Da Folha
TV de Murdoch admite ter autorizado invasão de e-mail por jornalista
Canal Sky News afirma que a prática foi pontual e ditada pelo ‘interesse público’
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
O canal de notícias britânico Sky News -controlado em parte pelo News Corporation, grupo do magnata Rupert Murdoch- admitiu ontem ter autorizado um jornalista a hackear e-mails em busca de informações.
Em um comunicado, o canal se defendeu dizendo que a interceptação da caixa de mensagens é justificada por seu “interesse público”.
John Ryley, diretor da Sky News, afirmou que se trata de casos isolados e que a emissora continua comprometida a manter “os mais altos padrões jornalísticos”.
Ryley salientou que, em uma das circunstâncias, os documentos foram entregues à polícia para contribuir com as investigações.
É o caso de John Darwin, que simulou, com ajuda da mulher, sua morte para obter o pagamento de pensão e de seguro de vida. Ambos foram condenados à prisão.
….
O mesmo jornalista, Gerard Tubb, violou e-mails de um suposto pedófilo e de sua mulher durante investigações, mas nenhuma notícia foi publicada a respeito.
Os acontecimentos relacionados à Sky News vêm depois de alguns meses de inquéritos envolvendo dois tabloides comandados por Murdoch, “The Sun” e o extinto “News of the World”.
Jornalistas e editores desses veículos são acusados de hackear correios de voz e cometer outras práticas ilegais.
Nesta semana, James Murdoch, filho de Rupert Murdoch, demitiu-se do cargo de presidente da BSkyB -grupo que opera a Sky News- dizendo que queria preservar a organização do escândalo envolvendo sua família.
Na ocasião, ele não fez nenhuma referência às acusações conta a Sky News.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.