silenciosa da sociedade que acolhe as práticas genocidas de Witzel e Doria...

    A tragédia ainda maior desse estado de coisas, é que os Ministérios Públicos e o Poder Judiciário de um modo geral, abraçam essas crenças, essa cegueira, esse caldo fétido fascista que banha nosso país, com um vigor desconcertante!

    A lógica da Guerra Fria no séc. XXI, por Rogério Mattos

    O governo Lula é um caso de estudo de como se operou de forma bem-sucedida a busca por uma política de cooperação em meio ao conflito, sem as bruscas rupturas sociais dos movimentos operários e dos movimentos fascistas

    Mais comentados

    Últimas notícias