Comissão da Verdade da Reforma Sanitária será lançada no sábado, 16/11, no Congresso da Abrasco

Será lançada neste sábado, 16/11, durante o VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais, da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), que acontecerá na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), a Comissão da Verdade da Reforma Sanitária – CVRS.

A Comissão foi criada para investigar as violações dos direitos humanos feitas aos profissionais da saúde por agentes do Estado, ocorridas de 1946 a 1988, que compreende os dois períodos ditatoriais do Brasil, a ditadura Vargas e a militar.

O trabalho da Comissão abrangerá todos os trabalhadores independentemente do cargo, sejam médicos, enfermeiros, auxiliares, que estejam ou tenham trabalhado no sistema de saúde, em universidades, em clínicas privadas, etc. O trabalho não é restrito ao funcionalismo público, mas não se limitará ao levantamento dos casos de pessoas violadas, enfatiza Anamaria. “Vamos querer saber também como os trabalhadores da saúde ajudaram a ditadura, como foi o caso de alguns colegas médicos, que colaboraram diretamente nas sessões da tortura”, afirma.

Na mesa de lançamento, que será coordenada pelo presidente da Abrasco, Luis Eugênio Portela, estarão presentes a presidente da CVRS e ex-professora da Ensp e da UFRJ, Anamaria Tambellini, o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, o presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB, presidente da OAB-RJ e da Comissão da Verdade no Rio, Wadih Damous, e o advogado “que mais defendeu perseguidos da ditadura”, ex-deputado e integrante do grupo Tortura Nunca Mais, Modesto da Silveira.

Para ter mais informações sobre o trabalho que a Comissão fará, veja a matéria no site do Icict (www.icict.fiocruz.br) e acesse também o site da Comissão – http://cvrs.icict.fiocruz.br/

 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador