Estudo prevê alta de 43% do petróleo e 125% do etanol

Por Marco Antonio L.

Do Valor Online

Estudo projeta alta de 43,1% no preço mundial do petróleo até 2020

RIO – O descompasso entre o crescimento da demanda e a incorporação de novas reservas causará um aumento de 43,1% no preço mundial do petróleo até 2020. Para o etanol, a perspectiva é ainda maior e aponta para uma alta de 125,9% no período. 

No Brasil, as altas serão significativamente menores, chegando a 18,7% para o petróleo e 7% para o etanol até o fim da década. A conclusão é do estudo “Brasil sustentável – Perspectivas dos mercados de petróleo, etanol e gás”, divulgado hoje pela Ernst & Young Terco em parceria com a FGV Projetos. O material revela que os preços em trajetória ascendente vão limitar o desenvolvimento de praticamente todas as economias do mundo, gerando um hiato de 0,52 ponto percentual em relação ao crescimento potencial do PIB mundial a cada ano até o fim da década.

O estudo afirma ainda que esta década será marcada por um crescimento econômico mundial ainda dependente do petróleo, com uma demanda global crescente e movimentos insuficientes de substituição e eficiência energética, além de um aumento de oferta incerto e concentrado a partir de 2015.

“O petróleo, no longo prazo vai seguir uma trajetória ascendente. A época de petróleo barato realmente se esgotou”, disse Fernando Blumenschein, da FGV Projetos. “Existe uma perspectiva de elevação de preços contínua na próxima década”, acrescentou.

No Brasil, a alta dos combustíveis dependerá da disposição política em repassá-la ao consumidor. O controle exercido pela Petrobras sobre os preços da gasolina e do álcool praticados ao consumidor põe o Brasil, segundo o estudo, em uma condição privilegiada em relação ao resto do mundo no que diz respeito ao impacto dos combustíveis sobre o desempenho do PIB nacional e sobre a inflação.

(Guilherme Serodio | Valor)

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador