fbpx
domingo, agosto 25, 2019
  • Carregando...
    Início Artigos

    Artigos

    Relembre: O “Selo Verde” e o futuro do Brasil, por André Motta Araujo

    Em artigo publicado em 21 de junho deste ano, Andre Araujo já alertava: "Brasil já irá pagar o alto preço dessa irresponsabilidade quanto ao meio ambiente, antes que o ano acabe. Reações começam sutis e, uma vez iniciadas, dificilmente deixarão de aumentar."

    A cortina de fumaça que encobre a Amazônia, por Marcela Rodrigues e Luiz Rodrigues

    As queimadas e incêndios florestais no Brasil alcançam todos os anos grandes grandes dimensões. Segundo dados do INPE, são mais de 300 mil focos de queimadas por ano.

    Com força ou sanções econômicas, potências poderiam intervir no Brasil por Amazônia, diz professor...

    O que a comunidade internacional poderia (ou deveria) fazer para evitar que um presidente brasileiro equivocado adote ações que possam prejudicar a todos nós?

    A verdade sobre a verdade, por Guilherme Scalzilli

    O STF ganhou um problema e tanto. Sabe que não poderá abraçar o outrora confortável malufismo jurídico, pois os preceitos doutrinários e republicanos que tornam as conversas abjetas são fortes e evidentes demais.

    Liberdade para o empregador é sinônimo de estímulo à economia?, por Lorena Dourado e...

    Apelidada de “Liberdade econômica”, a MP 881 é dúbia em relação a melhorar o ambiente de negócios e pode ser usada para penalizar o trabalhador

    Será o teatro uma arte política? (I), por Izaías Almada

    Desde os primeiros registros conhecidos da presença do homem na terra pode-se afirmar com alguma precisão que uma das principais características de sua natureza é também a de ser um fabulador, um contador de histórias.

    A grande mentira da ineficiência das estatais, por Andre Motta Araujo

    O Brasil moderno foi construído pelas ESTATAIS E NÃO PELO MERCADO, as estatais representaram o Estado Nacional, uma visão de Pais, um projeto de desenvolvimento.

    “Erro” grosseiro nos cálculos de economistas pró-reforma da Previdência, por César Locatelli

    Os dois economistas pró-reforma desprezaram que existe um fator previdenciário que come uma parte da aposentadoria daqueles que se aposentam antes da idade mínima.

    Reflexões sobre a globalização da mídia, por Nilson Lage

    Levado a limite, o conceito de “empresa jornalística” estende-se a qualquer indivíduo que, dispondo de CNPJ, mantenha um blog, independente de qual seja seu modelo de negócios, se existir algum. 

    A resistência pela ataraxia, e o que nos leva a ela, por Nilson Lage

    Ataraxia é um conceito difundido por Demócrito (460-370 a.C), filósofo pré-socrático de Atenas, e incorporado às doutrinas epicurista, estoica e cínica que acompanharam, do ponto de vista dos indivíduos sábios, a expansão do poder romano sobre as culturas nacionais do vasto império.

    A campanha “Lula Livre” e o impasse das forças progressistas contra esse governo, por...

    Faço especulações tateando dúvidas, receios e minha própria ignorância ou miopia diante do até agora incompreensível aos meus olhos.

    As crianças de Fossoli, por Paulo Nogueira Batista Jr.

    A representação do sofrimento intenso ressoa em nós de forma especialmente aguda quando remete, de alguma forma, a situações que todos nós vivemos, ainda que em escala muito menor.

    A soberania queima junto com a Amazônia e a venda da Petrobras, por Dilma...

    A devastação da floresta é uma face assustadora da destruição da soberania nacional. É um crime de lesa-pátria cometido pelo governo Bolsonaro

    À procura de um ator, por Luiz Werneck Vianna

    O esforço de agora é para construir um ator capaz de intervir com eficácia nessa cena

    16 anos depois do acidente, a nova “chance” de Alcântara, por Nathalia Bignon

    O Brasil não é para amadores e não traça planos por acaso. A conferir.

    Cruzar os braços também é movimento, por Ricardo Cappelli

    Na guerra, todos os movimentos devem ser medidos. Cruzar os braços também pode ser um deles.

    A crise no Brasil e na Argentina ou das contradições do liberalismo anti-liberal, por Leonardo...

    Ambos os países passaram por um ciclo econômico expansivo na década passada ligado ao boom das commodities, mas associado também a fortes políticas de proteção social e ampliação do mercado interno introduzidas por governos de esquerda.

    Tempos sombrios, literalmente, por Ergon Cugler

    Diariamente ouve-se que quem expõe o atual governo está torcendo contra o Brasil, como se fosse possível torcer a favor de um Brasil fruto de devaneios de um presidente desastroso e, pior, compactuar com a destruição declarada do Brasil.

    Contra o neoliberalismo, nada mais prático do que uma boa teoria, por Álvaro Miranda

    A política, que substituiria a guerra por seus meios específicos e parlamentares, transformou-se na busca pela guerra e por mais sangue no saque do salve-se quem puder.

    Na recessão brasileira, os maiores lucros bancários do mundo, por Andre Motta Araujo

    Entre as causas da recessão brasileira estão os JUROS MAIS ALTOS DO MUNDO para o consumidor pessoa física e entre os mais altos para as empresas.

    Mais comentados

    Últimas notícias