fbpx
quinta-feira, maio 28, 2020
  • Carregando...
    Início Artigos

    Artigos

    Bolsonaro não vai cair; será banido, por Gustavo Conde

    "Trocar um nome marcado de ódio como esse não será apenas uma questão de 'sobrevivência social', mas uma possibilidade de reumanização"

    No Tempo do Bolsovírus:  A Assembleia das Hemorroidas, por Alvaro Augusto Ribeiro Costa

    A saliência dos aspectos escatológicos da desastrada reunião - evidenciando  à primeira vista crimes de responsabilidade por falta de decoro - são infelizmente superadas em gravidade pelas despudoradas condutas de alguns participantes.

    A máfia e os mafiosos, por Roberto Bueno

    Na Máfia a criminalidade não é atividade marginal e nem fruto da mera casualidade instrumentalizada para fins, senão o contrário, ela é organizada, planejada, e o é sob estritos limites, operativa sob códigos e, mesmo, dotada de “ética” particular.

    Religião, Bolsonarismo, Direitos Humanos e Reunião Ministerial do dia 22 de Abril de 2020,...

    Em vários momentos, na fala do presidente, ele evoca que está cumprimento a vontade de Deus em sua gestão e está preparado para vencer os “inimigos”.

    Reunião ministerial mostrou a diarreia da prepotência e da boçalidade, por Álvaro Miranda

    O poder para essa gente é algo de natureza sempre privada, possibilidade de dominação sobre os mais fracos, para fins de exploração e rapina no que acreditam deva ser o mundo como um salve-se quem puder. São hobbesianos.

    As novas armadilhas criadas pelo capitalismo de vigilância, por Fábio de Oliveira Ribeiro

    O que os capitalistas de vigilância querem? Eles querem absolutamente tudo que diz respeito a você.

    A boçalidade extremista aumenta ao mesmo tempo em que os extremistas se isolam, por...

    Num quadro desses, não há outra tática possível para as oposições do que a união de todos os setores que, em graus variados, se opõem ou são prejudicados pelo extremismo de direita. Todos.

    Estado paralelo, por Jorge Alexandre Neves

    O que estamos vivendo já há alguns bons anos, no Brasil, é um aprofundamento de práticas patrimonialistas.

    Como será a retomada econômica brasileira dominada pelo liberalismo primário dos fiscalistas?, por Rodrigo...

    Há riscos no horizonte em termos do crescimento das desigualdades sociais e da destruição dos sistemas políticos e institucionais em muitos países. No Brasil, a perspectiva dificilmente poderia ser mais dramática.

    Sobre editoriais e canalhices, por Pedro Carajilescov

    A peça diz ainda que ambos representam o resultado da degradação da atividade política. Não, senhor editorialista. Bolsonaro pode representar isto, pois foi resultado de um golpe de estado, apoiado pelo seu jornal

    Uma escolha difícil parte 3. Ou: a mídia nunca vai perdoar o “presidente Luís”,...

    Para dar autoridade ao dito - polarização e equivalência de biografias - o jornal usa a referência a Maquiavel, que é formulada em bases calcadas no senso comum

    Entre o silêncio e o entulho autoritário, por Caio Henrique Lopes Ramiro

    É justamente no limbo terminológico em que se perde a teoria do direito, pois a decisão do soberano é que determinará quais são as situações extraordinárias ou casos-limite, que manifestam-se de forma factual.

    “A Marvada Carne”: pandemia e precariedades do trabalho na indústria frigorífica internacional, por Antonio...

    No contexto pandêmico atual, parece chegada a hora e a vez de a indústria frigorífica internacional mostrar sua cara e enfrentar a sua danação.

    Crise epistemológica, política e universidade, por Eliseu Raphael Venturi

    Se há muito é consabida a correlação poder e verdade, não se distancia muito de tal equação o conhecimento na relação desta verdade e as profundas implicações éticas desta dinâmica.

    O espetáculo grotesco da reunião ministerial de Bolsonaro, por Adriana Coelho Saraiva

    Na realidade, o vídeo desfila diante de nossos olhos uma série de falas e situações que, se não as testemunhamos de alguma forma, já imaginávamos estarem presentes nesse governo.

    O Brasil que espera, mas não deveria, por Paulo Endo

    Passados alguns meses o resultado desse pacto, citado por Toffoli, foi um país mais desgovernado, um presidente abusador e incontrolável, instituições fragilizadas e o STF de novo nas cordas.

    Sobre ‘pandemias’, ‘hemorroidas’ e a ‘política do absurdo’ no Brasil de 2020, por Fabiano...

    Fomos apresentados, a partir da divulgação deste vídeo, à pretensão do Presidente da República, dentre outras coisas, em “armar a população” para se contrapor às medidas de Governadores e Prefeitos

    “Deixa cada um se foder”, senhor Ministro da Economia?, por Alexandre Filordi

    O assustador no registro da fatídica reunião ministerial de 22 de abril é a recepção de seus comparsas com a normalidade de toda violência chocada como vingança delirante e de aplicação banal.

    A escalada: depois do STF, Bolsonaro invade agora a PGR, por Homero Fonseca

    Presidente atropela sem qualquer cerimônia as instituições republicanas e avança em direção ao golpe dentro do golpe. Em nome da Democracia, claro.

     Desbloqueados, por Atilio Boron

    A chegada do navio petroleiro Fortune, proveniente do Irã, à grande refinaria El Palito na Venezuela tem um significado que excede em muito a quantidade de gasolina e de outros insumos importantes transportados naquele navio.

    Mais comentados

    Últimas notícias