fbpx
terça-feira, outubro 15, 2019
  • Carregando...
    Início Artigos

    Artigos

    O ódio a jornalistas como estratégia política, por Denise Becker

    O chefe da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência, Fabio Wajngarten, usou o Instagram no dia 6 de outubro, para incentivar boicotes publicitários à imprensa

    A versão recalcada do Coringa, por Rita Almeida

    Em todos os filmes nos quais o Coringa aparece, até então, nunca foi explorada a causa da mente perturbada do palhaço criminoso.

    O papa que é líder de católicos, protestantes, espíritas, ateus… progressistas, por Dora Incontri

    O Papa Francisco, desde que subiu ao Vaticano, como líder da Igreja, tem se destacado por seu humanismo, sua mentalidade aberta, seu engajamento por um mundo melhor, criticando sem reservas o capitalismo impiedoso com o ser humano e predatório da natureza.

    Atenção: O espectro da prisão antecipada ronda o Tribunal do Júri

    Há decisões permitindo e há decisões contrárias à prisão imediata de condenado pelo Júri. Importa discutir, então, as condições pelas quais essa posição é inconstitucional e não deve vingar. Vale ou não vale a presunção da inocência?

    A triste saga das diplomacias de aluguel, por Andre Motta Araujo

    No começo da Guerra Fria, os EUA também tinham suas chancelarias de aluguel, a de Cuba antes de Castro, a da República Dominicana do ditador Rafael Trujillo antes de cair em desgraça, a da Guatemala depois da queda de Jacobo Arbenz

    O abuso de controle empresarial e sua punição, por Fábio Konder Comparato

    Se os réus condenados nos processos criminais são os empresários e não as empresas, por que apenar duramente estas últimas e abrandar a punição daqueles?

    Direito Penal do Amigo… uma jabuticaba brasileira, por Fábio de Oliveira Ribeiro

    No Brasil a desigualdade se concretiza pela inexistência de jurisprudência que expressamente legitime o Direito Penal do Amigo.

    A catástrofe oceânica e a farsa em andamento, por Gustavo Gollo

    A farsa ganhou fôlego em decorrência de insinuações reiteradas por autoridades governamentais do setor, sempre interpretadas pelos meios de comunicação como asserções peremptórias da culpa venezuelana do crime.

    O velho está morto, mas o novo ainda não nasceu, por Sergio Saraiva

    Alguns cadáveres realmente se recusam a baixar ao túmulo. Mas o novo necessita de seus lugares sobre a terra para seguir em frente.

    Alguns debates urgentes para as esquerdas mais à esquerda: uma reflexão a partir da...

    Urge debater o mínimo para ao menos podermos defender ou vir a cometer erros diferentes e acertos mais precisos. E falta teoria, muita teoria.

    OCDE e dolarização: duas armadilhas neoliberais, por André Motta Araújo

    Os dois projetos, OCDE e dolarização, são projetos da "turma" do Ministério da Economia, nada tem a ver com os interesses do Brasil

    Regra fiscal deve preservar o investimento público, por Guilherme Magacho e Igor Rocha

    Especialistas defendem regras fiscais coerentes, capaz de preservar o investimento público, garantindo planejamento e previsibilidade

    Ou o Brasil acaba com Bolsonaro ou Bolsonaro acaba com o Brasil, por Sebastiao...

    “Ou o Brasil acaba com a saúva ou a saúva acaba com o Brasil”. Não deu uma nem outra, pois tanto o Brasil quanto as saúvas caíram em coma evolutivo profundo

    Extinction Rebellion x Rebelião Escravocrata tupiniquim, por Fábio de Oliveira Ribeiro

    Brancos construíram novo Apartheid político com fim de direitos sociais, trabalhistas e previdenciários, revalorização da destruição da natureza e até retorno da escravidão

    O debate sobre tortura na linguagem sádica do atual governo, por Gustavo Cavalcante

    Uma política que atua através do medo da população

    Dia da Criança, por Ana Estela Haddad e Mariana Scaff Bartos

    A infância é um período único e pleno de significados. Como bem disse Gabriela Mistral, poetisa e educadora chilena: “seu nome é hoje”. Ela não voltará, e não pode esperar.

    E o Congresso fez Tabula Rasa da Súmula Vinculante, por Rômulo de Andrade Moreira

    Já que se optou pela criminalização de determinadas condutas praticadas por agentes públicos, servidores ou não, o veto e a sua confirmação são inaceitáveis.

    Violência e Barbárie: as origens do bolsonarismo, por Marildo Menegat

    Bolsonarismo é a formulação política de uma chantagem de bandos armados dos porões da ditadura, pelas estruturas das PM’s, Forças Armadas e grupos milicianos

    Educação política, a subjetividade integral e uma consciência crítica coletiva contra a ignorância, por...

    As escolhas políticas constituem, em última análise, o caráter das instituições ideológicas (conjuntos de premissas e ideias) e físicas (entidades formais) que orientam a formação de uma sociedade civil moderna.

    Mais comentados

    Últimas notícias