sexta-feira, abril 19, 2019
  • Carregando...
    Início Artigos

    Artigos

    Os neoliberais e o golpe do diesel, por André Motta Araújo

    A PETROBRAS não foi criada e não existe para dar alegrias aos acionistas minoritários, ela existe para abastecer de combustíveis a preços acessíveis a população brasileira

    Liberdades de expressão, por Janio de Freitas

    “Liberdade de expressão e democracia são inseparáveis, sim. E mutuamente explicativas. Mas não se sabe ainda o que são, verdadeiramente”, conclui ele.

    Crônica das muitas novidades no front, por Rui Daher

    Mais do que isso, em cem dias, foi possível entender a política externa do Brasil, sob Jair Bolsonaro. Alinhamento econômico neoliberal, comercial e ideológico com os EUA e com quem eles mandarem.

    Sobre museus, doações… e elites, no Brasil e na França, por Sérgio Guedes Reis

    Uma forma de compreender, portanto, como as elites em um dado país atuam em sua função dirigente em sentido amplo é ver como elas lidam com os museus.

    O enfraquecimento das instituições numa conjuntura fascistizante, por Daniel Samam

    E repito, o Supremo é, mesmo com os recorrentes vacilos, a última trincheira da democracia brasileira. Rompida essa trincheira, o desfecho tende a ser imponderável.

    Quem tem medo de Paulo Freire?, por Sergio Haddad

    Bolsonaro e Olavo de Carvalho tentam bani-lo com gritos e xingarias. Que tolos: quanto mais berram, mais dão razão ao educador que dizia: “a classe dominante brasileira jamais desjeará que as maiorias sejam lúcidas”

    Os lobos solitários togados x as hordas fardadas, por Fábio de Oliveira Ribeiro

    Os juízes devem ser lobos solitários. A imaginação dos militares é condicionada pela mentalidade de matilha. A sociedade precisa tanto de uns quanto de outros

    Ignorância Inaceitável versus Humor Indispensável, por Jorge Alexandre Neves

    O ministro Moro é hoje um constrangimento para o sistema brasileiro de justiça e para as universidades públicas onde estudou

    Chamado aos operadores do direito do país, por Gustavo Roberto Costa

    Devemos mostrar (embora para muitos isso seja inócuo) que todos os atores do sistema de justiça têm sua parcela de culpa nesse estado de coisas inconstitucional. Não se trata - nem de longe - de uma luta entre mocinhos e bandidos.

    O golpe de 2016: a porta para o desastre, por Dilma Rousseff

    Em artigo, a ex-presidenta analisa o cenário político. "O governo Bolsonaro continua se apoiando na grande mentira midiática fundamento do golpe: a de que o Brasil estava quebrado quando os golpistas de Temer assumiram o governo"

    A juventude se interessa por política porque se interessa pelo Brasil, por Pedro Gorki

    Essas "coincidências" com o passado mostram o quanto estão atrasados nossos governantes. E nós, da UBES, não aceitamos ser robôs do mercado.

    Relembre: Banco Central independente de quem?, por André Motta Araújo

    Na hoje longa história do Banco Central do Brasil há dois períodos: de 1966 a 1994 o BC esteve a serviço do desenvolvimento econômico do Brasil, de 1994 até hoje está a serviço do MERCADO FINANCEIRO.

    Brasil, com todo o vapor ao colapso, por Sérgio Guedes Reis

    Meu ponto, parafraseando Darcy Ribeiro, é que o caos não é acaso, é projeto. É paradigma de gestão. E enquanto a oposição não entender isso, irá continuar a dançar o baile da morte

    Uma longa travessia, por Ricardo Cappelli

    Levará tempo para que o povo consiga diagnosticar corretamente o fenômeno e suas causas. Por enquanto, vai sendo manipulado numa brutal guerra semiótica.

    O duelo entre Žižek e Peterson, por Christian Ingo Lenz Dunker

    Christian Dunker comenta o confronto intelectual mais esperado desde o embate entre gregos e alemães no "futebol dos filósofos" de Monthy Python

    Panorama Econômico Mundial, abril de 2019, por Rogério Maestri

    Não vou me colocar a discutir sobre esta lei, pois meu alforje não está suficientemente cheio para conseguir dar algumas pedradas na direção dos meus futuros detratores.

    Quando você comemora um golpe de Estado, está dando um sinal, por Tiago Marconi

    Na noite de 25 de março de 2019, o general Otávio Rêgo Barros, porta-voz da presidência da república, declarou que o presidente Jair Bolsonaro, capitão reformado do Exército Brasileiro, determinou às Forças Armadas que comemorassem, no dia 31, o aniversário de 55 anos do que “não considera um golpe”.

    O debate econômico no Brasil e o neoliberalismo, por ML

    É a opção pela construção de uma sociedade neoliberal que trava a adoção de políticas anticíclicas tradicionais.

    Da participação social ao “tuitismo” ideológico, por Leonardo Avritzer

    Os conselhos cumpriram e os que continuarão existindo seguirão cumprindo um papel fundamental: o de estabelecer alguma influência da sociedade civil sobre o processo de decisão das políticas públicas.

    Seriedade, trabalho e coragem, por Flávio Dino

    Mesmo com a maré totalmente contrária, estamos conseguindo entregar obras que o povo do Maranhão precisa. E ampliando serviços públicos para a população.

    Mais comentados

    Últimas notícias